*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

0

Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

CHAGÃO PERGUNTA

O ‘Chagão!’ quer saber: No seu livro “Futebol ao Sol e à Sombra”, Eduardo Galeano traz um símile de uma gravura chinesa antiga, onde um rechonchudo local tenta fazer embaixadinhas com uma bola. Galeano observa que o desenho é antigo, mas a bola parece com as da Adidas. No Brasil e no mundo, a era de Ouro do futebol foi toda jogada com as famosas bolas tradicionais, marrons e fechadas com um cadarço de sapatos, pesadas, bem diferente das atuais, mais leves que o ar, o que torna o jogo cada vez menos jogo. Toda essa digressão esférica para perguntar: em que ano e como surgiu a primeira bola branca, que tirou a bola de futebol do seu padrão amarronzado?

CONTA OUTRA, LEONOR!

O que seria o movimento no futebol? Se o mais importante para um analista do jogo é o gol a qualquer preço, então o movimento é extensivo, e ele vê nos dados estatísticos do futebol moderno uma evidência da evolução do esporte. Se, de outra forma, ele sabe que o que vale é menos o gol a qualquer preço do que o gol como produção estética do Belo, aí a estória é outra. E fica fácil desmontar qualquer argumento sem argumentos, quando os próprios números mostram que não houve evolução alguma no esporte. Se o filósofo Jean Baudrillard fala do crime perfeito, sem vítima nem culpados, o desaparecimento do Real, o grau zero das relações, então o hiper-real chega ao futebol como o desaparecimento do espaço, a marcação total, o fim do gol, o 0 a 0 como expressão máxima da eficiência. Abaixo, direto da excelente revista Contrapie (aí ao lado, no nosso blogroll), um pequeno artigo de Jean-Pierre Bonenfant, que fala sobre o assunto de uma outra perspectiva.

CORRER É PARA IDIOTAS

(J-P Bonenfant)

Entre os anos 60 e 70 do século passado, quando passamos a ter dados confiáveis sobre as medidas e estatísticas, os jogadores de “futebol “corriam” entre 5 e 7 quilômetros por partida. Mas se dizia “que idiotas, correndo tanto os 90 minutos em uma tarde de sol!” Isso era, como dizem os “expertos” e “jornalistas” do futebol moderno, quando se jogava em câmara lenta e em branco e preto.

Neste século 21 de tecnologia mais moderna, os fundistas do futebol atual correm o dobro, já que fazem entre 10 e 13 quilômetros. E graças a esse esforço dobrado, obtido através do progresso da ciência esportiva e dos discursos enganosos da tática e da estratégia, chega-se a marcar duas vezes menos gols. Um sucesso…

Mais correria, menos gols assinalados… Obviamente porque mais se corre, mais se marca… o adversário. Eles não param de se marcar… Marcar gols? Não… marca-se uns aos outros para que ninguém faça gol. E estão a ponto de conseguir.

As estratégias do futebol atual buscam fórmulas para correr ainda mais, para que os corpos agüentem melhor o esforço de fazer 15 a 18 quilômetros em 90 minutos, para que assim possam cobrir mais espaços, marcar mais o adversário e chegar à máxima expressão do objetivo da carreira: Não marcar gols.

E cremos que para alcançar essa meta os atores do futebol-negócio – incluindo jogadores – fechariam os olhos sobre certas práticas ocultas dos artífices da ciência dita “moderna.

E teremos assim alcançado o resultado final: que todos os jogos do planeta terminem em 0 a 0… a perfeita expressão da nulidade.

LINHA DE PASSE

Alcir Portela, campeão como jogador pelo Vasco da Gama em 1974, como auxiliar técnico em 89, 97 e 2000, faleceu nesta sexta-feira de complicações de um câncer de próstata. O jogador teve passagem pelo Nacional de Manaus, em 1976, tendo sido campeão amazonense daquela temporada pelo Leão da Vila Municipal. O volante detém o terceiro lugar na lista dos que mais vestiram a camisa alvi-negra, atrás apenas de Roberto Dinamite e Sabará. Portela tinha 64 anos.

