*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
“Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
CHAGÃO PERGUNTA
O ‘Chagão!’ quer saber: No ano em que o Grêmio de Futebol Portoalegrense faturou a Libertadores e foi campeão do mundo (1983), houve uma partida da campanha tricolor que entrou para a história pela truculência e pela ameaça efetiva de morte dos jogadores brasileiros por parte dos argentinos. Tanto que o time azul, preto e branco, que vencia por 3 a 1, deixou o adversário empatar, e ainda comemorou quando um dos seus atacantes fez um gol, erroneamente anulado pelo árbitro. Você sabe de que partida estamos falando?
LINHA DE PASSE
O técnico Luxemburgo atribui a sua tristeza atual e possibilidade de sair do Palmeiras independente do resultado do clube no Brasileirão ao tratamento que as torcidas organizadas têm destinado ao clube e aos jogadores. Mas na realidade, não se trata disso. Primeiro porque a luxação do Luxa não foi produzida da forma como ele falou. Segundo o blogue do Juca Kfouri, que às vezes acerta, Luxa se machucou ao tentar chutar um torcedor, errando o chute e caindo sobre o cotovelo. As imagens da INFRAERO foram liberadas após pressão, mas o delegado que investiga o caso afirmou que necessita da ajuda de peritos para ampliar a gravação e entender o ocorrido. Além do mais, outro acontecimento que deve ter “entristecido” Luxa foi a goleada da seleção Nike-Brazil em Portugal, que deu sobrevida a Dunga, vetando ao menos por enquanto o acesso de Wanderley ao comando da canarinho. Luxemburgo, que é sócio no passe de metade (ou mais) dos jogadores do Palmeiras, que investiu pesado e pode ficar sem a vaga para a Libertadores e se deu ao luxo de dispensar el mago Valdívia, que mesmo com uma perna amarrada às costas joga mais que o meio-campo inteiro do atual time, que brigou com Marcos, ídolo do time, afirmou que não merece o que está passando. E a torcida do Palmeiras, merece?.
CAMPEONATOS NACIONAIS
Perdeu a graça. O São Paulo precisa de mais dois pontos para garantir o seu terceiro título seguido no Campeonato Brasileiro, e o sexto no total. Enquanto o time pelejava contra o fraquíssimo Vasco da Gama e vencia ao estilo tricolor (jogando nos contra-ataques e contando com a absurda incompetência dos atacantes vascaínos, incluindo Edmundo e Leandro Amaral – Dinamite, com seus cabelos prateados, faria melhor, e nem Madson, o verdadeiro baixinho de São Januário, com sua imensa vontade e talento, salvou), o Grêmio era vítima de uma vendeta pessoal: no início do ano, sem mais nem porém, o técnico Vagner Mancini foi sumariamente demitido do Tricolor Gaúcho, saindo pela porta dos fundos e atirando para todos os lados. Com o limitado elenco do Vitória, fez boa campanha, chegando a disputar vaga para a Libertadores, e pode se garantir na Sulamericana do ano que vem. Só não fez mais pelas patetadas da diretoria rubro-negra, que vendeu o avante Dinei e deixou o técnico sem opção à altura. Mancini agora, num lance do destino, dirão os românticos supersticiosos, tira do Grêmio a chance de ser campeão (alguém ainda acredita?) com uma sonora goleada, que deve garantir além da satisfação pessoal de Mancini, a renovação do seu contrato, mesmo contra Ramon, meia de destaque do time, e contra parte da imprensa baiana. Na disputa da Libertadores, o Mengão continuou a sina de amarelar na hora certa – para os adversários. Ele, que venceu o confronto direto com o Palmeiras, perdeu para o Cruzeiro, e se despediu do G-4. Mas todos ainda têm chances, veja no painel abaixo:
Adversários dos principais candidatos ao título/Libertadores ’09 até o final (em vermelho, fora de casa):
-
São Paulo: Fluminense, Goiás – ganhou, levou. Comemore, torcedor tricolor!
-
Grêmio: Ipatinga, Atlético/MG – dois milagres: um apagão homérico do São Paulo e duas vitórias seguidas. Os blogues esportivos gaúchos e brasileiros até agora tentam entender o que aconteceu para um time que liderou em 17 das 38 rodadas e chegou a ter 14 pontos de vantagem para o segundo colocado tenham perdido esta taça.
