*……….::::: CHAGÃO:::::……….*
Quien quiera entender como funciona el mundo
deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
Θ FUTEBOL-MULHER NO BAIRRO DA REDENÇÃO. O futebol como devir-ludus, como jogo do ser humano produtor das suas próprias condições de existir, e não como instrumento de dominação, ainda existe, apesar do futebusiness de FIFA e confederados. Além do torneio do Campo do Roma, que o ‘Chagão!’ traz com inclusividade para o leitor intempestivo, agora a coluna entrou em contato e bateu um animado papo com as companheiras praticantes do futebol-mulher, no bairro Redenção, em Manaus.
Disputado na alegria e sem violência, o futebol-mulher carrega a potência estético-política, deslocando a perspectiva hominista falocrática que, ao mesmo tempo em que exclui a mulher do jogo – o que é impossível -, também submete o esporte à subjetividade capitalística, transformando a vitória em mercadoria. Vencer a qualquer custo. No caso das companheiras da Redenção, carinhosamente apelidado Redeca, vale mais a risada, a jogada bonita, a discussão coletiva sobre os acontecimentos do jogo. Uma linha intensiva criadora de laços afetivos emancipatórios: não há árbitro. Nada de centralização do poder, ou o falocrático apito. Elas decidem entre elas, foi falta, não foi, saiu, não, foi gol, não foi… Não há brigas, não há a violentação do corpo em nome da vitória. Fica a beleza do esporte
Segundo o papo que rolou entre o ‘Chagão!’ e as garotas, o espaço foi conquistado com muita luta, e que ainda continua. Excluídas do campo de terra batida, que fica ao lado da quadra, nela, entre 14h e 17h de domingo, mandam elas, e eles, conscientes, obedecem. A turma do vôlei, que entra depois, aguarda sem recriminações ou insatisfações. Antes delas, os rapazes que ocupavam a quadra saem, e deixam o palco para as artistas. Apesar disso, elas relatam que a luta pelo direito de jogar o pébol de fim-de-semana continua diariamente:
“Era uma dificuldade muito grande, conseguir este espaço pra gente brincar, por que os homens são assim, eles não deixam facilmente. Então nós, mulheres, nos reunimos, porque não temos ninguém pela gente, mas o horário aqui é nosso e pronto. Então todos os domingo estamos aqui, apesar de hoje, com essa chuva terem vindo poucas, tem muita menina aqui. E nós só temos o domingo pra brincar, porque todas aqui trabalham”.
“Nós não temos ninguém pela gente, nenhum tipo de patrocínio. Sempre aparecem uns aí, do nada, principalmente em época de eleição, promete, promete e nunca acontece nada. Vejam aí a quadra como é que está, do jeito que está, alagando tudo. Eles vêm e falam, falam, mas se elegem e esquecem a mulherada. Já está chegando a eleição e eles tão se aproximando, mas a gente já está experiente, já sabe que é tudo mentira. É só olhar como está a condição da quadra. No projeto original era para ser coberta, e quando chove, é esse aguaceiro todo aí”.
O grupo se reúne há mais de dez anos, e conta com aproximadamente 50 futebolistas, apaixonadas pela alegria no futebol. A perspectiva é de organizar a liga do bairro. Neste próximo domingo, haverá um torneio feminino de futebol, e cinco equipes, formadas apenas pelas futebolistas do grupo, já estão confirmados. Outras equipes podem se inscrever, entrando em contato com o companheiro Naldo, pelos telefones 9191-4638 e 3082-8832.
Θ CORRUPÇÃO NA FIFA RESPINGA NA GLOBO E NA CONMEBOL. O Tribunal de Zug, na Suíça, investiga a empresa ISMM/ISL, que é acusada pela FIFA de fraude, falência forçada, queima de patrimônio, e falsificação de documentos, numa trama que envolve mais de 60 milhões de dólares, a Rede Globo, o Flamengo e a Conmebol. Tudo porque a ISL teria desviado a quantia, referente ao pagamento adiantado dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002, para uma conta secreta em Luxemburgo. A própria FIFA retirou a queixa em 2004, e a ISL abriu falência em 2001, mas o tribunal continuou investigando o caso. Quando a ISL quebrou, a própria FIFA decidiu dar guarida a pelo menos 35 ex-funcionários da empresa. Há indícios de que membros da entidade estejam envolvidos na fraude. O jornalista inglês Andrew Jennings, que também investiga o caso, acredita que se o fio do novelo for puxado pela justiça, cairão do balaio gente graúda, como o próprio Blatter e João Havelange. Jennings produziu um curto documentário sobre as investigações, exibido na BBC e que também está disponível no YouTube. Os links você encontra aqui. Detalhe: a ISL, no fim dos anos 90, investiu e tentou um tipo de parceria semelhante à dupla Corinthians/MSI com o Flamengo, que também pode entrar no bolo da confusão.