* * *

Tradicionalmente o torneio que abre a temporada européia, a Supercopa reúne o campeão da Champions League e o da UEFA Champions. Manchester United e Zenit São Petesburgo. O jogo foi disputado no Estádio Louis II, em Mônaco. Apesar da temporada européia estar começando para a maioria dos países, na Russia adota-se a mesma formatação que no Brasil. Portanto, a temporada começa para os Red Devils, mas está na metade para os alvos. Talvez por isso o time patrocinado pela GazProm tenha dominado o primeiro tempo, e aberto o placar aos 44, com Pavel Pogrebnyak, completando cabeçada num escanteio. Aos 13 do segundo tempo, a baladada contratação do Zenit, o meia português Danny, fez valer o altíssimo investimento, e driblando 3 adversários, marcou o segundo gol. Aos 26, Vidic completou jogada de Carlos Tevez e diminuiu para os Devils, mas já era tarde. O FC Zenit, dos torcedores racistas, levou a taça para São Petesburgo.

* * *

Que os jogadores brasileiros, com raras exceções, são alheios às questões sociais e políticas ao seu redor, não é novidade para ninguém. Sabe-se ainda que esta tradição de uma leitura política-social é muito mais comum nos países de matiz espanhola, como Argentina e Uruguai. Esta semana, El Príncipe, Enzo Francescoli, remanescente da última geração que deu um título aos celestes, organizou uma partida beneficiente entre veteranos do Uruguai e da Venezuela. O objetivo da festa lúdica foi angariar fundos para a Mutual Uruguaya de Futbolistas Profesionales, entidade que apóia ex-jogadores uruguaios em dificuldades financeiras. A seleção celeste, dirigida pelo lendário Alcides Gigghia (o Sr. Maracanazzo), e que contou, além de Francescoli, com Pablo Bengoechea, Gabriel Cedres e Sergio Manteca Martínez, venceu por 2 a 0, mas o menos importante foi o placar. Ao final da partida, El Príncipe afirmou que “é muito lindo ajudar a quem deu tudo dentro de campo e recebeu muito pouco”. Segundo Enzo, de cada 100 jogadores charruas que se aposentam, apenas 3 estão em condições financeiras para se manter com dignidade. E no Brasil?

* * *

CAMPEONATOS NACIONAIS

Somente o Sport Recife e o Goiás se aproveitaram da lezeira geral dos outros clubes para subir na tabela. Entre os oito primeiros, nenhuma mudança. Apenas Grêmio e Palmeiras que ameaçam deixar a concorrência comendo poeira. O time verde, aliás, despachou o Furacão em plena Arena da Baixada. Na artilharia, nada mudou, Kléber Pereira (Santos) tem 15 gols, mesmo número do palmeirense Alex Mineiro. Resultados:

23ª Rodada Série A – 30 e 31/08

Botafogo 1 – 1 Náutico

Vitória 0 – 0 Ipatinga

Goiás 2 – 0 Figueirense

Grêmio 2 – 1 Vasco

São Paulo 0 – 0 Santos

Atlético/PR 1 – 2 Palmeiras

Sport 1 – 0 Internacional

Cruzeiro 1 – 1 Coritiba

Flamengo 2 – 2 Fluminense

Portuguesa 1 – 1 Atlético/MG

Classificação*

Grêmio  –  48

Palmeiras  –  43

Cruzeiro  –  40

Botafogo  –  39

São Paulo  –  38

Vitória  –  37

Flamengo  –  37

Coritiba  – 37

Sport Recife  –  32

Goiás  –  30

Internacional  –  30

Atlético/MG  –  29

Figueirense  –  28

Vasco  –  26

Fluminense  –  24

Atlético/PR  –  23

Náutico  –  23

Portuguesa  –  23

Santos  –  23

Ipatinga  –  21

* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.

