IRÃ ANUNCIOU O FECHAMENTO DO ESTREITO DE ORMUZ
Portal Fórum
Teerã reage a ataque dos EUA, Reino Unido e Israel acertando alvos em Doha e Dubai
Em emissão de rádio, a Guarda Revolucionária do Irã anunciou o fechamento do estreito de Ormuz, segundo informa a agência Reuters.
Em um ponto da passagem marítima, a distância entre as margens é de apenas 39 quilômetros, mas a faixa navegável é bem menor.
O Irã domina a margem norte do Golfo Pérsico, que tem ao sul o sultanato de Omã.
A Guarda Revolucionária dispõe de uma frota de barcos rápidos equipados com metralhadoras e de onde soldados podem lançar mísseis de curto alcance.
Os mercados estão fechados, mas o preço futuro de referência do petróleo Brent chegou perto dos 73 dólares o barril, a maior alta dos últimos sete meses.
A maior parte das exportações de petróleo dos paises do Golfo passa pelo estreito de Ormuz.

O estreito de Ormuz, dominado ao norte pelo Irã. Google
Ataques em todo o Irã
Nas últimas horas, Estados Unidos e Israel bombardearam dezenas de alvos em várias províncias do Irã.
Teerã não informa os danos causados pelo ataque. Israel confirmou que entre os alvos estavam o aiatolá Khamenei e o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian.
A mídia local mostrou o trabalho de resgate nas instalações da escola, uma mochila ensanguentada e pais e parentes gritando em busca de sobreviventes.
O presidente Donald Trump conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mas detalhes do telefonema não foram revelados.
O Reino Unido confirmou a participação de sua força aérea no ataque.
Imagens disseminadas nas redes sociais mostram um drone iraniano acertando um radar estadunidense no Bahrain.
Rússia e China condenam
Rússia e China condenaram o ataque liderado pelos Estados Unidos com negociações em andamento.
O New York Times informou que a operação vinha sendo planejada há semanas.
O Irã disparou mísseis em direção a Israel e bases estadunidenses no Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Bahrain e Jordânia.
As principais cidades da região — Riad, Doha, Dubai e Abu Dabi — foram alvos.
No Catar, o Irã disse ter destruído um centro de monitoramento da região que servia aos Estados Unidos.
No Golfo Pérsico, informou ter disparado mísseis contra um navio de apoio estadunidense, conhecido como MST (Maritime Strike Tomahawk).
No vídeo em que anunciou a ofensiva, o presidente Donald Trump confirmou que o objetivo é trocar o regime instalado em 1979 pela Revolução Islâmica.
Ele convocou iranianos a se rebelar.