Do corpo discursivo da lingüística-semiótica é possível extrair-se, histórica-socialmente, significantes/significados variados da expressão: “Dane-se!”. Entre estes signos enunciativos encontram-se: “Quero é que você morra!”, “O problema é seu!”, “Quero é que você se exploda!”, “Resolva você!”, “Vá pro inferno!”. Entretanto, há um enunciado, palavra de ordem, mais phono/pornô/social, entre estes; é o que o verniz educativo não consegue censurar: “Foda-se!”. Ou para quem preferir o inglesismo hollywoodiano sem sem legendas: “Fuck you!”. Expressão íntima, preferida pelos irritados, os que carregam baixa tolerância para frustrações ou situações adversas. No corpus político, o inimigo da democracia, já que democracia é o devir do diálogo amigo.

Por tal, perguntamos ao nobrelíssimo acessador deste bloguinho intempestivo, neste decálogo de situações dadas: para você, qual destas expressões, Arthur ‘5,4%’ usaria?

1- Arthur, Hillary Clinton promete, se eleita, usar o Bolsa Família como política social. O que tu achas? Resposta do Arthur:……………………………

2- Segundo pesquisa, Lula tem facilidade de eleger seu sucessor. Alguma palavra? Arthur:……………………………

3- Os camelôs de Manaus afirmam que jamais votarão em ti, nem para Papa. Arthur:……………………………

4- Dizem que teu envolvimento na política, como do Aécio Neves, foi teu maior achado, já que eras um playboyzinho. Isto de incomoda? Arthur:……………………………

5- A maior parte da população eleitoral de Manaus sabe da tua aliança com o ex-governador Amazonino. Eleitoralmente, o que tens a dizer? Arthur:……………………………

6- O PSDB de São Paulo imagina te tirar da liderança do partido no Senado. O que tens a dizer para essa gente? Arthur:……………………………

7- Se um senador apresenta um projeto proibindo senadores usarem clichês, estereótipos, o que dirias para esta excelência? Arthur:……………………………

8- Já é nacional e internacionalmente notório: O governo Lula é o melhor de toda história da República Brasileira. Uma palavra para este governo. Arthur:……………………………

9- Apesar do fim da CPMF, o governo Lula está conseguindo realizar suas políticas sociais com total sucesso. O povo continua feliz. O que tem a dizer para o povo? Arthur:……………………………

10- Se Deus, em sua onipotência, se transfigura em senador, e Ele se mostra aliado dos projetos do governo Lula, o que dirias a Ele? Arthur:……………………………

Inquirição fora do decálogo, ou ‘onzézima’ pergunta: É verdade que para o eleitor brasileiro é “dane-se” que se recebe rejeição?

Último feed back para o acessador intempestivo. Como ficaria esta frase, se proferida por Arthur: …………… o mundo que eu não me chamo Raimundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.