* * *

Timão ensina o bê-a-bá a um analfabeto futebolístico. Nem com reza braba o tricolor da boa terra escapa da segundona, se continuar dando mole para os santos paulistas. Ceará e Avaí se recuperam, e se o Vila Nova continuar como está, elege Túlio até pra vereador. Sete gols no duelo dos desesperados. Túlio emperrou nos 19, mas segue firme na artilharia. Confira os resultados:

22ª Rodada Série B – 29 e 30/08

Bahia 1 – 4 Santo André

CRB 1 – 2 Vila Nova

São Caetano 0 – 0 Criciúma

América/RN 3 – 4 Brasiliense

Gama 2 – 0 Fortaleza

Paraná Clube 1 – 0 Marília

Ceará 2 – 0 Ponte Preta

Juventude 2 – 3 Bragantino

Corinthians 4 – 0 ABC

Avaí 3 – 0 Barueri

Classificação*

Corinthians  –  48

Avaí  –  42

Vila Nova  –  41

Santo André  –  40

Barueri  –  36

Ponte Preta  –  33

Ceará  –  33

Bragantino  –  33

Juventude  –  32

Bahia  –  32

São Caetano  –  29

Gama  –  27

ABC/RN  –  27

Fortaleza  –  23

América/RN  –  23

Paraná Clube  –  23

Criciúma  –  23

Marília  –  23

Brasiliense  –  20

CRB  –  15

* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.

* * *

Série C do Brasileirão: e o carrossel jaraqui deu as caras de novo! Os laranjas do Rio Preto da Eva não amarelaram diante do Remo, no Pará. O time azul precisava da vitória para se garantir por antecipação na próxima fase, mas a estréia do técnico João Carlos Cavalo parece ter dado mais potência ao combalido time, que foi lá, jogou melhor, e aos 22 da segunda etapa, com Branco completando cruzamento de Deurick, deu a vantagem que o Holanda precisava. Agora, na última rodada, é vencer o Luverdense em casa e torcer por um empate ou derrota do Remo na Arena da Floresta, contra o já classificado Rio Branco. No outro grupo, Paysandu já classificado, e o Águia de Marabá vai por um empate contra o Sampaio Corrêa para confirmar sua vaga. Tudo no próximo sábado!

* * *

Segundinha do Amazonense: rodada de abertura da segundinha manoniquim! Com sete clubes disputando duas vagas para o Amazonensão 2009, os clubes começaram todos em pé de igualdade. Literalmente. Na Colina, o Tufão B encarou o CDC Manicoré, e ficou no 1 a 1. No Floro de Mendonça, o legítimo itacoatiarense, Peñarol, não saiu do zero com o Tarumã, de Manaus. Já a estréia do tradicional Galo da Praça da Saudade, o Rio Negro, na segundona, depois do vexame do início do ano, foi movimentada. Empate em 3 a 3, no Vivaldão, com a Nilton Lins. É bom lembrar que Rio Negro e Libermorro, rebaixados este ano, obtiveram uma permissão especial para disputar já neste ano a série B, quando deveriam, pela regra, disputar somente no ano que vem.

CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL

Apertura Argentino’ 08: Clássico quente entre River Plate e San Lorenzo. Embora não tenha saído nenhum gol, no final da partida Méndez, do San Lorenzo entrou para quebrar no atacante Falcão, que revidou e criou o salseiro na meia-cancha. Muito barulho por nada de futebol. No mais, os garotos do Boca golearam e tomaram a ponta, e com um jogo a menos. Na parte de baixo, o Racing Club venceu fora de casa pela primeira vez no ano e respira fora do grupo da degola. Na artilharia, José Sand, do Lanús, agora tem seis. Resultados:

04ª Fecha Apertura’08 – 29, 30 e 31/08

Tigre 1 – 2 San Martín (T)

