PÁGINA OFICIAL DO GOVERNO REPRODUZ BOLSONARO E PREGA “VOLTA À NORMALIDADE”
Canal oficial de comunicação do governo está sendo utilizado para pregar o fim do isolamento social, método utilizado no mundo todo para conter a pandemia do coronavírus
A Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Bolsonaro voltou a ser utilizada para pregar mensagens de cunho pessoal do presidente, e não do governo. Em postagem feita na noite de quarta-feira (25), a página “Governo do Brasil” no Instagram reproduziu o discurso de Jair Bolsonaro, feito em pronunciamento em cadeia nacional, em que defendeu o fim do isolamento social. O vice-presidente Hamilton Mourão, porém, afirmou que Bolsonaro “se expressou mal” e que a posição oficial do governo é, sim, a do isolamento social.
Na mensagem, que acompanha uma imagem com a frase “O Brasil não pode parar”, a Secretaria de Comunicação argumenta que a maior parte das mortes causadas pelo coronavírus são de idosos, ignorando o fato de que os mais jovens podem, muitas vezes, não apresentarem sintomas, e por isso o isolamento é recomendado para todos, e não somente para os grupos de risco.
“Vamos, com cuidado e consciência, voltar à normalidade”, diz a mensagem, indo contra as orientações que vêm sendo dadas no mundo todo.
Jornal Nacional dedica edição para refutar
Enquanto a população batia panelas contra Jair Bolsonaro e Lula fazia uma live sugerindo impeachment ou afastamento do presidente, o Jornal Nacional, da Globo, dedicava praticamente toda sua edição desta quarta-feira (25) para refutar a declaração do capitão da reserva defendendo o fim do isolamento social. A edição teve, ao todo, 1 hora e 30 minutos de duração – muito maior que as edições padrão, que não costumam a passar de uma hora.