*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

0


Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).


CHAGÃO PERGUNTA

O ‘Chagão!’ quer saber: Em 1997, numa propaganda que convidava o reticente telespectador estadunidense a acompanhar o futebol/soccer do Mundial 1998, o slogan era: “seja testemunha de como o peixe grande devora o peixe pequeno”. No torneio, no entanto, além da “pequena” França, que devorou o gigante Brasil, houve um time que devorou muito grande, pela lendária defesa que montou. Qual selecionado era esse?


CONTA OUTRA, LEONOR!

Aproveitando o papo da coluna anterior sobre a supremacia da tática sobre a técnica do jogador, a Leonor traz para os leitores intempestivos uma anedota brasileira, contada pelo uruguaio Eduardo Galeano:

GOL DE NILTON SANTOS

(do livro Futebol ao Sol e à Sombra)

Foi no Mundial de 1958. O Brasil estava ganhando de 1 a 0 contra a Áustria.

No começo do segundo tempo, Nilton Santos, o homem chave da defesa brasileira, chamado de Enciclopédia pelo muito que sabia de futebol, avançou, partindo de seu campo. Abandonou a retaguarda, passou a linha central, esquivou um par de adversários e continuou o seu caminho. O técnico brasileiro, Vicente Feola, corria também pela lateral do campo, mas do lado de fora. Suando em bicas, gritava:

Volta! Volta!

E Nilton, imperturbável, continuava a sua corrida para a área adversária. O gordo Feola, desesperado, agarrava a cabeça, mas Nilton não passou a bola a nenhum atacante: fez toda a jogada sozinho, e culminou-a com um golaço.

Então Feola, feliz, comentou:

Viram só? Eu não disse? Este sim, sabe!


LINHA DE PASSE

Primeiro foi o ‘Impedimento!‘. Depois, jornais esportivos brasileiros deram o “furo”, que até o momento, pelo que se apurou, era mesmo “barriga”. A suposta notícia era de que o Internacional de Porto Alegre poderia “herdar” já em 2009 uma vaga para a Libertadores, sendo o campeão da Sudamericana 2008. A notícia foi negada pela Conmebol, que até pensa em tornar o torneio classificatório para a Libertadores, mas somente de 2010 para 2011, por pressão do patrocinador, a Nissan. Daí, outro boato deu conta de que a Conmebol iria fazer da Recopa Sudamericana um mata-mata por uma vaga na Libertadores, e que o vencedor da Sulamericana disputaria jogo de ida-e-volta com a LDU pela vaga, obrigando os equatorianos a perderem uma vaga na edição do ano que vem, se a LDU perdesse a sua, de campeão. A Conmebol também negou. Por fim, as vagas pertencentes ao Peru, que está em vias de ser desfiliado da FIFA (como abordado na edição anterior desta coluna) seriam “loteadas” entre outros países. Especulou-se que, sendo a edição número 50 da Copa, as três vagas do Peru seriam dadas ao campeão da Sulamericana, ao Santos (por conta da Era Pelé) e ao Independiente, da Argentina, o maior campeão do torneio. Também se falou em dar as três vagas diretamente aos três primeiros colocados da Sulamericana, o que garantiria ao menos um argentino a mais. O certo, enquanto a virada de mesa e a vaga no tapetão não se fizeram reais, é que o excelente time colorado deve disputar em seu centenário o título Brasileiro como o maior do ano. E se assim o fizer, não há nada de demeritório, principalmente se levar-se em conta que o time foi garfado no ano retrasado. O lobby da imprensa, notadamente a gaúcha, não deve surtir efeito, e em nenhum veículo de comunicação esportivo, ouviu-se falar sobre críticas à FIFA em relação à intervenção política no Peru. Ao invés disso, necrofilicamente, a imprensa esportiva epistemologicamente reduzida, inclusive a internética, preferiu “lotear” os despojos do que ainda nem ocorreu. Assim é a credibilidade e compreensão política dos jornalistas esportivos brasileiros, de blogues a tevê.

* * *

O Everton, time tradicional da Premier League, arrumou uma maneira de transformar o hiper-real do futebusiness no simulacro do futebol. Ao invés de investir em categorias de base ou contratar especialistas em “garimpar” novos talentos, o clube inglês resolveu firmar um contrato com a empresa que produz o jogo “Football Manager ’09”, para ter acesso ao banco de dados do jogo, que tem mais de 370 mil jogadores, de 20 mil clubes de 50 países. A notícia é do espanhol Marca. Como o jogo é uma espécie de simulador de temporadas, a empresa solicita à FIFA e à FIFPRO (Associação Internacional de Jogadores profissionais) informações sobre os jogadores contratados de cada time profissional de 50 ligas nacionais mundo afora, e de acordo com critérios indicados pela própria FIFPRO, estabelece valores para características como força, velocidade, habilidade, etc. É dentro destes critérios que o Everton quer encontrar o seu próximo craque. Crente que o mundo cabe dentro das estatísticas estimadas de um videojogo, o Everton esquece que a bola rola em quintais, em becos, em beira de igarapé, em rua, em não-rua, lugares onde o lúdico se manifesta e os craques desfilam. O campo do Roma não está no Football Manager ’09, mas nenhum manager do jogo barra o De Mulher, é ou não é?

