Os pobres se esquivam pelas barreiras e

cavam túneis que enfraquecem as muralhas.”

(Toni Negri, filósofo italiano)

seu-josafa-01

Enquanto os grandes supermercados vão sendo abarrotados pelas frutas e verduras enlatadas ou ‘envidradas’ e congeladas, geralmente provenientes da agro-indústria, com todas as suas adubações químicas, transgênicos e demais experimentos prejudiciais ao ser humano, e também aos bichos, onde encontrar aquele jenipapo engelhado, na hora de preparar o vinho, a laranja docinha de chupar, pendurando a casca para o chá pra dor-de-barriga, o suculento limão pra lavar o peixe ou pra preparar aquela ardente caipirinha, o tomate pra salada, o repolho pra sopa de mocotó, pimenta-de-cheiro, não se engane com a murupi, maçã, coco, maracujá…? Uma das poucas chances em realizar o sonho de uma alimentação ao natural, é gritando por seu Josafá quando ele passar. Seu encontro com ele significará o encontro de seu corpo com o corpo caju, numa composição que afastará corpos maus como coca-cola, e mesmo quissucos, e assim você poderá preservar seu corpo e sua alma para realizar ações úteis a sua rua, sua cidade, ao mundo…

SEU JOSAFÁ: FRUTAS E VERDURAS PARA A SAÚDE DE CORPO E ALMA

Josafá É Josafá de Araújo Barbosa.

Bloguinho Você é daqui mesmo do Amazonas?

Josafá Não. Sou do Maranhão. Nasci e me criei no Maranhão, em Bom Jardim; é uma cidade, grande, fica na beira da BR-316.

Bloguinho Há quantos anos mora aqui em Manaus?

Josafá Estou com nove anos. Vim em busca de condições melhores. Aqui eu tenho me dado bem. Tô esse tempo todinho aqui com minha família e estou me sentindo bem.

Bloguinho — E há quanto tempo vende frutas?

Josafá Cinco anos.

Bloguinho Trabalhava antes em quê?

Josafá Era servente de pedreiro, na construção civil. Mas aqui tá muito melhor, ganho melhor, só trabalho até o meio-dia.

Bloguinho Onde o senhor consegue as frutas?

Josafá Compro lá na Manaus Moderna, faço compra terça. Vou pra lá 9h e chego de volta umas 3h da tarde. Trabalho quarta, quinta, sexta, sábado e segunda.

Bloguinho Como compra? É encomenda ou…?

Josafá Saio verificando o preço. O pessoal todo já tem conhecimento com a gente, pois estamos lá toda terça-feira. Às vezes fazem um desconto, às vezes não dá, mas quando dá eles fazem desconto, porque a gente compra direto, em quantidade e não é só uma coisa, são vários tipos.

Bloguinho E os dias de venda, como é?

Josafá Saio 7 e meia da manhã e volto mais ou menos meio-dia e meio. E não vou fazer mais nada, só descansar mesmo. A gente anda bastante. Começo daqui do Novo Aleixo, vou pro Mutirão, desço ali pelo outro lado do Novo Aleixo, vou pro São José dos Campos, São José I, II e III. Quando chego lá na Grande Circular, aí venho de volta pra casa. São cinco bairros. Eu vario as ruas. Passo duas vezes por semana em uma rua, duas por outra. Aonde eu passei hoje, não passo amanhã.

Bloguinho E a clientela?

Josafá Tenho uns fregueses já certos, alguns que já vem de cinco anos, dá pra gente encostar nas casas; sempre tem uns amigos, aqui e acolá a gente para, um minuto, dois minutos; mas a gente vende assim mesmo pro pessoal na rua. Eu saio andando e vou gritando sobre as frutas que tem.

“No Amazonas tudo se dá…

Se você não planta, compre do seu Josafá.”

Bloguinho O que você tem aí?

Josafá Frutas e verduras. Geral, do cheiro-verde pra cima. Tomate, cebola, batata, limão, maçã, maracujá, laranja, coloral, pimenta-do-reino, tucupi…

seu-josafa-02Bloguinho O preço tá meio salgado ou tá bom mesmo?

Josafá Varia, a laranja, maçã, maracujá, é 2 reais; cebola, tomate, batata, a sacolinha assim é 1 real. O jenipapo também é 1 real.

Bloguinho Tem alguma que geralmente sai mais?

Josafá O que a gente sempre vende bem mesmo é banana. Mas vende de tudo; dia vende mais, dia vende menos, mas vai indo.

Bloguinho Por causa da “crise”?

Josafá Não, não, tá normal. Só pros banqueiros (risos).

Bloguinho Estão querendo atrapalhar os seus negócios?

Josafá É… O capital de giro não pode acabar não, tem que ter.

Bloguinho Quanto é que dá pra puxar em média por semana?

Josafá A gente não tem uma base certa, porque todo dia a gente gasta, todo dia a gente come. A gente fatura assim uns 400, 500 reiais por semana. O apurado. O lucro é uns 100, 150, por aí.

Bloguinho Dá pra segurar?

Josafá Melhor do que o que tava. Eu tô achando. Eu tô com cinco anos, e é com isso que eu consegui essa minha casinha aí.

Bloguinho Dá pra manter os meninos?

Josafá Com os meninos tá tudo bem. Só tenho os dois, um menino e uma menina, e a companheira. A família tá bem. Os meninos tão estudando.

Bloguinho Sonha em arranjar um outro emprego, de ter um patrão?

Josafá Não, não, prefiro trabalhar assim mesmo. Não quero mais trabalhar de carteira assinda não.

Bloguinho Como trabalhador, o que você acha de um trabalhador-presidente?

Josafá No meu ponto de vista, o presidente que melhor que já pintou foi o Lula mesmo. É a minha opinião, mas eu acho que tá quase todo mundo combinando com a minha opinião.

Bloguinho Tá bom, então?

Josafá Tá bom; tá melhor do que antes. A gente sempre espera melhora, mas o melhor é que Deus continue dando saúde pra gente, que com saúde a gente tem coragem de trabalhar. Do jeito que tá dá pra mim tirar o sustento da minha família, e tá muito bom. Hoje em dia ninguém enrica mais não.

seu-josafa-03Bloguinho Só os ditos políticos?

Josafá Sobre os políticos é melhor a gente nem falar. Eles estão sujos um bocado.

Bloguinho Pra você, que empurra um carinho, os daqui de Manaus não estão ajudando?

Josafá Hum! As ruas estão todas esburacadas. Olha ali a roda, tá toda empenada. Deu dentro de um buraco ali, empenou meu aro. A coisa tá feia na cidade. Essa rua nossa aqui tá uma bênção.

Bloguinho Mas mesmo assim, com eles tentando atrapalhar, deu pra vender tudo?

Josafá Não foi muito bom não, mas vendeu um bocado. A banana só ficou essa daqui que eu deixei pra você, a mulher até queria comprar ali, mas eu disse que já tava reservada…

Bloguinho — Pô, a gente, que nunca comprou, já começa sendo cliente especial?

Josafá — De vez em quando a gente precisa segurar uma freguesia nova pro negócio andar (risos!).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.