Θ CLUBE DOS 13 FECHA COM A GLOBO E NÃO DÁ BRECHA. Pela lei da oferta e da procura, o preço de um produto oscila de acordo com a sua demanda de consumo. Assim, o campeonato brasileiro, produto-mor do esporte nacional, deveria ser, pela lei do capital, leiloado a preço de diamante trabalhado, e com os lances sendo sucedidos a golpes de dar ânsias ao mais ferrenho amante de filmes de mistério. Quem dará o último lance, quiçá bilionário, e que leve os direitos de transmissão? Mas não, no Brasil e com o clube dos 13 não é assim que funciona. Mesmo depois de oferecer mais que o dobro da concorrente, a rede Globo, pelos direitos dos campeonatos de 2009, 2010 e 2011, a Record anunciou que perdeu a disputa. Por influência direta da entidade que reúne a minoria dos clubes nacionais, a rede Globo levou, segurando-se na cláusula que dá preferência à rede que já possui os direitos. Isto significa, dentre outras coisas, que o jogo continuará não começando enquanto as cenas dos próximos capítulos da novela não passarem, que os Estados da região Norte e Nordeste continuarão vendo, rodada após rodada, Flamengo X Outro Time Qualquer, sem direito de escolher ou ver outras equipes em ação pela TV aberta. Por outro lado, fica também a questão retórica: se fosse a Record, qual seria a diferença? O buraco é mais em cima, Leonor!
Θ ALVI-RUBROS SÃO OS MELHORES? Pesquisa científica publicada pelas universidades inglesas de Plymouth e Durham esta semana mostra que os clubes que tem a cor vermelha no uniforme tem mais chances de conquistarem títulos e torcedores. Tudo porque a cor vermelha incentiva os jogadores à conquista da vitória e os torcedores a usarem o uniforme dos times. Internacional/RS, Arsenal, São Paulo, Manchester United, Liverpool, seriam exemplos de clubes vencedores. Portanto, atenção Princesa do Solimões, Américas de todo o Brasil, uni-vos e passai a usar os critérios científicos para sair da fila!
Θ ‘CHAGÃO’ PERGUNTA: Respostas do anterior: considerado o craque da geração anterior a de Beckham, Paul Gascoigne foi ídolo do English Team nos anos 80 e 90. “Gazzza”, como é conhecido, foi recentemente detido pela polícia londrina, graças à nova lei que impede pessoas consideradas mentalmente instáveis de circular pelas ruas. Possuía habilidade rara para os padrões ingleses, driblava e lançava com maestria, mas sua carreira foi prejudicada pela adicção ao álcool. Gazzza disputou a Copa do Mundo de 1990, quando ficou conhecido por cair em prantos na semifinal contra a Alemanha, após tomar o segundo cartão amarelo, que o tiraria da final, caso a Inglaterra se classificasse. Agora o ‘Chagão!’ pergunta: Em 1941, em plena Russia dominada pelos nazistas, um time de futebol, formado por jogadores do Dínamo de Kiev e do Lokomotiv, refugiados, após sucessivas vitórias sobre times militares do Reich, literalmente pelejaram contra o Flakelf, time alemão que era usado por Hitler para propaganda. O time deveria perder sob pena de morte. No entanto, os russos golearam dando um baile, 5 a 3, sendo posteriormente mortos em campos de concentração. No entanto, a partida e o time ficaram, como uma encarnação da luta e do espírito livre do futebol como potência lúdica. Qual era o nome deste time?
Θ CLAUSURA 2008 URUGUAIO. Nacional perde invencibilidade e a liderança, que agora perdura no bastião do River Plate, que depois dos 7 nos picapedras, empurrou mais 5 no Danubio. O Peñarol também goleou seu rival desta rodada, o Bella Vista. Resultados:
CLAUSURA 2008
5ª rodada:
Nacional 1 – 2 Miramar Misiones
Danubio 1 – 5 River Plate
Cerro 0 – 0 Juventud
Tacuarembó 1 – 1 Fénix
Liverpool 1 – 1 Wanderers
Peñarol 6 – 0 Bella Vista
Progreso 0 – 2 Defensor Sporting
Rampla Jrs 1 – 0 Central Español
Θ CLAUSURA 2008 ARGENTINO. Sexta rodada, e o Velez Sarsfield, mesmo sem jogar, continua na ponta. O time teve o jogo com o San Lorenzo adiado, mas o ex-vice, Boca, não passou de um empate boca nua com o Huracán. O que permitiu ao Estudiantes La Plata tomassem o segundo posto, com uma vitória sobre o San Martín. Mudanças também na tabela de artilharia. Baldorín, do Velez, cai para terceiro, cedendo a liderança para Darío Cvitanich, do Banfield, com 5 tentos, e a segunda posição para Daniel Montenegro, do Independiente, com 4. Resultados:
