ADVERTÊNCIAS ELEITORAIS DE ESOPO
As fábulas de Esopo servem para variados entendimentos: moral, psicológico, social, religioso, etc. Entretanto, nesse tempo de eleições com candidatos anunciando qualidades pessoais que fogem as suas práticas com o fito de ganhar o eleitor incauto, um entendimento torna-se precípuo: o político. Desta forma, tomamos umas fábulas do fabulista grego para aplicar algumas equações referenciais que possibilitem mais clareza às anunciações desses candidatos.
1- Fábula: A Serpente Pisoteada
“Uma serpente que era freqüentemente pisoteada foi pedir a Zeus que a ajudasse. Zeus lhe respondeu:
― Se tivesse mordido o primeiro que te pisou, um segundo não teria feito o mesmo.
Se enfrentares os primeiros que te atacam, os outros te temerão.”
Interrogativas referenciais:
-
Neste momento, quem lamenta ter escolhido auxiliares errados?
R:…………………………………………………………….
-
Quem agora está sendo renegado por ex-aliados?
R:…………………………………………………………….
2- Fábula: Os Filhos do Camponês
“A discórdia reinava entre os filhos de um camponês. Em vão, ele os exortava a mudar de comportamento; suas palavras não produziam nenhum efeito. Foi por isso que decidiu dar-lhes um lição na hora:
― Tragam-me ― disse ele ― um feixe de gravetos.
Os meninos foram buscar. O camponês pegou os gravetos e os uniu num feixe compacto e pediu que eles o partissem. Apesar de toda a força que botaram, não conseguiram. O pai então desfez o feixe e deu a cada um deles um graveto. As crianças os quebraram com facilidade.
― Vejam, meus filhos, o mesmo acontece com vocês: se forem unidos, não temerão seus inimigos, mas, se continuarem na discórdia, cairão na mão deles.”
Interrogativas referenciais
-
Quem é o camponês?
R:…………………………………………………………….
-
Quem são os filhos?
R:…………………………………………………………….
-
Quem é a união dos gravetos?
R:…………………………………………………………….
-
Quem são os inimigos?
R:…………………………………………………………….
3- Fábula: O Leão e o Touro
“Um leão, que estava pensando em como dar cabo de um enorme touro, preparou-lhe uma armadilha. Convidou-o para comer um carneiro que ele tinha sacrificado aos deuses. Ele pensava se lançar sobre o touro assim que estivessem à mesa. Quando chegou, o touro viu muitos caldeirões e enormes espetos, mas nada de carneiro. Sem uma palavra,retirou-se. O leão repreendeu-o:
― Não te fiz nada, por que vais embora assim sem dizer nada?
O touro, respondeu:
― Tenho minhas razões: vejo que fizeram os preparativos não para um carneiro, mas para um touro.
As astúcias dos maus não atingem o homem sensato.”
Interrogativas referencias
-
Quem é o leão?
R:…………………………………………………………….
-
Quem é o touro?
R:…………………………………………………………….
-
O leão usa o animal carneiro para atrair o touro. Em uma campanha qual o referencial que se pode dar ao carneiro?
R:…………………………………………………………….
-
O que representam os caldeirões e os espetos referentes a uma campanha política?
R:…………………………………………………………….
4- Fábula: Zeus e a Serpente
“Como Zeus ia se casar, cada um dos animais deu-lhe um presente de acordo com suas posses. A serpente, arrastando-se, foi até ele levando uma rosa na boca. Ao vê-la, Zeus exclamou:
― Aceito os presentes de todos, mas de tua boca não aceito nada.
Cuidado com a bondade dos maus.”
Interrogativas referenciais
-
Quem é Zeus?
R:…………………………………………………………….
-
O casamento é o quê?
R:…………………………………………………………….
-
Quem é a serpente?
R:…………………………………………………………….
-
O que é a rosa?
R:…………………………………………………………….
-
Qual a referência, levar a rosa na boca que Zeus renega?
R:…………………………………………………………….
Moral de Esopo: Foi um escravo libertado. Que tal nestas eleições suas fábulas nos auxiliarem em nossa libertação democrática? Já que a única moral que serve ao homem é a moral que liberta.