Lanús 3 – 2 Gimnasia Jujuy

Godoy Cruz 1 – 3 Vélez

Colón 1 – 1 Newell’s

Rosario Central 0 – 0 Banfield

Argentinos Jrs 0 – 1 Racing Club

Estudiantes 2 – 0 Arsenal

Huracán 0 – 3 Boca jrs

River Plate 0 – 0 San Lorenzo

Independiente 1 – 1 Gimnasia La Plata

Classificação

Boca Juniors  –  09

Colón  –  08

San Lorenzo  –  07

Lanús  –  07

San Martín (T)  –  04

Tigre  –  07

Arsenal  –  06

Independiente  –  06

River Plate  –  05

Banfield  –  05

Gimnasia La Plata  –  05

Vélez Sarsfield  –  05

Newell’s Old Boys  –  04

Argentinos Juniors  –  04

Estudiantes La Plata  –  04

Rosario Central  –  04

Racing Club  –  04

Godoy Cruz  –  03

Huracán  –  03

Gimnasia Jujuy  –  03

* * *

Apertura Uruguaio’ 08: Nas bolsas de apostas com e sem envolvimento financeiro, todos os olhos estão voltados para para o Peñarol. Os carboneros contraram reforços, mas acima de tudo mantiveram a mesma base que fez boa campanha na temporada passada. Nada que deva ser muito diferente da anterior, com os mesmos times brigando pelo título e os mesmos brigando para não cair. E na primeira rodada, apenas 10 gols em 8 jogos, com três zero a zero contabilizados. Hoje aconteceu a segunda rodada, e o destaque foi para o árbitro Líber Prudente, que apitou Nacional e Villa Española. Como os tricolores se demoravam a adentrar a cancha, ele simplesmente suspendeu a partida. Como a atitude inesperada tem respaldo do regulamento, caberá ao tribunal da AUF decidir se o Nacional perde os pontos ou se haverá outra partida. Na artilharia, José Sand, do Lanús, com 3 gols. Resultados:

02ª Fecha Apertura’08 – 30 e 31/08

Peñarol 3 – 3 Racing

Central Español 1 – 1 Cerro Largo FC

Cerro 2 – 0 Tacuarembó

Nacional –SUSPENSO- Villa Española

River Plate 2 – 1 Rampla Jrs

Bella Vista 0 – 1 Defensor Sporting

Danubio 2 – 1 Wanderers

Liverpool 1 – 0 Juventud

Classificação

Danubio – 06

Defensor Sporting – 04

Cerro – 04

River Plate – 04

Liverpool – 04

Tacuarembó – 03

Nacional – 03

Racing – 02

Central Español – 02

Peñarol – 01

Villa Española – 01

Rampla Jrs – 01

Cerro Largo FC – 01

Wanderers – 00

Juventud – 00

Bella Vista – 00

CAMPEONATOS EUROPEUS

Ligue 1 Temporada 2008-2009: Marseille e Lyon seguram a ponta na quarta rodada do Francesão 08/09! Ambos com 10 pontos, enquanto os de Lyon foram à Saint-Etienne e venceram os locais pela mínima vantagem, a Marselhesa tocou em casa para vencer por 2 a 1 o Sochaux. Nice e Grenoble completam os cinco primeiros.

* * *

Bundesliga 2008-2009: Terceira rodada, e o Alemãozão tem três times na liderança. Com 7 pontos, Borussia Dortmund, Hamburg e Schalke 04 lideram. Os aurinegros venceram pela mínima o Energie Cottbus, os hamburgueses golearam o Arminia, 4 a 2 fora de casa, e os azuis-reais venceram o Bochum, 1 a 0. Leverkusen e Stuttgart completam os cinco primeiros

* * *

Premier League 2008-2009: Terceira rodada, e a dobradinha azul/vermelha, Chelsea e Liverpool lideram o Inglezusco 08/09. Os Felipão’s Boys empataram em um gol com o Tottenham, enquanto os Reds também ficaram no empate, sem gols, com o Aston Villa. Em terceiro, o Manchester City venceu fora de casa o Sunderland por 3 a 0. O Manchester United teve o confronto com o Fulham adiado pela participação na Supercopa da Europa, mas se vencer, se enfia entre os líderes. Arsenal e Middlesbrough completam os cinco.

* * *

Liga Sagres 08/09: Segunda rodada, e momentaneamente o Nacional, da Ilha da Madeira, segura a ponta com duas vitórias. O time venceu o Naval por 2 a 1. FC Porto e Vitória de Setúbal vêm em segundo e terceiro, respectivamente, com 4 pontos. Os portistas ficaram no empate no primeiro derby da temporada, contra o Benfica. Lucho González marcou para os azuis. Já o Setúbal venceu pelo mínimo o Estrela Amadora, quarto colocado. O Sporting Lisboa é quinto.

