RUMORES CORREM E OS UFANISTAS CONTAM COM O OVO DA COPA ANTES DA GALINHA BOTAR

9

Foi só o jornalista Juca Kfouri afirmar, com ares de pitonisa, que a cidade de Manaus já é a sub-sede da região Norte para a Copa 2014 para o ufanismo manoniquim tomar conta da ala governista e de alguns desavisados.

Juca Kfouri, em 25 de janeiro, em seu blogue, afirmou que a cidade de Manaus já estava praticamente confirmada como sub-sede da Copa, unicamente por ser a “capital amazônica mais conhecida no mundo”.

Como do sério jornalista Kfouri não podemos esperar ironia, é de se acreditar que ele esteja realmente apostando suas fichas em Manaus, certamente com informações internas, as chamadas fontes. Mas mesmo assim, inadvertidamente, Kfouri fez uma ironia: se for realmente escolhida como sub-sede da copa 2014 em detrimento de Belém e de Rio Branco, suas concorrentes, Manaus terá sido escolhida apenas pelo acaso geográfico e por questões de ordem marketística. Futebusiness.

Que a Copa do Mundo há muito se organiza em torno dos lucros, em total inobservância do aspecto esportivo, não é novidade. Como afirma em seu livro, “Como Eles Roubaram o Jogo”, o jornalista inglês David Yallop, desde antes da era Havelange – de quem Blatter é discípulo – as escolhas seguiam rigorosos critérios: a compra de votos para a eleição da FIFA, conchavos, mimos e outras benesses. Um jogo da seleção brasileira em qualquer país é garantia de benesses para a classe política do local, bem como votos e vantagens para a cúpula da FIFA.

De qualquer forma, se a questão esportiva pesasse, certamente Belém e até mesmo Rio Branco teriam vantagem. Em Manaus, a despeito do talento dos meninos craques que desfilam pelas ruas e campinhos de terra batida, o futebol aqui não resiste à sanha eleitoral e exploratória dos dirigentes locais sobre as verbas governamentais, e praticamente não existe no âmbito profissional.

Porém, mesmo no aspecto financeiro, Manaus não leva vantagem. Ainda que o futebol tenha se tornado um negócio menos esportivo que midiático, ele requer métodos e critérios de gestão mínimos. Em outras palavras, em matéria e desvios, subornos, benesses e outros mimos, tem que saber fazer. Como faz a FIFA.

O absoluto amadorismo dos dirigentes futebolísticos brasileiros aparece até em organizar um campeonato organizado enquanto negócio, no qual lucrariam mais do que com as atuais estruturas arcaicas, ou como classifica o jornalista Franklin Foer, “o futebol no Brasil é pré-capitalista”. Em Manaus, é pior ainda. É possível que este amadorismo pré-capitalista seja desfavorável à princesinha do Norte na hora da escolha da FIFA.

Os argumentos de que a vinda da Copa poderia alavancar o futebol local beiram a puerilidade, na medida em que se ignora que os investimentos em nenhum momento passarão pelos clubes, que nada têm a ver com o estádio Vivaldo Lima, por exemplo. Além do que, dinheiro nenhum é capaz de dar competência administrativa a quem não a tem.

Mesmo assim, a curta nota do blogue do jornalista fez com que a torcida amazonense, do tipo “só visto a camisa depois que o time é campeão” saísse da toca. Vide os comentários em um outro post deste bloguinho. Até nisso perdemos para Belém, já que lá a torcida pelo recebimento da copa por lá é bem mais crítica.

Enquanto lá o projeto ficou na casa dos milhões, por aqui a cifra chegou a seis bilhões, colocando a proposta amazonense sob a ótica do “vale tudo”. Perigosamente danosa à democracia. O quanto essa escolha será usada por candidatos nas próximas eleições, como argumento chantagista na hora de disputar o voto? O que restará para a cidade enquanto infra-estrutura de uso efetivo após os dois, três jogos, se tanto, da copa?

Enquanto isso, Belém vai se dando bem em receber visitantes de todas as partes do mundo para o Fórum Social Mundial. A despeito dos problemas estruturais e o ressentimento da imprensa oficial, o evento está sendo um sucesso.

Por aqui, não se viu da parte do governo uma negociação da garantia de espaço nas arquibancadas para o povo amazonense. Sabe-se que os ingressos para jogos da Copa são poderosos estimulantes para políticos, juízes, patrocinadores, restando bem poucos para quem é realmente torcedor. Neste sentido, parece-nos que o equívoco abrange as três candidatas. Ninguém ousa questionar a toda-poderosa FIFA.

