O ANIVERSÁRIO É DE BRECHT(1898-1956), MAS É ELE QUEM PARABENIZA OS BRASILEIROS COM SEU POEMA: ELOGIO DO APRENDIZADO!

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG
“VOCÊ TEM QUE ASSUMIR O COMANDO”!
Mais do que nunca, o alemão, Brecht, teatrólogo, dramaturgo, roteirista, crítico de arte, poeta, romancista, criador do Teatro Dialético, o Método de Interpretação e Encenação que não cria Empatia-Alienante como o teatro gastronômico-burguês, mas, acima de tudo, Homem-Político engajado e responsável pela Produção da História da Liberdade Humana, tem razão ao apresentar, mais uma vez, seu poema “Você Tem Que Assumir O Comando“, aos brasileiros.
É essencial aprender os conhecimentos que uma Educação-Democrática pratica para que a Sociedade Brasileira não seja vítima por mais uma vez da tirania. Aprender é assumir o Comando. Não o Comando, exclusivamente, dos outros, mas o comando de si mesmo, pois quando se comanda a si mesmo se Comanda-Coletivamente. Se confirma, com Marx, que cada mulher e cada homem é ela mesma e ele mesmo, a sociedade, o estado, o mundo. Não se pode falar em liberdade dos outros quando não se é livre em si mesmo.
Com Brecht, se entende o fator-alienante que permitiu Bolsonaro ser eleito, e com sua gangue, enfraquecer as instituições brasileiras e colocar o país na pior situação econômica-social de sua história. Brecht é um mestre em Liberdade: enfrentou o nazismo de Hitler. Pode falar com autoridade do nazismo no Brasil.
A maior parte dos brasileiros ainda não aprendeu que só a aprendizagem leva ao ato de comandar uma sociedade em seu benefício-geral e não só em benefício de alguns privilegiados. “Nunca é tarde demais”, para aprender que criar outra sociedade Normalmente-Democrática, é possível. Não deve esperar apenas dos partidos de esquerda e governantes-progressistas. São todos que devem aprender a Dialética do Comando.
Só o aprendizado enfraquece o medo, a culpa, a ilusão, o misticismo que produz, mantém e alimenta a ousadia das aberrações dominadas pela pulsão de morte que procuram o poder para sadicamente causar dor na população e ainda se sentirem importante. Quando se encontram apenas sublimando seus traumas-perversos. Como se a sociedade fosse responsável pelas infâncias assassinadas que foram vítimas dos que lhes deveriam amar e lhes auxiliarem a acreditar na solidariedade para poderem atingir a Dimensão-Humana que não atingiram.
Pois é, Brecht! Neste 10 de fevereiro de 2024, vamos envolver com ternura e inteligência o seu Elogio do Aprendizado e agradecer a sua preocupação com o Devir-Povo-Brasileiro, principalmente neste momento em que a história do Brasil começa a mudar com a possível prisão de Bolsonaro e sua gangue!
ELOGIO DO APRENDIZADO
Aprenda o mais simples!
Para aqueles
Cuja hora chegou
Nunca é tarde demais!
Aprenda o ABC; não basta, mas
Aprenda! Não desanime!
Comece! É preciso saber tudo!
Você tem que assumir o comando!
Aprenda, homem no asilo!
Aprenda, homem na prisão!
Aprenda, mulher na cozinha!
Aprenda, ancião!
Você tem que assumir o comando!
Frequente a escola, você que não tem casa!
Adquira conhecimento, você que sente frio!
Você que tem fome, agarre o livro:é uma arma.
Você tem que assumir o comando.
Não se envergonhe de perguntar, camarada!
Não se deixe convencer
Veja com seus olhos!
O que não sabe por conta própria
Não sabe.
Verifique a conta
É você que vai pagar.
Ponha o dedo sobre cada item
Pergunte: O que é isso?
Você tem que assumir o comando.
Bertolt Brechet, Elogio do Aprendizado, in Poemas 1913 – 1956.