UNE DÁ UM CHEGA EM LULA POR APOIO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE BAIXA RENDA

0

No seu papel histórico e atual de entidade democrática daqueles que desejam o saber produtivo, a União Nacional dos Estudantes – UNE dá uma chegada em Lula, numa reunião a ocorrer amanhã em Brasília, pela criação de um plano nacional para auxiliar alunos de baixa renda que estudam em universidades privadas.

A medida entrará na linha de programas como ProUni e FIES, que garantem a entrada de estudantes carentes financeiramente, mas ricos nos desejo de conhecer. Como diz, sensível à situação sócio-econômica dos estudantes, a presidente da UNE, a bela e lúcida Lúcia Stumpf: Não basta pagar a mensalidade, pois muitas vezes o estudante não tem condições de cobrir gastos com transporte e alimentação.”

Outro ponto que ela deixa bem claro é que a verba para esse plano, fundamental para a igualdade de condições para des-hierarquização dos saberes, não deverá vir de outros planos já reservados para auxílio de estudantes de universidades públicas.

O bonito de se ver nas novas lutas é perceber que há alguns anos atrás a luta era pela não privatização da universidade pública. (Lembram de Fernando Henrique e Paulo Renato?) Pelo tipo de políticas educacionais que o governo Lula tem realizado até o momento, é quase certo que a UNE sairá da reunião com boas e novas notícias para os estudantes desejantes por novas produções de saberes e dizeres. E todos que acreditam na educação como movimentação intensiva de uma sociedade, não apenas como abstração vazia, mas como prática no mundo, alegrar-se-ão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.