Não se trata de defender desabridamente a candidatura de Belém ou Rio Branco, mas de levantar um questionamento democrático sobre um investimento de longo prazo em uma cidade. É no mínimo estranho que tantos bilhões sejam desembolsados assim rapidamente para construir uma estrutura para três jogos, quando os clubes da cidade e do estado amargam um certame regional esvaziado e a quarta divisão do campeonato nacional.

No entanto, o assunto traz à tona irracionalidades quase insanáveis, em todas as cidades candidatas. Aqui, teve jornal que acreditou até em notinha da revista Veja citando que Lula teria pedido a Josef Blatter que escolhesse Belém. Quem acompanha o futebol para além das 4 linhas sabe que Blatter faz fumaça midiática, mas quem decide mesmo é o comitê da FIFA, bem menos afeitos a pressões políticas. Ainda assim, o governador Eduardo ‘Schwarzenegger’ Braga deu até prêmio ambiental para o presidente da FIFA.

Belém pode até perder esta disputa, pelos critérios já colocados até pelo jornalista Kfouri, mas em outro quesito, ela já perdeu a batalha. A criticidade a projetos faraônicos e inócuos do ponto de vista da melhoria nas condições de existência das pessoas aqui é zero. E mesmo que a copa venha, tudo indica que isso não vai mudar.

9 pensamentos sobre “RUMORES CORREM E OS UFANISTAS CONTAM COM O OVO DA COPA ANTES DA GALINHA BOTAR

  1. gente, por favor, Belém já era pra ter avisado aos inspetores da FIFA pra eles não irem pra lá por que manaus já ganhou, manaus é a CAPITAL DA AMAZÔNIA, Belém nem Rio branco tem chance alguma, o projeto de manahs é o melhor e os patrocinadores também, pra quem não sabe é SONY, COCA-COLA E A VISA!

  2. MEUS AMIGOS DE MANAUS, EU SINCERAMENTE GOSTARIA QUE TANTO MANAUS QUANTO BELÉM SE UNISSE PARA QUE AS DUAS FOSSEM SUB SEDES DA COPA, POIS AMBAS SÃO MERECEDORAS E COM ISSO AS DUAS SÓ TEM A GANHAR….PQ AS OUTRAS REGIOES PODEM TER DUAS E A REGIÃO NORTE NÃO?

  3. Alex,

    Teu entendimento futepolítico ultrapassou as quatro linhas e fez golaço na proposição democratizante. Teu passe de letra evidenciou a histórico isolamento da região Norte, somente atenuado no governo Lula. Infelizmente, parece que a CBF e a própria FIFA estão menos interessados no desenvolvimento do futebol do que nos lucros. Daí, junta-se esse entendimento equivocado sobre o futebol, com a histórica posição de subalternidade ressentida de muitos amazonenses em relação ao Grão-Pará, e dá nisso.
    Outro aspecto também impediria a união: Ana Júlia e Eduardo Braga não são da mesma seara política. Mas que seria bonito, seria.

    Abraços!

  4. Volta para a tua terra, coisa ruim!

    Coisinha invejosa, ressentida, acrítica e INGRATA!

    Copa é só uma desculpa para atrairmos mais investimentos e melhorarmos a qualidade de vida desse tipo de gente que vem enfeiar a nossa Manaus, como tu!

    Deprimente!

  5. Enquanto Manaus Briga pra aparecer a gente leva a copa na surdina.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! NO NORTE. FUTEBOL SÓ EM BELÉM!!! LÁ TEM GENTE QUE LOTA ESTÁDIO PRA ASSISTIR JOGO E NÃO PELADA DE RUA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!OS MANAUARAS TEM RAIVA DE PARAENSE PORQUE A GENTE É COMPETENTE, COM POUCO A GENTE DÁ NÓ EM VCS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! ATÉ DOMINGO BELÉM COMO SUB SEDE, MAS VCS PODEM VIR ASSISTIR OS JOGOS A GENTE ATÉ GOSTA DE VCS!!! PODEM VIR GASTAR O DINHEIRO DE VCS AQUI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  6. O PARÁ É A GRANDE VERGONHA DESTE PAÍS, ASSASSINOS DE MISSIONARIOS, ASSASSINOS DE NOSSAS FLORESTAS, AS PIORES NOTICIAS PARA O BRASIL E O MUNDO VER VEM DO PARÁ, E AINDA QUREM SER SEDE DA COPA, QUE VERGONHA.

  7. Companheiro Mario,
    a estupidez não precisa de resposta, ela é totalmente visível em sua rasura, ignorância e ressentimento; portanto, os amigos paraenses e todos que veem para além do preconceito dos sujeitos sujeitados, com seu humor, saberão rir de disparates alheados à realidade tanto do Pará quanto do Amazonas.
    Por isso, continue por aí, e não esqueça de avisar os amigos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.