GOVERNO DE LULA + CRISE = REDUÇÃO DE PREÇOS, DE TAXAS DE JUROS E A PRESERVAÇÃO DO NÍVEL DE EMPREGOS
Esta equação social está de acordo com o que está noticiado na Agência Brasil. Devido às medidas realizadas pelo governo federal para conter os efeitos da então chamada crise financeira internacional, o presidente Lula afirmou que preços de produtos e taxas de juros vão baixar, fazendo com que o trabalhador tenha um poder de compra acompanhado de maior tranqüilidade.
No programa semanal de rádio Café com o Presidente, o presidente Lula falou de um encontro que teve com empresários, o qual avaliou como a mais importante reunião com este segmento, pois ficou evidente a preocupação e disposição dos empresários em ajudar o país a enfrentar a volubilidade dos mercados internacionais de “cabeça erguida”. Sobre este encontro, Lula disse: “Discutimos para que nenhum empresário dispense trabalhador porque é importante manter o nível de emprego. Eu assumi o compromisso de conversar com os dirigentes sindicais para saber da possibilidade de estabelecermos acordos em alguns setores que foram mais afetados. Fiquei muito satisfeito porque senti que os empresários assumiram de corpo e alma a responsabilidade de ajudar o país a enfrentar essa crise.”
O VAZIO DO PODER
Sobre uma retomada no crescimento da economia norte-americana, Lula, com um conhecimento peculiar dos que compreendem a política, a economia e a existência para além das tecnicalidades burocráticas, disse que há um “vazio de poder” nos EUA, pois Barack Obama somente tomará posse no dia 20 de janeiro.
“Esperamos que, assim que ele tomar posse, tome todas as medidas para incentivar o setor produtivo americano para que a economia volte, dentro de pouco tempo, a funcionar normalmente. Uma coisa é certa: a economia mundial nunca mais será a mesma. O sistema financeiro vai ter um certo controle porque não é possível a ciranda financeira tomar conta da economia mundial como tomou. E quando quebra, quem paga são os trabalhadores e é o Estado quem tem que colocar dinheiro.”
UM RECORDE NUNCA ANTES VISTO NA HISTÓRIA DESTE PAÍS
Pensamos que é em razão deste governo, que ultrapassa estas tecnicalidades burocráticas e caminha na produção suave de novos modos de existência a partir do encontro do povo com novas políticas públicas efetivas, o responsável pelo presidente Lula ter quebrado o seu próprio recorde novamente e ter atingido Recorde histórico de popularidade nunca antes visto na história deste país.
Segundo a Agência Brasil, na pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje (15), “73% dos brasileiros classificaram o atual governo como ótimo ou bom”. Houve somente 6% dos entrevistados que classificaram o governo de Lula como péssimo ou ruim. Estes 6% deixa bastante claro o quanto a mídia direitaça venal alcança na sua suposta função de formadora da opinião pública.
Na Agência Brasil se encontra a seguinte informação: “Os melhores resultados da avaliação do presidente são registrados entre pessoas com faixa de renda de até um salário mínimo. Desses, 81% apontaram o governo como ótimo ou bom e apenas 3% como ruim ou péssimo. Entretanto, a avaliação do presidente também apresentou melhora significativa no grupo com remuneração superior a 10 salários-mínimos. Neste segmento, 49% consideravam o governo ótimo ou bom em setembro. Agora, o índice chega a 60%.”
Para quem diz que o governo de Lula agrada apenas ao povo, aí está a confirmação necessária de que eles estão certos e que demonstra para quem o governo está dedicando as políticas públicas de modo mais direto. E para aqueles que acusam o governo federal de não trabalhar junto às classes mais abastadas, parece que estes próprios já começam a tornar este tipo de comentário um absurdo.
“A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 entrevistados em 141 municípios, entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2008. A margem de erro é de dois pontos percentuais” (Agência Brasil).
Olá, o que eu vejo o governo do Presidente Lula , estar igual o governo de José Sarnei que deixou muitas pessoas falida , colcando as taxas de juros muito auta , o Presidente da república aproveita pegando carona na crize mundial que também que é uma armação politica para explorar o pobre com alta inflação , o Brasil é muito rico era para todos Brasileiros viver com muitas farturas , sem depender de paiz corrupido , olha só esse Paiz tem que aver uma reforma politica mais rápido o possivel , o pobre estar muito desmoralizado com essa polica Brasileira , tem que aver uma mudança depresa , porque o trabalhador vive com salário miseravel que não dar nem para comprar comida direito , o presidente tem que baixar esse juros que tem tomado o dinheiro do povo Brasileiro , os Bancos tem explorado muito , é a pior situação que o Paiz estar vivendo , dois mil e dez vem ai [2010] e agora nós vamos escolher o novos representante para trabalhar na frente do congresso Nacional , eu sempre falo dor de barriga não dar uma [01] só vez ai quero ver no ano que vem no dia que nós formos , votar , o Brasil tem jeito basta ter politicos sérios que olha para situação de nosso povo , anteciosamente.
Valdeir,
é como diz aquele dito futebolístico, “a direção foi boa, faltou força”.
O bom é que você está lembra dos tempos do Sarney, mas faltou tucano, digo, tutano na hora de colocar também aí o Itamar Franco e o Fernando Henrique, sem falar no Collor.
Mas a bola foi bater na bandeirinha ao canto quando você, em vez disso, coloca Lula.
Sem endeusamentos, entre todos os percalços que se lhe colocaram e colocam devido a lama secular da política brasileira, o governo do Sapo Barbudo é um governo real, apenas use a mesma memória que faz você lembrar a situação na época do Sarney que você continurá fazendo um gesto democrático na hora de votar.
Mesmo assim, valeu pelo chute!