PREVISÕES DE MÃE AYNÊ GEGÊ PARA O ANO DE 2024!

0
orixas021

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG E BLOG ESQUIZOFIA 

 

Já tornaram-se gloriosas e excelsas as previsões apresentadas todos os fins de anos pelo site AFINSOPHIA.ORG e o Blog ESQUIZOFIA, das entrevistas com Mães ou Pais de Santos, produzidas por membros da ONG, Associação Filosofia Itinerante (AFIN), que há 21 anos trepida, sem fins lucrativos, a passividade muito bem alocada e domesticada de grande parte dos moradores e governantes de Manaus e, este, ano, como não poderia ser diferente, o DEVIR-AFRO-FUTURO também se MOVIMENTA.

 

Hoje, a grandeza e singeleza sensível-intelectível-sacro-estética-ética é movida pela práxis e poieses de Mãe Aynê Gegê. Mulher dignificadora da feminilidade em seu grau superior de singularidade-natural que recebeu os membros da AFIN em seu sítio, Xangô Gô-Gô, juntamente com seu gatos e cachorros, todos expressando a alegria que todos seres naturais deveriam expressar pela composição que fazem com seus responsáveis. Além, dos gatos e cachorros, Mãe Aynê Gegê, nos recebeu com alguns litros de licores de sua lavra compostos com frutas telúricas. Diriam os deuses gregos: “Essas bebidas colocam nossos vinhos nas sandálias!”. Não nos colocaram nas sandálias, mas quase nos jogam no chão, sem precisar incorporar nenhuma entidade. 

 

Não será necessário apresentar as categorias intelectual, erudita e sensitiva de Mãe Aynê Gegê, visto que elas surgiram em suas levezas durante o devir da entrevista. O que seria impossível não serem reveladas dada a originalidade-sapiente de Mãe.

 

Vamos iniciar o já iniciado MOVIMENTO, posto que a VIDA não tem instante. A temporalidade Passado, Presente e Futuro é apenas uma pulsação cronológica criada por nós para mantermos nossas reiterações narcísicas-obsessivas de nossas cotidianidades em formas de esteriótipos sócios-culturais para nos iludirmos suavemente.

 

ASSOCIAÇÃO FILOSOFIA ITINERANTE (AFIN) (Só alegria) – Então, querida Mãe Aynê Gegê, o que nos espera em 2024? O quadro brasileiro vai ser pintado com as mesmas cores do ano 2023?

MÃE AYNÊ GEGÊ (Gargalhando, afagando um gato cinza no colo) – Terá algumas cores semelhantes, mas estaremos mais para as cores do Expressionismo! 

AFIN (Surpresa) – Como assim?

MAG (Sorriso) – Se o incolor dos quatro anos terríveis bolsonaristas, quase desapareceram em suas totalidades em 2023, em 2024, como alegra o samba, “este ano não vai ser igual aquele que passou”. Apesar do reacionário Congresso que o Brasil tem. Que, respeitando a verdade, é o Congresso mais reacionário que o Brasil já teve. Calculista, ambicioso e, mais, profundamente dominado pela ignorância e estupidez.

AFIN – Mas, mesmo assim, o Lula vai conseguir novos avanços?

MAG – Vai. Apesar de sua coluna comprometida, ele tem jogo de cintura. Sabe matar no peito e sentar o birranho. 

AFIN – Mas, a senhora não acha que ele abre as pernas demais para as direitas? Inclusive colocando em cargos vários bolsonaristas e deixando de fora companheiros que são do partido dele, sofreram fazendo campanha e não ganharam nem a do burro?

MAG – Primeiro, não coloquem o burro nessa história que ele não tem nada a ver com os negócios ditos dos homens, como diz o teatrólogo alemão, que vocês conhecem, Brecht, e o burro não é burro, ele é natureza. Esse nome é prepotência linguística humana. Segundo, Lula, abre as pernas porque ainda pode, mas vai chegar um momento que mesmo que ele queira, não vai mais abrir. Vai ser quando os movimentos populares se emputecerem, forem para cima e mostrarem que quem o elegeu foram eles. Inclusive nós: agentes históricos da cultura-afro e vocês das ONGs-Democráticas.

AFIN – Essa pegou forte! Mas as cores de 2024 vão vibrar mesmo? As direitas do Lira e do Pacheco vão sentir que o governo é Democrático-Popular?

MAG – Vão! Esses comportamentos delas, acreditando que estão por cima da carne seca, como, também, a mídia-fascista, vão mudar. Elas vão ter que deixar a alucinação e o delírio que são poderosas e fazem e desfazem e que o governo é formado por um bando de abestalhados-concordinos, sempre apavorados com um golpe cívico-militar. 

AFIN – Mas a população também não é responsável por essas posições erradas do governo em ceder para esses antidemocratas?

MAG – Calma, companheiras e companheiros! Na eleição presidencial de 2022, a maior parte da população brasileira mostrou que é democrata. Lula não teve só os votos que apareceram e Bolsonaro não teve a votação que foi mostrada. Não devemos esquecer que a corrupção eleitoral, comandada por Bolsonaro e seus semelhantes, correu frouxa. Foi a maior da história eleitoral do Brasil. Mas, mesmo assim, a democracia venceu. O que mostra que o Brasil não se encontra dividido. A maioria da população é democrata, mesmo com alguns institutos de pesquisas mostrando, delirantemente, divisão.

AFIN – Falando em Bolsonaro, a senhora acredita que ele vai ser preso esse ano?

