ATAQUE CONTRA A MISS SÃO PAULO É TENTATIVA DE INVISIBILIZAR A BELEZA NEGRA

Para secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Silva, ideia de “beleza exótica” criada pela sociedade é racismo velado
Ataque contra a Miss São Paulo é tentativa de invisibilizar a beleza negra
Escrito por: Rafael Silva – CUT São Paulo
Desde que venceu o concurso de Miss Universe São Paulo, na noite de 24 de julho, a modelo Milla Vieira tem sofrido inúmeros ataques e ameaças em suas redes sociais, com comentários contestando a escolha da organização do concurso.
Por meio de perfis anônimos ou mesmo em contas reais, diversos usuários do Instagram foram à página de Milla escrever comentários como “ganhou pela cota, só pode”, “Vc é a MISSericórdia só se for” e “perderam a noção de beleza mesmo, lacração tá f… hoje em dia”, são algumas das agressões registradas.
As organizações do Miss Universe São Paulo emitiram uma nota de repúdio sobre o caso, condenando os ataques e se colocando à disposição de Milla para a tomada das providências legais, como a identificação dos usuários para que eles possam responder pelos crimes.
Moradora de São Bernardo do Campo, Milla, de 33 anos, irá representar o estado de São Paulo no concurso nacional, previsto para ocorrer em setembro. Ela venceu a disputa que tinha 32 participantes.
Nas redes, a modelo respondeu aos ataques e recebeu diversos apoios. “Por que tanto incômodo? Por que tanto ódio? Internet não é terra sem leis, e os responsáveis serão sim penalizados. Aqui a “cultura do hate” não se perpetuará”, escreveu Milla.
“Vivemos um Brasil onde a história da nossa diáspora africana não é contada nos livros escolares, a nossa cultura não é valorizada e nossa beleza ainda é tida como exótica. Querem nos deixar invisibilizados e precisamos ter meios de punir de fato esses racistas que se escondem através de seus avatares para continuar perpetuando o racismo”, finaliza Rosana.