Já foram muitos os pronunciamentos de Lula dizendo o quanto a tão aclamada crise não assusta e nem impedirá o Brasil de continuar a crescer. Sua insistência em se dispor a argumentar sobre este assunto demonstra o quanto o seu governo é pautado na razão. Ontem, em pronunciamento natalino, transmitido por redes de rádio e televisão, Lula disse que o Brasil está preparado para a crise:

Quero dizer, com toda a serenidade, que a crise não nos assusta. O país está preparado e tem comando. Seguiremos acompanhando com lupa a situação da economia, 24 horas por dia. O que tiver que ser feito, será feito. No tempo certo e na dose adequada. E sempre dialogando com o país.”

De acordo com a Agência Brasil,Lula continuou o pronunciamento falando sobre “as medidas tomadas pelo governo para evitar uma recessão no país por conta da crise, como controle da inflação, redução da dívida pública, diversificação dos produtos de exportação, reserva internacional de US$ 201 bilhões, aumento no número de empregos com carteira assinada, redução de impostos para estimular o consumo, reforço no caixa dos bancos estatais e quitação de dívidas com organismos internacionais, entre eles, o Fundo Monetário Internacional (FMI)”.

O presidente Lula ainda fez crítica aos países ricos em relação à crise:

Esta crise, que afeta todo o mundo, foi provocada pela falta de controle do sistema financeiro nos países mais ricos. Em vez de cumprirem seu papel na economia, financiando o setor produtivo, os bancos viraram um grande cassino. A jogatina foi longe, mas, um dia, a conta chegou. Bancos quebraram, um grande número de empresas entrou em dificuldades e milhões de trabalhadores perderam suas casas ou seus empregos.”

Por fim Lula falou sobre a economia nacional nacional:

Aqui no Brasil não tivemos este tipo de crise. Nosso sistema bancário estava e está saudável. Nossa economia, arrumada e organizada vem crescendo a taxas robustas, as maiores dos últimos 30 anos.”

OS ESFORÇOS EM VÃO DA MÍDIA VENAL

Aqueles que, deste ou daquele modo, se fizeram decididos em acompanhar os fatos hodiernos através da mídia venal instalada no Brasil, talvez estejam a se perguntar o porque do presidente Lula insistir em afirmar que a crise não assusta. Assim, como fazem questão de ecoar o veneno midiático da caricatura do presidente como irresponsável por fazer os pronunciamentos que tem feito sobre a crise tão querida pela mídia reduzida cognitivamente. Estas questões, colocadas não como problemas derivados de uma existência constitutiva democrática, como seria em uma mídia que tivesse seu ofício como uma disciplina cívica, fazem parte da moral de classe burguesa da mídia que a impede de se aproximar da razão do bom senso e efetuar análises coerentes sobre a situação do país relativo à crise. Mas isto, de forma simples e clara, é explicado: esta mídia é inimiga do governo federal que nunca antes na história deste país fez tanto para o Brasil progredir em todos os níveis necessários para a melhoria da existência e para a produção da política como a construção do bem comum. E, ainda, que exista este esforço teratogênico desta mídia para realizar as inversões dos acontecimentos, as últimas pesquisas de popularidade sobre o governo Lula alcançaram índices históricos nunca antes vistos no Brasil; e desta vez até das classes mais abastadas, muitas vezes o mais emblemático público defensor da irascibilidade midiática. Se é verdade que nossos inimigos nos assustam pelo seu nível de inteligência, o governo Lula pode prosseguir em seu suave caminho de construir um país mais digno através de políticas públicas efetivas sem se assustar.

2 thoughts on “O BRASIL ESTÁ PREPARADO PARA A CRISE QUE NÃO EXISTE

  1. Preciso agendar uma data para depois do dia4-7 para solicitar aposentadoria por idade

    1. Prezada Marina
      Ligue para o número 135 do teu telefone para fazer seu agendamento com hora marcada.
      O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.
      Abraços democraticamente afinados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.