FSM Passeata 01 por você.

Clique nas fotos para vê-las de perto.

DA ÁFRICA PARA A AMAZÔNIA

A praça Pedro Teixeira, conhecida pelos paraenses como a “escadinha”, ao lado da estação das docas, foi o palco da concentração. Desde cedo, bandeiras, ônibus, camisas, chapéus, pessoas de tantas nacionalidades, cores, vestimentas típicas, expectativas diversas, e um desejo em comum: um outro mundo possível.

FSM Passeata 69 por você.

FSM Passeata 70 por você.

Era a abertura oficial do Fórum Social Mundial, o FSM Amazônia 2009. Na concentração, um carro de som e muitas apresentações culturais. Candomblé, capoeira, música, alegria e confraternização, até que a chuva, companheira tradicional do povo belenense, deu as caras e refrescou a multidão que se preparava para sair em caminhada, passando pela Avenida Presidente Vargas, Nazaré e Almirante Barroso, até a praça do operário, no bairro de São Brás.

FSM Passeata 71 por você.

FSM Passeata 72 por você.

A afiniana antropóloga Raissa e Séverine Calza, da Secretaria Internacional Permanente Direitos Humano e Governos Locais
A afiniana antropóloga Raíssa e Séverine Calza, da Secretaria Internacional Permanente Direitos Humanos e Governos Locais.

O objetivo da Marcha de Abertura do FSM Amazônia 2009, é congregar socialmente os povos indígenas (os grandes protagonistas desta edição), que recebem do povo queniano o “espírito” do último Fórum Social Mundial, realizado em Nairóbi, no Quênia. Os atabaques e ritmos africanos na concentração representaram a despedida do continente africano, enquanto a congregação na praça do operário mostra a confraternização entre o povo que se despede do espírito do fórum, e aquele que o acolhe.

FSM Passeata 19 por você.

FSM Passeata 05 por você.

FSM Passeata 06 por você.

FSM Passeata 39 por você.

FSM Passeata 40 por você.

Dezenas de etnias indígenas trouxeram a sua potência-povo para as ruas, bem como participantes de todos os continentes. O mar revolucionário de gente tomou conta das ruas de Belém.

FSM Passeata 41 por você.

FSM Passeata 44 por você.

FSM Passeata 63 por você.

Enquanto a caminhada prosseguia, as pessoas saíam do trabalho ou de suas casas para saudar os visitantes, numa belíssima cena de fim de tarde, na qual o outro mundo possível se revelou não apenas como uma expectativa, mas como transbordamento de afectos e perceptos na rede-fluxo da comunidade paraense. Naquele momento, o mundo inteiro passava diante das janelas apinhadas de gente, a sorrir e a acenar para os passantes.

FSM Passeata 07 por você.

FSM Passeata 08 por você.

FSM Passeata 09 por você.

FSM Passeata 10 por você.

FSM Passeata 47 por você.

Na rua, os diversos movimentos sociais que compunham a multidão davam o seu recado, fosse distribuindo panfletos, ou conversando com as pessoas, ou gritando palavras de ordem e cantando músicas. A melodia da Marcha, aliás, não poderia ser mais diversa. Enquanto o pessoal do movimento Voto Nulo arrebentava no samba carnavalesco, o bloco do PSTU atacava de carimbó, dançando nas ruas e arrastando o já festivo por natureza belenense para brincar nas ruas de sua cidade. Praticamente todos os movimentos levaram instrumentos para a rua, transformando a Marcha num imenso e universal bloco de carnaval.

FSM Passeata 11 por você.

FSM Passeata 12 por você.

FSM Passeata 48 por você.

FSM Passeata 49 por você.

FSM Passeata 50 por você.

Ao chegar na praça do operário, após a caminhada, foi o momento dos grupos se confraternizarem, trocando experiências e dizeres na belíssima paisagem. Foi aproveitando este momento que o Bloguinho Intempestivo conversou com alguns grupos.

