EM EVENTO NO INTERIOR DE SP, MST LANÇA MAIS DE 700 CANDIDATURAS PARA ELEIÇÕES 2024

0

As pré-candidaturas do MST estão espalhadas em 12 partidos. A maioria, 215, está no Partido dos Trabalhadores

Igor Carvalho
Brasil de Fato | São Paulo |

 

250 pré-candidatos do MST estiveram em Guararema para participar da plenária convocada pelo movimento – Jeivison José

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) lançou, nesta terça-feira (9), mais de 700 pré-candidaturas que disputarão as eleições municipais de 2024. O anúncio foi feito durante evento na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, no interior de São Paulo. 

Do total de pré-candidatos, 250, de 22 estados, compareceram pessoalmente em Guararema para participar da plenária convocada pelo movimento e discutir aspectos políticos e burocráticos das campanhas. Entre os postulantes aos cargos públicos estão assentados, acampados e aliados do MST.

Também participaram do encontro os deputados federais Orlando Silva (SP) e Simão Pedro (SP), representando PCdoB e PT, além da presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi. 

“Usar o boné do MST, pedir voto em nome do MST e falar em nome do MST é se comprometer com a nossa base, com o nosso povo e com as bandeiras do movimento”, disse João Paulo Rodrigues, da Direção Nacional do MST, na abertura do encontro.

As pré-candidaturas do MST estão espalhadas em 12 partidos. A maioria, 215, está no Partido dos Trabalhadores. Simão Pedro saudou as pré-candidaturas do movimento. “A chegada de vocês para a disputa eleitoral será fundamental para mudar a correlação de forças. Onde não há vereadores nossos, poderemos eleger. Onde há, nós vamos dobrar ou triplicar, para ganhar mais força.”

Para Coradi, “a eleição deste ano será complexa. Embora a extrema direita tenha perdido a eleição presidencial de 22022, ela segue organizada e forte, será uma dura batalha nas urnas.”

Durante o encontro, os pré-candidatos terão ainda encontros com estrategistas de campanhas petistas, como o marqueteiro Sidônio Palmeira, que trabalhou na eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022. 

Otávio Nunes, marqueteiro responsável pela campanha do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em 2022, quando perdeu a eleição para governador de São Paulo, também falará com os pré-candidatos sem terra. João Pedro Stédile, da Direção Nacional do MST, e a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, também falarão durante o encontro.

Orlando Silva celebrou a iniciativa do encontro. “A agenda do MST vai muito além do campo. Organizar candidaturas no país inteiro fortalece não apenas o movimento, mas toda a esquerda. Vejo muitas mulheres e jovens neste evento, isso é fundamental”, finalizou o deputado federal.

Edição: Nathallia Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.