MST-RS REALIZA TRADICIONAL FESTA DA COLHEITA DO ARROZ AGROECOLÓGICO DEPOIS DE UM ANO SEM A CELEBRAÇÃO

0
festa-arroz-mst-750x536

Em 2024, a comemoração foi suspensa devido aos impactos da enchente histórica no estado

A festa, realizada anualmente pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul, marca o início da colheita do arroz orgânico no estado. Em 2024, a celebração foi suspensa, porque a semeadura do grão, que geralmente começa em setembro, precisou ser adiada em razão de duas enchentes históricas na região metropolitana de Porto Alegre no ano anterior. A colheita foi atrasada e, no lugar da festa de março, o MST organizou um seminário sobre os impactos das mudanças climáticas na agroecologia.

Em 2024, quando 50% do arroz plantado em dezembro ainda não havia sido colhido, veio a maior enchente da história do Rio Grande do Sularrasando as lavouras e deixando desabrigadas centenas de famílias de agricultores do MST.

Agora, em 2025, depois de muito trabalho, a comemoração será retomada e celebra a maior produção de arroz orgânico da América Latina.

“Apesar das perdas com as enchentes, com a resiliência e união, semeamos 2.850 hectares de arroz agroecológico e 800 hectares em conversão nos assentamentos de Viamão, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Charqueadas, Guaíba, Tapes e São Gabriel”, informa o MST-RS em nota publicada no perfil do Instagram.

Em 2023, a Festa da Colheita do Arroz Agroecológico reuniu 4 mil pessoas. Além de assentados de todas as regiões do estado, o evento teve a presença de lideranças, autoridades e apoiadores da política de Reforma Agrária.

Serviço
22ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico
Data: quinta-feira, 20 de março de 2025
Horário: a partir das 9h
Local: assentamento Filhos de Sepé, Viamão (RS)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.