-
Cruzeiro: Internacional, Portuguesa – vencer e vencer. Se o Flamengo tropeçar, nem isso.
-
Palmeiras: Vitória, Botafogo – idem ao Cruzeiro, a não ser que Luxemburgo estrague tudo.
-
Flamengo: Goiás, Atlético/PR – vencer as duas partidas que lhe resta e torcer ao menos por um empate de Palmeiras e/ou Cruzeiro nas rodadas finais.
Já na ponta debaixo da tabela, do 13o em diante, todo mundo tem chances de conhecer o Brasil no Tour Série B 2009. Embora nem o Ipatinga esteja matematicamente fora, alguns tem missão mais ingrata que outros. Santos e Fluminense tem pouquíssimas chances, só mesmo perdendo os dois próximos confrontos e os times de baixo vencendo para ameaçá-los. A colônia lusitana treme no eixo Rio-Sampa. Veja o que cada clube precisa fazer para escapar da degola:
-
Ipatinga: Grêmio, Fluminense – um milagre, literalmente uma intervenção divina (ou do STJD): vencer seus jogos e torcer pela desgraça de TODOS à sua frente.
-
Portuguesa: Sport, Cruzeiro – vencer seus jogos, e torcer por tropeços de Vasco, Náutico e Atlético Paranaense.
-
Vasco da Gama: Coritiba, Vitória – vencer seus jogos e torcer por tropeços de Portuguesa, Náutico e Atlético Paranaense, além de rezar por noites inspiradas de Madson.
-
Figueirense: Botafogo, Internacional – o que se deu bem nos últimos confrontos. Precisa vencer seus jogos, e torcer para que Náutico, Atlético Paranaense ou Santos se dêem mal.
-
Náutico: Atlético/PR, Santos – precisa de uma vitória e um empate para se garantir. Se vencer o Atlético, dependendo de outros resultados, pode comemorar.
-
Atlético/PR: Náutico, Flamengo – se vencer o Náutico, se garante. Se perder, vai para o tudo ou nada no clássico dos rubro-negros.
Kléber Pereira ainda é o artilheiro, com 21 gols. Confira os resultados e vote na enquete:
[polldaddy poll=1133866]
36ª Rodada Série A – 20, 22 e 23/11
Figueirense 4 – 3 Náutico
Botafogo 2 – 2 Atlético/PR
Coritiba 5 – 1 Santos
Portuguesa 0 – 0 Goiás
Vitória 4 – 2 Grêmio
Vasco 1 – 2 São Paulo
Cruzeiro 3 – 2 Flamengo
Palmeiras 2 – 0 Ipatinga
Internacional 0 – 2 Fluminense
Sport 3 – 0 Atlético/MG
Classificação*
São Paulo – 71
Grêmio – 66
Cruzeiro – 64
Palmeiras – 64
Flamengo – 63
Coritiba – 53
Goiás – 52
Internacional – 51
Botafogo – 50
Vitória – 48
Sport Recife – 48
Atlético/MG – 47
Fluminense – 43
Santos – 43
Atlético/PR – 42
Náutico – 40
Figueirense – 38
Vasco – 37
Portuguesa – 37
Ipatinga – 34
* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.
* * *
Quase tudo resolvido na série B 2008. Na parte de cima da tabela, já se conhecem os quatro clubes que irão disputar o Brasileirão 2009 e tentar evitar o quarto título seguido do São Paulo. Além de Corinthians, Avaí e Santo André, o Grêmio Barueri se garantiu ao vencer o América de Natal por 3 a 0. O Bragantino, numa briga de foices com o ameaçado Fortaleza, perdeu em casa e deu adeus ao sonho de retornar à primeirona, ao menos neste ano. A emoção agora é apenas pela classificação final, e no caso dos catarinenses, a torcida para ter o clássico entre Avaí e Figueirense na primeira divisão do ano que vem.