* * *

Enquanto o riso midiático de Berlusconi tenta jogar pelo ralo os zil anos de cultura greco-romana, escondendo o seio da Verdade, enquanto a esquerda curte sua milésima crise de identidade, enquanto o Papa condena o anti-catolicismo e esconde debaixo da batina o homoerotismo dos padres, enquanto Nani Moretti prepara seu próximo e belo cinema, começa a luta pelo scudetto, na Série A Itália Calcio 2008/2009!!! E já na primeira rodada, tudo como dantes no quartel de Milanello: embora tenha contado com as acrobacias de Ronaldinho, que deu pelo menos 6 gols feitos para os atacantes rossoneri, que conseguiram desfazê-los, com as pataquadas de Pato, com a defesa frouxa de Flamini e com a ausência-presença do ex-rei de Milano, Shevchenko, o Milan começou a temporada como terminou a anterior: perdendo. 2 a 1 para o Bologna. Mas pelo menos os tifosi milanistas não estão sozinhos na choradeira dos grandes: a Roma empatou em um gol com o Napoli, a Inter invejou e também ficou no um gol a um com a Sampdoria, e a Juventus, não querendo ficar atrás, empatou também em um gol com a Fiorentina. Resultado: o Torino vai dormir líder do calcio! Mamma Mia!

* * *

Enquanto Zapatero pergunta a Mariano Rajoy “porque não te calas?”, enquanto Fernando Alonso pega peia na Fórmula 1, enquanto a Fúria se pergunta se tem mais belo futebol do mundo, enquanto a Spanair se enrola com explicações sobre o fatídico vôo de Barajas, enquanto Robinho faz o Madrid provar do próprio veneno, enquanto os mexericos se voltam para o nariz da Princesa Letizia, e os crimes de maridos contra esposas explodem em quantidade e crueldade, começa na terra de Cervantes La Liga Espanha 2008/2009!!! E tal como na vizinha Itália, os grandes tropeçaram. Enquanto o Barça de Pep Guardiola empacou em Numancia (1 a 0 para os locais), os merengues mantiveram a tradição de nove anos sem vencer o Deportivo na Corunha. Melhor para o Valência, que meteu 3 no Mallorca e abiscoitou a liderança.

* * *

Na terra de Spinoza, do belo futebol, das free drugs, do free sex, da parada gay mais colorida do mundo, do amor livre abaixo do nível do mar, começa mais uma edição da Eredivisie Holanda 2008/2009!!! E o PSV Eindhoven agradece a primeira rodada prestimosa de seus adversários. Enquanto o Feyenoord perdeu (3 a 1) para o Heracles Almelo e o Ajax levou 2 a 1 do Willen II, os da Philips enfiaram 5 a 1 no Utrecht. E quem vai dormir líder é o FC Gronigen.

* * *

Confira como ficaram os grupos da Champions League 08/09, e a primeira rodada:

Grupo A: Chelsea (ING), Roma (ITA), Bordeaux (FRA), CFR Cluj (ROM).

1a Rodada: 16/09 – Chelsea X Bordeaux, AS Roma X CFR Cluj.

Grupo B: Internazionale (ITA), Werder Bremen (ALE), Panathinaikos (GRE), Anorthosis Famagusta (CHI).

1a Rodada: 16/09 – Panathinaikos X Internazionale, Werder Bremen X Anorthosis.

Grupo C: Barcelona FC (ESP), Sporting Lisboa (POR), FC Basel (SUI), Shakhtar Donetsk (UCR).

1a Rodada: 16/09 – Barcelona X Sporting, Basel X Shakhtar Donetsk.

Grupo D: Liverpool (ING), PSV Eindhoven (HOL), Olympique Marseille (FRA), Atlético de Madrid (ESP).

1a Rodada: 16/09 – Marseille X Liverpool, PSV X Atlético de Madrid.

Grupo E: Manchester United (ING), Villareal (ESP), Celtic FC (ESC), Aalborg (DIN).

1a Rodada: 17/09 – Celtic X Aalborg, Manchester X Villareal.

Grupo F: Olympique Lyonnais (FRA), Bayern Munique (ALE), Steaua Bucareste (ROM), Fiorentina (ITA).

1a Rodada: 17/09 – Lyon X Fiorentina, Steaua X Bayern

Grupo G: Arsenal (ING), FC Porto (POR), Fenerbahce (TUR), Dynamo Kiev (UCR).

1a Rodada: 17/09 – Dynamo Kiev X Arsenal, FC Porto X Fenerbahce.

Grupo H: Real Madrid (ESP), Juventus (ITA), Zenit São Petesburgo (RUS), BATE Borisov (BEL).

1a Rodada: 17/09 – Juventus X Zenit, Real Madrid X BATE Borisov.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.