*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
Θ ‘EL FLACO’ MENOTTI – UMA RESISTÊNCIA DO FUTEBOL. O quase septagenário Cesar Luis Menotti, treinador argentino campeão da copa de 1978, comunista, crítico da ditadura militar dos anos 70, é hoje um ácido crítico também do futebusiness, que cada vez mais se alimenta do futebol, enfraquecendo o jogo em favor do negócio. De passagem pela Argentina, como treinador do time mexicano Tecos Guadalajara, ele falou ao periódico Olé sobre o futebol argentino, sobre a mediocrização do jogo e outras linhas de resistência (trechos, tradução livre):
“[penso] Que o futebol argentino está em um estado de crise terminal, não digo morto… Mas basta verificar a realidade da sua economia, onde os tempos dos negócios devoraram os do futebol”.
“Hoje é tudo uma questão de marcas, Copa Nissan, Toyota. Amanhã será Honda, Ford, a cerveja não-sei-o-quê… E aí vão os jogadores, sobem em um avião por 30 horas para jogar um Mundial de Clubes que não existe… Se joga para as pessoas, ou não?”
“[o Milan] Deu bola pra esse campeonato porque está a 14 pontos abaixo do líder do Calcio. (…) Os argentinos sim: são quatro milhões de dólares. Por quatro milhões de verdinhas os dirigentes te fazem jogar no mar, na montanha, na neve…”
“Uma vez Che Guevara havia dito que queriam fazer uma revolução de qualidade… E o jornalista perguntou o que era qualidade: “Respeito ao povo”, respondeu. Sabes o que é futebol de qualidade. Um tem a aspiração de jogar ou tocar bem, mas a obrigação é te preparar para ele… Se sou ator e me dão um livreto de uma obra de teatro hoje, para ir ao palco amanhã, não estou respeitando nada. É o mesmo com o futebol, a qualidade já se foi…”
“O Futebol já não sabe o que é…”
Θ DUNGA E O FUTEBOL CONTABILIDADE. Impossibilitado de votar em Kaká na eleição do melhor do mundo FIFA, o técnico da seleção-nike, Dunga, preferiu o volante italiano Pirlo às opções Messi e Cristiano Ronaldo. Nada mais natural, se levarmos em conta que Dunga carrega ainda um grande ressentimento por ter sido clivado pela imprensa no início da década de 90 como o ícone do futebol feio. Levou chagão de Maradona na copa de 1990. Quatro anos depois, ganha como capitão um título soporífero numa copa em que Maradona mijou e perdeu (com dúvidas fortíssimas sobre o resultado do exame). Ao levantar a taça, vociferou a raiva contida dos críticos: mas não mostrou a eles que estavam equivocados. Venceu o futebol de resultados, feio e capenga, o mesmo de 1990. Anos depois, no Internacional, levou banho de cuia de Ronaldinho Gaúcho e não gostou. Hoje, como técnico, o futebol da seleção, com 3 volantes de contenção, embora tenham vencido a copa América, não convenceram. Embora tenham vencido o selecionado uruguaio, levaram olé. Então, nada a se surpreender que Dunga tenha escolhido alguém que jogou em sua posição, e que, embora muito mais técnico que ele, venha da escola futebolística em que a estratégia e o resultado sejam mais importantes que a beleza e o desfrutar.
Θ CHAMPIONS LEAGUE na expectativa do sorteio que definirá os confrontos das oitavas-de-final. O sorteio rola na sexta-feira, e você fica sabendo do resultado na próxima edição desta coluna.
Θ TAÇA LIBERTADORES. A principal competição do continente sudamericano, que já foi Copa Toyota Libertadores, agora é Copa Santander Libertadores. Quem sabe o rei Juan Carlos não venha dar o pontapé inicial… Mas em meio aos patrocínios, evidência da má gestão do torneio, que poderia muito bem se vender sozinho, aconteceu hoje o sorteio dos grupos que irão se degladiar em 2008 pelo título continental e pelo direito de viajar a Tóquio para encarar o torneio FIFA O torneio em sua fase pré-classificatória começa no dia 30 de janeiro, os grupos começam a se definir em 13 de fevereiro, e a grande final será no dia 02 de julho. Os grupos:
GRUPO 1
San Lorenzo (ARG)
Real Potosí (BOL)
Caracas FC (VEN)
Vencedor do confronto entre Cruzeiro (BRA) e Cerro Porteño (PAR).
GRUPO 2
Estudiantes de La Plata (ARG)
Danubio (URU)
Deportivo Cuenca (EQU)
Vencedor do confronto entre Lanus (ARG) e Olmedo (EQU).
GRUPO 3
Boca Juniors (ARG)
Colo Colo (CHI)
Unión Atl. Maracaibo (VEN)
Vencedor do confronto entre mexicanos e bolivianos (3ª vaga).
GRUPO 4
Flamengo (BRA)
Nacional (URU)
Coronel Bolognesi (PER)
Vencedor do confronto entre Wanderers (URU) e Cienciano (PER).
GRUPO 5
River Plate (ARG)
2º representante do Chile (ainda a ser definido).
Universidad San Martín (PER)
2º representante do México.
GRUPO 6
Santos (BRA)
San José (BOL)
2º representante da Colômbia
Chivas Guadalajara (MEX)
GRUPO 7
São Paulo (BRA)
Sportivo Luqueño (PAR)
Atlético Nacional (COL)
Vencedor do confronto entre 3ª vaga (COL) e Audax Italiano (CHI).
GRUPO 8
Fluminense (BRA)
Libertad (PAR)
LDU Quito (EQU)
Vencedor do confronto entre Arsenal (ARG) e Mineros de Guayana (VEN).