Na parte de baixo da tabela a coisa está pegando. CRB e Gama já carimbaram passagem para a terceirona, e mais Criciúma, Marília, Fortaleza, América de Natal e muito remotamente o ABC ainda perigam trocar de divisão. O mais ameaçado é o tigre, que precisa vencer e torcer por um tropeço dos cearenses ou dos natalenses, mesma situação do Marília, que tem um ponto a mais. Fortaleza e América dependem somente de si para não cair. Os tricolores da Terra do Sol jogam seu futuro no Castelão contra o Brasiliense, enquanto os diabos vermelhos tem missão muito, mas muito mais ingrata: vencer o Corinthians. O artilheiro ainda é o edil Túlio Maravilha, com 23 gols. Confira os resultados e vote na enquete:
[polldaddy poll=1133802]
37ª Rodada Série B – 18, 21 E 22/11
Paraná 4 – 0 CRB
São Caetano 2 – 1 Juventude
Ceará 1 – 0 Gama
Bahia 2 – 1 Marília
Criciúma 4 – 4 Santo André
ABC 1 – 1 Ponte Preta
Brasiliense 2 – 1 Vila Nova
Barueri 3 – 0 América/RN
Bragantino 0 – 1 Fortaleza
Corinthians 3 – 2 Avaí
Classificação*
Corinthians – 85
Avaí – 66
Santo André – 65
Barueri – 63
Bragantino – 57
Ponte Preta – 55
Vila Nova – 55
Juventude – 53
São Caetano – 53
Bahia – 51
Paraná Clube – 49
Ceará – 49
Brasiliense – 47
ABC/RN – 45
América/RN – 43
Fortaleza – 42
Marília – 42
Criciúma – 41
Gama – 34
CRB – 24
* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.
* * *
Série C do Brasileirão:
Encerramento do torneio, as últimas vagas disputadas até o último minuto, e infelizmente não deu para o Águia de Marabá, abatido em pleno vôo pela flecha Guarani, na cidade de Campinas, por 2 a 1. As vagas ficaram para o Atlético Goianiense (campeão), Guarani (SP), Campinense (PB) e Duque de Caxias (RJ). Os campeões receberam a taça na partida de hoje, com a Campinense, que terminou sem gols. E nem o cai-cai protagonizado pelos cariocas irão impedi-los de disputar a segundona do ano que vem. Caso fossem cassados, os paraenses herdariam a vaga. Infelizmente, não levaram, nem no campo, nem no tapetão. O Atlético Goianiense já tinha sido campeão da Série C, na edição 1990.
Copa do Brasil de Futebol Feminino: semifinais definidas, e tem amazoniquim na parada. As garotas da Nilton Lins, que venceram as maranhenses do Boa Vontade em casa, foram a São Luís e empataram sem gols. Agora, as Niltonianas encaram as leoas do Sport Recife, enquanto na outra semifinal, o Kindermann, de Santa Catarina, aguarda o vencedor entre Santos, Corinthians e Saad, que disputam nos tribunais a vaga, já que o Corinthians escalou uma jogadora irregular e pode perder a vaga nas quartas-de-final contra o Santos para o Saad.
CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL
Apertura Argentino’ 08: Las Boquitas están sonriendo! Nem nos sonhos mais alegres os auri-azuis imaginariam uma tabela como esta, a três rodadas do fim. O Boca jogando com raça e arrancando a vitória junto ao San Martín, enquanto San Lorenzo e Tigre perdem, e o arqui-rival, River Plate, na última posição, ameaçadíssimo pelo rebaixamento. Na próxima rodada os xeneizes encaram o clássico com la academia Racing, enquanto os millonarios pegam um mordido Tigre. Na artilharia, José Sand, do Lanús, com 14 tentos. Resultados:
16ª Fecha Apertura’08 – 21, 22 e 23/11
Arsenal 1 – 1 Newell’s
Banfield 0 – 0 Huracán
Racing 1 – 1 Gimnasia La Plata
Rosario Central 1 – 2 Independiente
Colón 0 – 0 Godoy Cruz
San Lorenzo 1 – 3 Lanús
River Plate 1 – 2 Argentinos Jrs
Vélez 2 – 0 Gimnasia Jujuy
San Martín 1 – 2 Boca Jrs
Estudiantes 3 – 1 Tigre
Classificação
Boca Juniors – 32
San Lorenzo – 30
Tigre – 30
Lanús – 28
Vélez Sarsfield – 26
Newell’s Old Boys – 25
Estudiantes La Plata – 24
Colón – 23
Gimnasia La Plata – 22
Arsenal – 22
Racing Club – 21
Argentinos Juniors – 21
Banfield – 19
Independiente – 18
San Martín (T) – 17
Huracán – 17
Gimnasia Jujuy – 16
Rosario Central – 14
Godoy Cruz – 14
River Plate – 13
* * *
Apertura Uruguaio’ 08: com o certame parado por conta da violência cometida por parte da torcida do Nacional e do Danubio no último final de semana, os times resolveram fazer algo “diferente”: para não perder o ritmo de competição, mesmo sem a disputa formal, resolveram jogar entre si, só por brincadeira – jogos amistosos. Assim, o Nacional venceu o Juventud de Las Piedras por 2 a 0, enquanto o Peñarol não saiu do zero com o Tacuarembó. O Danubio perdeu para o Villa Española por 1 a 0, nos mesmos Jardines del Hipódromo onde se deu a confusão passada. Não apenas curiosa, a atitude dos clubes uruguaios é quase humorística: na ausência do certame, joga-se o hiper-campeonato, ou será na falta do hiper-campeonato, joga-se o certame? Onde está o futebol? Nos confrontos amistosos entre os times que disputam o campeonato oficial, e não há torcidas beligerantes, nem a pressão por resultados? O Uruguai inventou o fim-de-semana sem futebol (com futebol). Sem futebol para a torcida, com futebol para os jogadores. Seria possível a um torcedor/repórter/pesquisador local perguntar aos jogadores em quais partidas eles desfrutam mais? Resultados aqui para este ‘Chagão!’.
CAMPEONATOS EUROPEUS
Ligue 1 Temporada 2008-2009: Rodada 15, os cinco primeiros são: Lyon (33), Nice (28), Marseille (27), Rennes e Paris Saint-German (26). Resultados: Paris Saint-German 1 – 0 Lyon, Saint-Étienne 0 – 1 Nice, Marseille 2 – 2 Lille.
* * *
Bundesliga 2008-2009: Rodada 14, os cinco primeiros são: TSG Hoffenheim (31), Bayer Leverkusen e Bayern Munique (28), Hertha Berlin (27) e Hamburg (26). Resultados: FC Köln 1 – 3 Hoffenheim, Arminia Bielefeld 2 – 1 Leverkusen, Munique 4 – 1 Energie Cottbus.
* * *
Premier League 2008-2009: Rodada 15, os cinco primeiros são: Liverpool e Chelsea (33), Manchester United (25), Aston Villa (24), Arsenal (23). Resultados: Chelsea 0 – 0 Newcastle, Liverpool 0 – 0 Fulham, Aston Villa 0 – 0 Manchester United.
* * *
Liga Sagres 08/09: Rodada 09, os cinco primeiros são: Leixões (22), Benfica (21), Nacional (17), Sporting (16), Marítimo (15). Resultados: Rio Ave 1 – 2 Leixões, Académica 0 – 2 Benfica, Nacional 1 – 0 Trofense.
* * *
La Liga BBVA Espanha 2008/2009: Rodada 12, os cinco primeiros são: Barcelona (29), Real Madrid (26), Villareal (25), Valência e Sevilla (24). Resultados: Barcelona 1 – 1 Getafe, Real Madrid 1 – 0 Recreativo Huelva, Villareal 0 – 3 Valladolid.
* * *
Série A Itália Calcio 2008/2009: Rodada 13, os cinco primeiros são: Internazionale (30), Milan (27), Napoli e Juventus (24), Lazio (23). Resultados: Inter 1 – 0 Juventus, Torino 2 – 2 Milan, Napoli 2 – 2 Cagliari.
* * *
Eredivisie Holanda 2008/2009: Rodada 12, os cinco primeiros são: NAC Breda e AZ Alkmaar (26), Ajax (25), FC Gronigen (23), PSV Eindhoven (21). Resultados: NAC Breda 1 – 1 NEC Nijmegen, AZ Alkmaar 2 – 0 Ajax, Willen II 3 – 0 Gronigen.