APÓS TROCAR IEMANJÁ POR YESHUA EM MÚSICA, CLÁUDIA LEITTE É DENUNCIADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO POR CONDUTA ‘DEGRADANTE E DISCRIMINATÓRIA’

0
image_processing20241219-2385620-kxnwmk
RACISMO?

‘O nome disso é racismo’, sentenciou o secretário de Cultura de Salvador

Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

 20

Cláudia Leitte pode ser indiciada pelo Ministério Público, caso a denúncia seja acolhida – Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Claudia Leitte foi denunciada ao Ministério Público (MP) da Bahia por conduta “difamatória, degradante e discriminatória”. A artista trocou a frase “saudando a rainha Iemanjá” por “eu canto meu rei Yeshua”, na música “Caranguejo”. A deturpação da letra da canção ocorreu no Candyall Guetho Square, em Salvador, no último sábado (14).

A denúncia foi levada ao Ministério Público pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum, e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro).

Leia mais: Artigo | Intolerância religiosa ou racismo religioso?

Agora, o MP decidirá se acolhe a denúncia, que será analisada pela promotora Lívia Sant’Anna Vaz. Caso acate, o órgão indiciará a cantora e determinará quais crimes foram cometidos.

Em suas redes sociais, Pedro Tourinho, secretário de Cultura de Salvador (BA), lamentou o episódio. “Quando um artista saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua repercussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo.”

Edição: Martina Medina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.