* * *

Curta sobre a violentação futebolística: na China, o diretor-chefe da rede de tevê estatal ordenou que os jogos da primeira divisão do capeonato nacional não fossem mais transmitidos ao vivo. Segundo um jornal chinês, diretores da CCTV não gostaram da violência exibida pelos jogadores em campo, que partiram para a briga no confronto entre Tianjin Teda e Pekin Guoan, e que não teria sido a primeira vez. A partir de agora, somente o futebol feminino e o masculino da categoria juvenil será transmitido pela estatal. Se a moda no Brasil pegasse, e o conceito de violentação fosse ampliado para a violentação estética, por exemplo, NENHUM narrador sobraria, nem os da tevê aberta, nem os falsetes histéricos da tevê que transmite os torneios europeus. Igualmente, alguns jogos seriam interrompidos com poucos minutos de bola rolando, por uma vinheta do governo federal, que substituiria o quebra-canelas por uma sonata beethoviana. Outrossim, a maçiça maioria dos programas esportivos, de Milton Neves a Kajuru teriam de sair do ar, seja por insuficiência intelectiva, seja por conteúdo irrisoriamente pobre. Que outras violentações você, leitor intempestivo, barraria na tevê futebolística, se pudesse?

CAMPEONATOS NACIONAIS

A briga pelo título e pelas vagas na Libertadores 2009 continuam acirradas. Das projeções feitas na rodada anterior, com cinco times na disputa do título, ao menos dois já deram praticamente adeus: com derrotas na rodada deste fim de semana, por goleada, coincidentemente pelo mesmo placar, Cruzeiro e Palmeiras devem disputar uma vaga para a Libertadores entre si. Os dois estão a sete pontos do líder São Paulo, e somente com três derrotas ou duas derrotas e um empate do tricolor paulista, contando, é claro, com derrotas do Flamengo e vitórias nos três jogos poderiam dar a taça para os verdes ou para os azuis. Já o Flamengo, a cinco pontos da liderança, tem que ganhar seus jogos e torcer para que São Paulo e Grêmio tenham pelo menos dois tropeços nos confrontos que virão. A disputa deve mesmo ficar entre os tricolores, e a disputa do título deve influenciar diretamente a zona de rabaixamento, isto porque o São Paulo encara Fluminense e Vasco. Na ponta de lá, um rebaixado, o Ipatinga, que mesmo com a vitória sobre o Sport Recife, não tem mais chances de ficar, a não ser que o náutico perca todas as três partidas que lhe restam de goleada, e o Ipatinga vença as suas três, também por goleada. No mais, de Figueirense a Atlético Paranaense na tabela, todos têm ainda chances de cair. Kléber Pereira, do Santos, continua com 21 gols, mas tem agora na cola Washington (Flu) e Alex Mineiro (Palmeiras), ambos com 19 gols e subindo.

Adversários dos principais candidatos ao título até o final (em vermelho, fora de casa):

  • São Paulo: Vasco, Fluminense, Goiássó precisa vencer suas partidas.

  • Grêmio: Vitória, Ipatinga, Atlético/MGprecisa vencer e torcer por uma derrota do São Paulo.

  • Cruzeiro: Flamengo, Internacional, Portuguesapraticamente fora, combinação improvável de resultados.

  • Palmeiras: Ipatinga, Vitória, Botafogopraticamente fora, combinação improvável de resultados.

  • Flamengo: Cruzeiro, Goiás, Atlético/PRvencer todas e torcer por tropeços de Grêmio e São Paulo, ao menos duas derrotas do paulista.

Resultados:

35ª Rodada Série A – 12, 15 e 16/11

Atlético/MG 4 – 1 Vasco

Fluminense 3 – 1 Portuguesa

Ipatinga 3 – 0 Sport Recife

Náutico 5 – 2 Cruzeiro

Flamengo 5 – 2 Palmeiras

Goiás 3 – 1 Botafogo

São Paulo 3 – 1 Figueirense

Atlético/PR 2 – 1 Vitória

Santos 1 – 0 Internacional

Grêmio 2 – 1 Coritiba

Classificação*

São Paulo  –  68

Grêmio  –  66

Flamengo  –  63

Cruzeiro  –  61

Palmeiras  –  61

Goiás  –  51

Internacional  –  51

Coritiba  – 50

Botafogo  –  49

Atlético/MG  –  47

Vitória  –  45

Sport Recife  –  45

Santos  –  43

Atlético/PR  –  41

Fluminense  –  40

Náutico  –  40

Vasco  –  37

Portuguesa  –  36

Figueirense  –  35

Ipatinga  –  34

* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.

