MULTIDÕES PROTESTAM EM TODO O BRASIL CONTRA ANISTIA E “PEC DA BLINDAGEM”

0
pint1572

Sob o mote “Congresso Inimigo do Povo”, os manifestantes também exigiram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos de prisão

 

Crédito: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Milhares de pessoas tomaram as ruas das capitais brasileiras neste domingo (21) em atos contra a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado e contra a chamada “PEC da Blindagem”, proposta que condiciona a abertura de processos criminais contra deputados e senadores à autorização do Congresso.

Foram registrados protestos em 33 cidades, incluindo todas as capitais, com destaque para grandes concentrações em Salvador, Recife, Natal, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Sob o mote “Congresso Inimigo do Povo”, os manifestantes também exigiram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão por tentativa de golpe, formação de organização criminosa e outros crimes.

São Paulo

Na capital paulista, o ato ocorreu na Avenida Paulista, em frente ao Masp, a partir das 14h. Convocado por artistas e movimentos de esquerda, reuniu milhares de pessoas que ocuparam ao menos dois quarteirões. Com cartazes e palavras de ordem contra a anistia, os manifestantes exibiram uma enorme bandeira do Brasil, em contraste com o bandeirão dos Estados Unidos usado por bolsonaristas no mesmo local em 7 de setembro.

Rio de Janeiro

Na orla de Copacabana, a concentração começou antes das 15h, horário previsto para o ato. Os gritos de “sem anistia” e “Bolsonaro na prisão” ecoaram na praia, que também recebeu apresentações musicais de artistas ao longo da tarde.

Brasília

Na Esplanada dos Ministérios, a marcha ocupou as seis faixas do Eixo Monumental. O ato começou pela manhã e reuniu milhares de pessoas sob sol forte, em caminhada até o Congresso Nacional. Antes, houve batalhas de rima e discursos de lideranças políticas locais.

O percurso de 1,5 km terminou em frente ao Congresso, onde Chico César encerrou a manifestação com um show.

Cartazes e palavras de ordem criticaram tanto a anistia quanto a PEC das Prerrogativas — apelidada de “PEC da Bandidagem” pelos organizadores. Os manifestantes cobraram ainda o cumprimento da pena imposta a Bolsonaro pelo STF, que o responsabilizou pelos atentados de 8 de janeiro de 2023.

Salvador

Na capital baiana, o protesto aconteceu na Barra e teve a participação de Daniela Mercury, que puxou palavras contra a PEC: “Bandidagem não é com a gente”. O ator Wagner Moura também esteve presente, elogiando a firmeza das instituições brasileiras no julgamento dos golpistas.

Belo Horizonte

Na Praça Raul Soares, no centro da cidade, milhares se reuniram ao som de artistas, entre eles Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu. Os gritos de “sem anistia para golpistas” ecoaram pelas ruas da capital mineira.

Recife

O ato começou às 14h na Rua da Aurora, com forte presença da cultura popular. O bloco de frevo Eu Acho É Pouco e grupos de maracatu embalaram os protestos contra a anistia e a PEC.

Outras capitais

João Pessoa também registrou manifestação, com protestos direcionados ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, apontado como um dos principais articuladores da votação da PEC da Blindagem.

Houve ainda protestos em Belém, Teresina, Natal, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis e diversas outras cidades.

*Com informações do g1 e da Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.