O ABATE DOS JATOS DOS EUA NO IRÃ SÃO O MAIOR GOLPE PARA A PREPOTÊNCIA DE TRUMP NA GUERRA

0
he-xcp9bqaawils

Publicado por Kiko Nogueira

Os assentos ejetáveis do jato dos EUA abatido no Irã

O abate do caça americano F-15E Strike Eagle no Irã, nesta sexta (3), representa um dos maiores golpes à estratégia militar do governo Trump e coloca em xeque sua credibilidade diante da opinião pública americana.

O incidente, que marca a primeira perda confirmada de uma aeronave tripulada dos EUA desde o início da guerra com o Irã, traz repercussões significativas, especialmente no que diz respeito à percepção do poderio militar dos EUA e ao apoio à continuidade do conflito.

Até o momento, as autoridades dos EUA confirmaram que um dos membros da tripulação foi resgatado com sucesso, mas o segundo ainda está desaparecido.

A questão não é apenas a perda da aeronave, mas o fato de que o Irã, uma nação que Trump ridicularizou publicamente, foi capaz de derrubar um dos aviões de combate mais avançados dos EUA.

Na véspera, em rede nacional, Trump afirmou que o Irã não teria chance de sobreviver a um ataque americano, destacando a falta de capacidade de defesa do país e ridicularizando suas forças armadas. “Eles não têm equipamento antiaéreo. Seu radar está 100% aniquilado. Somos imparáveis como força militar”, declarou Trump, entre a senilidade, a arrogância e a costumeira estupidez.

 

A propaganda do governo sobre a invencibilidade militar está em total desacordo com a realidade. A situação se agrava ainda mais com as imagens aterradoras da operação de resgate, que, evidenciam os riscos de colocar mais tropas americanas em território hostil para tentar salvar os pilotos. Um helicóptero BlackHawk também foi derrubado.

O público americano, já cético com relação aos conflitos no Oriente Médio, agora vê suas expectativas desmoronarem diante de um delinquente no poder. A Guerra do Vietnã, em que a subestimação do inimigo e a confiança excessivalevaram a um desgaste interno, a uma queda de moral e à derrota, é uma lembrança inevitável. O número verdadeiro de baixas está sendo ocultado, segundo o Intercept.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.