EM VÍDEO, CHICO E JOÃO BOSCO CANTAM ‘O MESTRE SALA DOS MARES’, JOÃO CÂNDIDO: O DESEJO DA LIBERDADE-HISTÓRICA QUE A FORÇA NÃO PODE APAGAR

0
images

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG

 

Não adianta a força tentar apagar o DESEJO da LIBERDADE-HISTÓRICA: O marinheiro, João Cândido, que liderou a Revolta da Chibata no navio em que os negros eram continuamente torturados.

Chico Buarque e João Bosco - Sinhá

Foi uma ato de Liberdade simples, em 1910: revoltados, eles apontaram os canhões em direção da cidade do Rio de Janeiro, e prometeram disparar se não fossem atendidos em sua causa: a Liberdade de não serem mais torturados e presos.

 

Atendido em seu pedido, os militares prometeram que os negros não sofreriam mais castigos, e João Cândido não sofreria nenhuma represália. Ele se entregou, e, em seguida, os militares descumpriram o prometido. O torturaram e o prenderam na Ilha das Cobras.

Chico Buarque e João Bosco fazem show surpresa no morro do ...

Com o passar do tempos, João Cândido foi transformado em herói, símbolo da luta libertária dos negros no Brasil. Porém, essa semana, o comandante da Marinha, almirante, Oslen, se posicionou contra o “navegante negro”.

 

Só que no ano de 1975, em plena a ditadura civil-militar que sequestrava, prendia, torturava e assassinava quem lutava pela Liberdade, Aldir Blanc e João Bosco, compuseram o símbolo do Samba de Defesa dos Negros, O Mestre Sala dos Mares que foi gravado por várias cantoras e cantores. 

 

Acompanhe com a letra.

O MESTRE SALA DOS MARES

Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu

Conhecido como o Navegante Negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar
Na alegria das regatas

Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas
Jovens polacas
E por batalhões de mulatas

Rubras cascatas jorravam das costas dos santos
Entre cantos e chibatas
Inundando o coração do pessoal do porão
Que a exemplo do feiticeiro gritava então

Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história

Não esquecemos jamais
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais

Mas salve
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais

Mas faz muito tempo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.