[polldaddy poll=1092803]

* * *

Só resta uma vaga para a primeirona do ano que vem. Santo André já garantiu a sua, e a briga agora é entre Barueri e Bragantino (um dos dois deve levar). Vila Nova e Ponte Preta esperam por um milagre. Na ponta de baixo da tabela, CRB e Gama já estão na série C, e as outras duas vagas estão entre Fortaleza, Criciúma, Marília, América de Natal, e com menor chance, ABC e Brasiliense. Quem vai subir? Quem vai cair? O artilheiro ainda é o edil Túlio Maravilha, com 23 gols. Confira os resultados:

36ª Rodada Série B – 14 e 15/11

São Caetano 1 – 2 América/RN

Ceará 2 – 3 Santo André

Bahia 2 – 0 CRB

Paraná 1 – 0 Ponte Preta

Corinthians 3 – 1 Vila Nova

Bragantino 3 – 2 Avaí

Barueri 1 – 0 Fortaleza

ABC 1 – 1 Marília

Criciúma 2 – 0 Gama

Brasiliense 2 – 2 Juventude

Classificação*

Corinthians  –  82

Avaí  –  66

Santo André  –  64

Barueri  –  60

Bragantino  –  57

Vila Nova  –  55

Ponte Preta  –  54

Juventude  –  53

São Caetano  –  50

Bahia  –  48

Paraná Clube  –  46

Ceará  –  46

Brasiliense  –  44

ABC/RN  –  44

América/RN  –  43

Marília  –  42

Criciúma  –  40

Fortaleza  –  39

Gama  –  34

CRB  –  24

* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.

[polldaddy poll=1101508]

* * *

Série C do Brasileirão: penúltima rodada, com o campeão já definido, os atleticanos vieram a Marabá e tiveram a faixa carimbada pelas Águias: 2 a 1, excelente resultado para o time paraense. Mas o Águia não depende de si para se classificar. Ele precisa vencer o Guarani em São Paulo para não depender de outros resultados. Em caso de empate, ainda tem duas chances: a confirmação da exclusão do Duque de Caxias (RJ) do certame (julgado pelo STJD) ou que o mesmo Duque perca para o Confiança, de Sergipe, que já não tem chances. O Brasil de Pelotas tem que vencer o lanterninha Rio Branco na Arena da Floresta e torcer por um tropeço de Guarani ou Águia de Marabá para se classificar. A derradeira rodada da terceirona acontece no próximo domingo.

Copa do Brasil de Futebol Feminino: na volta das oitavas-de-final, o Boa Vontade, do Maranhão, arrancou um empate em um a um no Pará e se classificou. Já a Nilton Lins goleou: 4 a 0 no Genus, e também está lá. NL e Boa Vontade agora se encaram nas quartas-de-final para ver quem representará o Norte nas semifinais do certame. Para esta fase, além do amazonense e do maranhense, temos o Pernamirim (RN) enfrentando as leoas do Sport Recife, o Kindermann (SC) encarando a Aliança (GO) e as sereias do Santos encarando o Corinthians, que será ainda julgado pelo STJD por ter escalado uma atleta irregular, e pode perder a vaga para o Saad, também paulista.

CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL

Apertura Argentino’ 08: San Lorenzo foi parado pelos Leprosos, num empate cheio de gols, mas quem aproveitou foi o Tigre, que encostou, já que o Boca foi desbocado pelo Sarsfield. Enquanto isso, o gigante adormecido, Independiente (que pode receber de mão beijada uma vaga na Libertadores do ano que vem, leia o Linha de Passe), perde até para o River Plate, pós-Simeone. Na prévia da outra semifinal da Sudamericana, vantagem acachapante para o Argentinos Juniors, que reprovou o Estudiantes de La Plata. Na artilharia, José Sand, do Lanús, com 13 tentos. Resultados:

15ª Fecha Apertura’08 – 14, 15 e 16/11

Lanus 1 – 1 Banfield

Gimnasia La Plata 1 – 0 San Martín (T)

