LULA RETORNA A BELÉM NESTA QUARTA PARA REUNIÕES DECISIVAS DA COP30
Na mensagem, o presidente declarou: “Voltarei a Belém no dia 19 de novembro para encontrar o Secretário Geral da ONU em um esforço conjunto para fortalecer a governança do clima e do multilateralismo”. Segundo o documento, Lula também participará de reuniões com representantes de diversos países, integrantes da sociedade civil, povos indígenas, populações tradicionais, governadores e prefeitos.
A carta foi apresentada no encerramento da Cúpula dos Povos, que ocorre paralelamente à COP30. No texto, Lula destacou a necessidade de estabelecer um mapa do caminho para a transição energética e para o fim do desmatamento ilegal. Ele afirmou que são necessários planos que definam etapas, prazos e metas para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e reverter áreas degradadas.

A conferência termina nesta sexta-feira (21). De acordo com integrantes do governo que acompanham o evento, ainda há pontos em negociação envolvendo financiamento climático, comércio internacional, lacuna de ambição, relatórios de implementação, acordos bilaterais e ações de adaptação. Esses temas seguem em debate entre os países participantes.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também defendeu a criação de um mapa do caminho em sessão ministerial realizada nesta segunda-feira (18). Para ele, o plano deve incluir medidas integradas como valorização das florestas, recuperação de áreas degradadas e cooperação entre governos, empresas e comunidades locais.
Antes de seguir para Belém, Lula cumpre agenda em Tocantins nesta terça-feira (18). O presidente vai inaugurar a ponte Xambioá (TO)–São Geraldo do Araguaia (PA), na BR-153. Segundo o Planalto, a estrutura consolida um corredor logístico que reduz custos de transporte e melhora o escoamento da produção no Tocantins, no Pará e em toda a Região Norte.