A gente está protestando contra a morte dos jovens da periferia, a globalização desenfreada, a alienação, a derrubada das matas, contra a morte e qualquer tipo de opressão” (Mucambo, Movimento Afro-Descendente do Pará).

FSM Passeata 03 por você.

FSM Passeata 04 por você.

FSM Passeata 14 por você.

FSM Passeata 52 por você.

O nosso movimento está em luta pela moradia. Estamos praticamente no Brasil inteiro, em 18 estados do país, nós estamos aqui para a conferência nacional, representando o movimento, para mostrar o outro lado e mostrar nossos projetos” (MNLM, Movimento Nacional de Luta pela Moradia).

FSM Passeata 15 por você.

FSM Passeata 16 por você.

FSM Passeata 17 por você.

FSM Passeata 54 por você.

FSM Passeata 56 por você.

FSM Passeata 57 por você.

Eu sou babalorixá da Nação Nagô, meu nome é Fernando Rodrigues, filho de Ogum, eu sou sucessor de uma casa de santo que era de meu pai, hoje a casa está na terceira geração. E lá é terreiro de Nagô, de Iemanjá, e nós temos o nosso instituto, que é o Instituto Cultural Nagô Afro-Brasileiro SINABE. E estamos nessa luta aí contra a intolerância religiosa, e por isso estamos participando do fórum, para pedir liberdade de culto, respeito e lutar contra a discriminação. E para mostrar para a sociedade, e até para os governantes que a casa de santo hoje não faz somente trabalhos afros, ela também é uma casa aberta para tratar de todo tipo de assunto da sociedade, nós trabalhamos com crianças, com idosos, todos os sábados tem distribuição de alimentos, trabalhamos com médicos e principalmente com oficinas profissionais, para tirar as pessoas da situação de risco. Então a casa de santo hoje faz um pouco de cada coisa, e nós queremos essa consciência dos governantes para ajudar os nossos projetos. Esta é a nossa luta, estamos hoje aqui, juntos e unidos, em prol da tolerência religiosa, e pedindo liberdade de culto. A intolerância religiosa aqui ainda é muito grande, quase todo dia a televisão está atacando a gente, o jornal, tem religiões que também atacam, principalmente os evangélicos, a gente não quer nem falar, mas todos os dias na televisão eles nos atacam”.

FSM Passeata 21 por você.

FSM Passeata 23 por você.

FSM Passeata 24 por você.

A gente é da UGT (União Geral dos Trabalhadores), e pleiteamos a melhoria das condições de trabalho dos trabahadores e a diminuição das desigualdades sociais. E o nosso objetivo maior é lutar contra o desmatamento da Amazônia. Nossa entidade atua em Marabá, no sul do Pará”.

FSM Passeata 25 por você.

FSM Passeata 26 por você.

FSM Passeata 61 por você.

A secretaria de segurança pública tem agora uma secretaria de proteção à diversidade sexual, e existem vários grupos com trabalhos bem avançados. Só que eles não tem o apoio necessário que precisam para poder se expor sem ser agredidos. Em março teremos o 3o Cogresso Homossexual do Pará, e nós participamos do grupo Pena Branca, de Curuçá, no interior do Pará. É um grupo de jovens que se organizam para trabalhar em prol do movimento, mas trabalhamos com os artesãos, com distribuição de camisinhas no verão, nas praias, e agora nós vamos fazer a terceira campanha de prevenção das DST’s nas praias de Curuçá”.

FSM Passeata 28 por você.

FSM Passeata 29 por você.

FSM Passeata 30 por você.

FSM Passeata 31 por você.

FSM Passeata 67 por você.

ATIVIDADES DO FÓRUM SOCIAL NESTA QUARTA, 28

E você, leitor intempestivo, ainda pode planejar e escolher quais das incontáveis atividades que ocorrerão nesta quarta-feira. Clique aqui para ter acesso à programação das atividades na UFPA e na UFRA. E se encontrares a equipe AFINPRESS, fale com a gente!

FSM Passeata 33 por você.

FSM Passeata 34 por você.

FSM Passeata 37 por você.

FSM Passeata 65 por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.