ALCOLUMBRE AFIRMA TER VOTOS PARA APROVAR FIM DA ESCALA 6X1 NO SENADO

0
alcolumbre-senado-768x459

Primeira votação está marcada para quarta-feira (14); proposta precisa do apoio de pelo menos 49 dos 81 senadores em duas rodadas

Por: Raony Salvador: 10/10/2026 –
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), decidiu contra a prorrogação da CPMI do INSS – (Andressa Anholete/Agência Senado)

Davi Alcolumbre (União-AP) informou a colegas que já conta com apoio suficiente para aprovar a PEC que encerra a escala 6×1. O presidente do Senado marcou a primeira votação para quarta-feira (14), enquanto aliados de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tentam deixar a decisão para depois do segundo turno presidencial.

A contagem de votos foi apresentada a senadores antes da confirmação da pauta, segundo a coluna de Bela Megale, em O Globo. Para avançar, o texto precisa receber ao menos 49 votos em cada um dos dois turnos no plenário.

A disputa pelo calendário envolve o impacto eleitoral da proposta. Conforme a reportagem, o grupo de Flávio teme que a votação antes da eleição prejudique o candidato. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) levou o pedido de adiamento a Alcolumbre.

Do lado do governo, Teresa Leitão (PT-PE) apresentará um requerimento para acelerar a tramitação. A líder governista pretende obter um calendário especial que permita encurtar o prazo entre as votações.

Pelo rito previsto, a pauta de quarta-feira inclui a última sessão de discussão e a análise em primeiro turno. Depois, seria necessário aguardar cinco dias úteis para a segunda votação.

Na resposta enviada ao jornal, Alcolumbre afirmou que está cumprindo o compromisso de submeter a proposta ao plenário, com diálogo e respeito às regras da Casa. Sobre o resultado, declarou que caberá a cada parlamentar decidir “com liberdade, consciência e convicção”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.