O Programa Cenas do Brasil desta semana, apresentado na TV – NBR do Governo Federal, pela meiga e lúcida-interpretante, jornalista Lúcia Abreu, traz o histórico e combativo documentário da cinegrafista Tetê Moraes, “Fruto da Terra”.

Com a facilidade de conduzir uma conversação e não conservação, onde as palavras só servem para conservar o já constituído, Lúcia Abreu movimenta o tema da Reforma Agrária no Brasil entrelaçada com os dizeres da representante da diretoria do MST, a engajada e judiciosa Marina dos Santos e o representante do INCRA, Cesar José de Oliveira. Sempre em primeiro plano “Fruto da Terra”.

PLANO SEQÜÊNCIA NA LUTA PELA TERRA

O documentário que faz parte, também, do Projeto Marco Universal que se propõe a realizar mostras documentaristas sobre os Direitos Humanos, e já contou com as presenças de talentosos cinegrafistas como Eduardo Escorel, Sandra Kogut, João Jardim, Alexandre Stockler, Jeferson De, Vitor Lopes e Kiko Goifman, narra e descreve o começo do MST, Movimento dos Sem Terra, iniciado no Rio Grande do Sul, tendo como personagem principal Rose, para depois focar seu fundamento cinematográfico em Marcos Tiarajú, a primeira criança nascida em um acampamento do MST.

Documentando o movimento dos trabalhadores rurais em 1983, na fazendo Annoni, a cinegrafista Tetê Moraes, além de exibir a força política/social do embrionário MST, exibe em primeiro plano a atuação de Rose, sempre acompanhada do filho, o bebê, Marcos Tiaraju.

Todavia, a historicização do trabalho de Tetê Moraes como documentarista (arqueóloga-cinematográfica) é mostrada em duas “piscadas de olhos e duas batidas do coração” (paráfrase do conceito de cinema de Godard).

1 – A morte de Rose atropelada por um caminhão no assentamento, acidente revelado como encomendado, ou seja: simplesmente assassinato.

2 – O encontro com Marcos Tiarajú, ainda menino, e depois quando cursando medicina em Cuba, já engajado na luta do MST. Fato que ocorreu depois que compreendeu toda sua infância como filho de Rose, e as atuações nacionais do MST.

Sempre tendo como roteiro-cinematográfico o tema Rose, Tetê de Moraes, ainda realizou mais dois documentários: “Terra Para Rose” e “Sonho de Rose”, ambos mostrados como planos flash-back da existência de Rose emergindo na existência do filho Marcos Tiarajú no documentário “Fruto da Terra”.

Documentários além do olhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.