Huracán 0 – 2 Rosario Central

Tigre 2 – 0 Godoy Cruz

Gimnasia Jujuy 0 – 1 Arsenal

Racing 0 – 2 Colón

Newell’s 3 – 3 San Lorenzo

Boca Jrs 2 – 3 Vélez

Independiente 0 – 1 River Plate

Argentinos Jrs 5 – 0 Estudiantes

Classificação

San Lorenzo  –  30

Tigre  –  30

Boca Juniors  –  29

Lanús  –  25

Newell’s Old Boys  –  24

Vélez Sarsfield  –  23

Colón  –  22

Gimnasia La Plata  –  21

Arsenal  –  21

Estudiantes La Plata  –  21

Racing Club  –  20

Argentinos Juniors  –  18

Banfield  –  18

San Martín (T)  –  17

Huracán  –  16

Gimnasia Jujuy  –  16

Independiente  –  15

Rosario Central  –  14

River Plate  –  13

Godoy Cruz  –  13

* * *

Apertura Uruguaio’ 08: Faltando quatro rodadas, o tricolor uruguaio sofre duas derrotas: perde a liderança no jogo de seis pontos contra o novo líder, Danubio, e ainda vê o arqui-rival, Peñarol, encostar, com um ponto a menos. Com o certame embolado, ao menos seis times têm chances de chegar lá. Daqui a duas rodadas, teremos ainda o Superclasico do ano, que pode ser a decisão do título, se os dois times conseguirem se manter na ponta. Mas Danubio e Cerro parecem querer estragar a festa dos tradicionais. Os artilheiros do Apertura, com seis tentos cada um, continuam sendo William Ferreira (Defensor Sporting) e Sergio Leal (Danubio). Resultados:

11ª Fecha Apertura’08 – 15 e 16/11

Peñarol 3 – 2 Liverpool

Wanderers 3 – 0 Juventud

Cerro Largo 2 – 0 Villa Española

Cerro 1 – 0 River Plate

Central Español 2 – 0 Bella Vista

Rampla Jrs 3 – 1 Tacuarembó

Racing 2 – 0 Defensor Sporting

Danubio 1 – 0 Nacional

Classificação

Danubio – 24

Cerro – 22

Nacional – 22

Peñarol – 21

Racing – 20

Liverpool – 19

Defensor Sporting – 18

Central Español – 16

Rampla Jrs – 13

River Plate – 13

Bella Vista – 13

Tacuarembó – 10

Wanderers – 08

Cerro Largo FC – 07

Villa Española – 06

Juventud – 04

CAMPEONATOS EUROPEUS

Ligue 1 Temporada 2008-2009: Rodada 14, os cinco primeiros são: Lyon (33), Marseille (26), Rennes, Nice e Toulouse (25). Resultados: Lyon 2 – 1 Bordeaux, Marseille 2 – 3 Lorient, Rennes 2 – 1 Monaco.

* * *

Bundesliga 2008-2009: Rodada 13, os cinco primeiros são: Leverkusen e TSG Hoffenheim (28), Bayern Munique (25), Hertha Berlin (24) e Hamburg (23). Resultados: Leverkusen 2 – 1 Schalke 04, Hoffenheim 3 – 2 Wolfsburg, Borussia Monchengladbach 2 – 2 Bayern Munique.

* * *

Premier League 2008-2009: Rodada 13, os cinco primeiros são: Chelsea e Liverpool (32), Manchester United (24), Arsenal e Aston Villa (23). Resultados: West Albion 0 – 3 Chelsea, Bolton 0 – 2 Liverpool, Manchester United 5 – 0 Stoke City.

* * *

Liga Sagres 08/09: Rodada 08, os cinco primeiros são: Leixões (19), Benfica (18), Marítimo, Porto e Nacional (14). Resultados: Sporting 0 – 1 Leixões, Benfica 1 – 0 Estrela Amadora, Trofense 0 – 2 Marítimo.

* * *

La Liga BBVA Espanha 2008/2009: Rodada 11, os cinco primeiros são: Barcelona (28), Villareal (25), Valência, Real Madrid e Sevilla (23). Resultados: Recreativo Huelva 0 – 2 Barcelona, Málaga 2 – 2 Villareal, Valência 2 – 3 Sporting Gijón.

* * *

Série A Itália Calcio 2008/2009: Rodada 12, os cinco primeiros são: Internazionale (27), Milan (26), Juventus (24), Napoli (23) e Lazio (22). Resultados: Palermo 0 – 2 Inter, Milan 1 – 0 Chievo, Juventus 4 – 1 Genoa.

* * *

Eredivisie Holanda 2008/2009: Rodada 11, os cinco primeiros são: NAC Breda e Ajax (25), AZ Alkmaar e FC Groningen (23), SC Heerenveen (19). Resultados: NAC Breda 3 – 0 Heracles Almelo, Ajax 4 – 1 PSV Eindhoven, Vitesse 1 – 1 Alkmaar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.