CLAUSURA 2008
6ª rodada:
Olimpo 1 – 3 Rosario Central
Estudiantes 3 – 2 San Martín
San Lorenzo – Velez
Gimnasya Jujuy – Lanús
Banfield 3 – 3 Tigre
Independiente 3 – 1 Gimnasya La Plata
Colón 0 – 1 Argentinos Jrs
River Plate 0 – 0 Racing Club
Newell’s 4 – 1 Arsenal
Huracán 0 – 0 Boca Jrs
Θ PARAZÃO 2008. Papão perde e dá chance para o Mapará, que desperdiça, também perdendo. No clássico Tuna e Remo, deu Remo. E os do meio da tabela começam aos pouquinhos a alçar vôo, enquanto o São Raimundo amarga terrível virgindade. Resultados:
8ª Rodada
Sábado, 15/03
Pedreira 1 – 2 Ananindeua
Águia 4 – 0 São Raimundo
Domingo, 16/03
Castanhal 2 – 1 Paysandú
Tuna Luso 0 – 1 Remo
Vila Rica 1 – 2 Tiradentes
Classificação:
Paysandú Sport Clube – 18
Clube Atlético Vila Rica – 16
Clube Municipal de Ananindeua – 15
Castanhal Esporte Clube – 15
Associação Atlética Tiradentes – 14
Águia de Marabá FC – 13
Clube do Remo – 11
Tuna Luso Brasileira – 08
Pedreira Esporte Clube – 04
São Raimundo Esporte Clube – 00
Θ FINAL DA TAÇA ESTADO DO AMAZONAS. Encerrou-se neste domingo o primeiro turno do Amazonensão 2008, a Taça Estado do Amazonas, conquistada na rodada anterior pelo Rolo Compressor, Fast Clube. No próximo final de semana, começam as partidas do returno, a Taça Manaus. Resultados e classificação final:
9ª Rodada
Quinta, 13/03
Sul América 3 – 3 Libermorro
Rio Negro 1 – 3 América
Domingo, 16/03
Nacional 2 – 1 Fast Clube
Holanda 2 – 3 São Raimundo
Princesa do Solimões 1 – 2 CEPE
Classificação:
Fast Clube – 22 – Campeão
São Raimundo – 19
Nacional – 19
Holanda – 15
Princesa – 14
América – 12
Sul América – 12
CEPE – 10
Libermorro – 03
Rio Negro – 01
Θ CAMPEONATOS REGIONAIS EUROPEUS. Resultados e um breve resumo das rodadas de alguns campeonatos regionais do Velho Continente.
ALEMANHA: 24ª rodada, e o Bayern Munique, mesmo perdendo para o Energie Cottbus, mantém a ponta com tranqüilidade, já que do segundo ao quarto colocado, tudo mudou. O Werder Bremen, ex-vice, agora é quarto colocado, após perder para o Wolfsburg. O segundo agora é o Hamburg, que venceu o Borussia Dortmund, 1 a 0, e o Leverkusen, terceiro, ao golear por 4 a 1 o Nuremberg. O quinto colocado é o Schalke 04.
ESPANHA: Tudo continua como dantes após a 28ª rodada da Liga. O Real Madrid perdeu para o Deportivo La Coruña, mas o Barcelona, segundo, apenas empatou com o Almería, 2 a 2. Terceiro, o Villareal se reaproximou dos líderes após bater por 2 a 0 o Zaragoza. Atlético de Madrid e Sevilla completam os cinco.
FRANÇA: 29ª jornada, e os dois primeiros venceram seus confrontos: Lyon 3 a 0 no Monaco, fora de casa, e o Bordeaux, 3 a 0 no Strasbourg em casa. O Nancy, terceiro, empatou em 1 gol com o Sochaux. Marseille e Nice completam.
INGLATERRA: 30ª rodada, mas o líder Manchester só joga contra o Bolton dia 19. Enquanto isso, o Arsenal vai dando adeus à liderança, ao empatar sem gols com o Wigan. Terceiro, o Chelsea massacrou (6 a 1) o Derby County. Liverpool e Everton completam os cinco primeiros.
ITÁLIA: 27ª rodada, e tanto Internazionale quanto Roma venceram. Os nerazurri sofreram para ganhar de 2 a 1 do Palermo, enquanto os romanistas venceram de virada, 2 a 1, o Milan. A Juve, terceira, venceu pela contagem de 1 a 0 o Napoli. Fiorentina e Milan completam.
PORTUGAL: 23a rodada, e nada mudou. O FC Porto venceu o Leixões, 2 a 1. Vice, o Benfica empatou em um gol com o Marítimo. O Vitória de Guimarães venceu por um a zero o União Leiria. Vitória de Setúbal e Sporting Lisboa completam os cinco.
GRÉCIA: 25ª rodada, e tudo inalterado na liga grega. O Panathinaikos continua líder, mesmo perdendo para o Xanthi, 3 a 2. O Olympiakos venceu o Atromitos, 2 a 0, e diminuiu a diferença para um pontinho. Terceiro, o AEK Atenas empatou em um gol com o Aris, que é quarto. Asteras Tripolis é o quinto.
HOLANDA: 29ª rodada, e os três primeiros lugares continuam inalterados. O PSV empatou em 1 a 1 com o Roda JC, enquanto que o vice, Ajax, empurrou 4 a 1 no Willem II, diminuindo para 4 pontos a diferença. Terceiro, o Feyenoord também goleou, 4 a 1 o VVVenlo. NAC Breda e SC Heerenveen completam.