PALMEIRAS, A MANCHA

“Mãe, olha essa mancha na camisa que eu ia usar hoje pra namorar”. “Essa imensa mancha de óleo no mar é um desastre ecológico”. “Já viu a mancha que apareceu na minha bunda?” “Professora, tem uma mancha na minha prova, mas espero que a senhora não considere, porque é o Canal da Mancha”. Vou passar as férias em Castilla-La Mancha. Mancha! Há manchas! Quadrinho: “Mancha Negra”. Todavia há uma mancha que carrega a dor terrível do tribunal dos juízos finais. A mancha dos apocalípticos: a Mancha Moral.

O Palmeiras tem uma torcida “organizada” chamada de “Mancha Verde”. É apocalíptica: quer impor um reino de julgamento. Não pode: está fora do real. Não sabe que as cores são uma produção neuro/cerebral/cognitiva: não existem cores reais. E o pior para esses palmeirenses: não é verde, é apenas uma mancha. Mancha não é cor “definida”. Mancha é um embuste. Como se sabe, existem vários tipos de manchas. Mas a torcida da “Mancha Verde” quer aquela do tipo: “Manchou a honra da minha família, vai pagar!” Como diz Maradona: “La pelota no se mancha”.

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS, ONDE…”

Em tempo de exacerbação ecológica-mística (culpa), é corrosivo não encontrar um sabiá no Palestra. Flora/frugal/ “gentil que te partistes?” Não há. Ritornelos bárbaros/estéticos, “em que terras te escondestes?” Choram teu filhos tapuias.

Não vamos, nem venhamos.

Se você fosse presidente de um time, contrataria Luxemburgo? O marqueteiro de si próprio? Empresário para quem menos importa é ver seu time campeão, mas sim valorizar suas mercadorias: jogadortes? Você daria um piteco no braço do Vand, para ele exibir glamouroso o braço na tipóia como se tivesse sido torturado, na ditadura, pelo delegado da OBAN, Sérgio Paranhos Fleury? Você não sabe que sem uma tralha de repórteres e jornalistas capachos, o Lux, não seria um luxo do futebol, mesmo com o aval de Lula? Você conhece algum time que quer ganhar um campeonato e nenhum jogador dá passe de primeira, e ninguém chuta em gol? Um time que se arrasta em campo? Você sabe quanto ganha um operário que participa em um torneio de pelada, corre e faz gol, apesar da mais-valia, e jamais vai ganhar o que ganha um jogador do Palmeiras? Um time cujo goleiro está careca de saber que só existe ele no time, e não abandona o arco?

O “BRASILEIRO É ALÉM DE TUDO UM FORTE?”

O indivíduo brasileiro pode até ser, mas não o Campeonato Brasileiro. 1 – O Brasil futebolístico não se resume aos caprichos do tiranete Ricardo Teixeira. Existem craques e mais craques no Brasil que não estão nos planos da Globo/Ricardo.

Este campeonato é o péssimo contra o pior. Não existe um jogador que, como se diz na fala vulgar, “que faz a diferença”, todos estão no mesmo gueto: esperando só a hora da execução. E o São Paulo que é líder? É tão péssimo/pior como os outros, só que tem um técnico que, movido pelos humores paranóides – cara de catástrofe –, faz seus pernas o ouvirem. Também tem uma “organização” clubista. Como diria o seu ex-atleta, Souza, hoje no Grêmio, de boca aberta para mostrar que “tudo vai mal, tudo. Tudo é igual, não me iludo, e com tudo… A mesma porta sem trinco, o mesmo teto”, mas não é “a mesma lua a furar nosso zinco”. Para ser um “Chão de Estrelas”, urge desfilarem Garrincha, Didi, Gilmar, Beline, Zito, Geraldino, Mauro, Fontana, Ademir da Guia, Veludo, Djalma Dias, Castilho, Leônidas da Silva, e mais outras estrelas a passear em um chão poiético.

Recorrendo a um clichê chantagista, “então, fica assim”, o torcedor/jogador, escolhe a mancha. Ou a mancha da camisa, ou a apocalíptica. Se a primeira servir para julgamento, então dá no mesmo: todos os times carregam suas manchas. Só que o Palmeiras tem uma mancha que os outros times não têm: a mancha vampiresca das pálpebras de um dos seus conselheiros: José Serra.

2 thoughts on “PALMEIRAS, A MANCHA

  1. Ô amigo, vê como fala em gueto, parece preconceito. O gueto mudou, principalmente depois da eleição do presidente Lula. E olha que o autor do texto sobre os quilombos deu a maior força para os negros. No gueto mora todo mundo e parafraseando uma moçada que esteve hoje num programa da tv cultura, quero dizer para vocês que o gueto com o presidente Lula tá rico.

  2. Pow cara só gostaria de saber onde a torcida do palmeiras se organiza e qual o local que dia etc….
    Aguardo seu e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.