MAG (Sorrindo com o gato pulando de seu colo) – Uma pequena observação: é a segunda vez que vocês me chama de senhora. Não esqueçam: a Senhora encontra-se no Céu e eu me encontro na Terra, e, neste momento, conversando com vocês.

AFIN – Fomos mal! Mas, o cara de paisagem, vai ser preso?

MAG – Ele já se encontra preso. Quando alguém não pode futurar com seus objetivos, já se encontra preso, imóvel no presente-passado. Inelegível já lhe faz um preso. E ele sabe disso e sofre como qualquer presidiário. Qualquer não. O mal que ele fez para a sociedade brasileira nenhum preso fez. Porém, respondendo o que vocês querem mesmo ouvir, vou responder: 2024 será o ano em que Bolsonaro vai mudar de endereço: Vai Preso! Podem economizar para comprar os foguetes e as bebidas para a comemoração. Mas, um sujeito-sujeitado tão deprimente e sem qualquer importância social, não se deve gastar dinheiro com ele, mesmo para comemorar sua prisão. É melhor comemorar com o fim do terrorismo de Israel em Gaza, comandado por pelo nazista-Netanyahu. 

AFIN – Quer dizer que o Bolsonaro já era para a vida política?

MAG – Não!

AFIN (Surpresa) _ Não!?

MAG – Não. Bolsonaro nunca teve vida política. Ele entrou nessa onda por dois motivos. Um, não tinha o que fazer, depois de deixar o Exército e cobiçava grana. Dois, ele viu que o Rio de Janeiro tinha grupos com estados psicológicos que poderiam lhe eleger. Como elegeu ele e os filhos. Viram a ineficiência total dele na Câmara Federal?

AFIN – E a reforma do Ensino Médio, vai acontecer?

MAG – Vai. Mas, os estudantes e todos que estão envolvidos na melhora da educação escolar, têm que lutar, porque o ministro da Educação e alguns de seus auxiliares, não sabem que a Educação Escolar é responsável, também, como a família, pela inteligência, pensamento e consciência social da população. Ela pode mudar os quadros neurótico e psicótico propagado pela internet. Não esquecer que a maioria dos que tem programa influenciador e o influenciado que lhe segue, é dominado por sentimento de inferioridade e culpa-inconsciente, e acreditam que são dotados de conhecimentos necessários para a sociedade. Quando não são. Não atingiram o grau da crítica. Acreditem. É possível que mais de 70% dos conteúdos veiculados na internet, principalmente, via facebook, sejam atentatórios à saúde mental. A internet tem um forte componente de esquizofrenização. E, além de quê, cada pessoa é responsável por sua escolha.  

AFIN – E sobre às eleições municipais. Você, gostou do você?, acredita que serão eleitos mais prefeitos e vereadores democratas, do que fascistas, como ocorreu nas eleições passadas?

MAG – Bem, vamos ter que ter muito cuidado. Lula, através das imposições de Lira e Pacheco, tem saltado muita verba para deputados e senadores que imaginam candidaturas às prefeituras, ou, financiar candidaturas de cupinchas. Isso já conta contra os democratas. Porém, se a militância for para cima, os candidatos democratas serão eleitos em sua maioria. E, também, temos um trunfo: a maioria da população sentiu que a vida melhorou com o governo Lula e pode votar contra o bolsonarismo que um dia votou.

AFIN – E se o Lula resolver apoiar candidatos das direitas, como a democracia vai vencer?

MAG – Eu estou fazendo previsões para 2024. Não estou fazendo adivinhação. Quem fazia adivinhação eram os profetas. Novamente, é preciso os movimentos populares irem para cima de Lula para ele não entrar nessa traição à Democracia. Mas, acredito que vamos eleger mais prefeitos e vereadores democratas.

AFIN – Agora, uma pergunta que pega a gente diretamente. Uma pergunta muito cavernosa dado os personagens cavernosos que ela envolve e implica. Em Manaus, o eleitorado vai eleger um prefeito democrata, já que faz anos que essa bela realidade não ocorre? 

MAG – É muito difícil. Uma grande parte do eleitorado de Manaus é alienada, conformada, mistificada, e, até, masoquista. Por isso, ainda tem muito bolsonarista aqui. Uma prova de desvitalização política-social-religiosa-estética-ética.

AFIN – E se o Partido dos Trabalhadores lançasse candidatura própria? Ele teria chance de ganhar?

MAG (Gargalhando) – O PT de Manaus perde para ele mesmo! Grande parte de seus membros já se acostumou com seu triste e ridículo papel de coadjuvante de candidaturas das direitas. Estes membros só querem, como lambaios, garantir a imoral lógica do “meu pirão primeiro”. 

AFIN – Segundo o que corre além das bocas das Matildes, têm um forte grupo, dentro do partido, querendo lançar candidatura própria. Se ele lançar, tem possibilidade de ganhar?

MAG (Distribuindo doses de licor e tomando logo sua talagada) – Se jogar o corpo inteiro na massa, começando calando os inimigos internos do partido e a Direção Nacional, que também, muitas vezes, é contra candidatura própria, é possível que sim. Mas, depende do candidato. Se for um folclórico ou uma folclórica, não ganha nem esperança. Há uma grande parte da população manauara esperando esse clamor-democrata de um partido de esquerda com um discurso totalmente diferente do já estabelecido sem qualquer sinal de Vida. O arcaico, vulgar, anêmico, chantagista, mercadológico das direitas. Inclusive eu e minha família que faz tempo que nunca votou em nenhum falso democrata.  

AFIN – Quer dizer que se o PT lançar candidatura própria e cair na luta de corpo e alma, é possível a vitória?

MAG – Eu não jogo sinuca, mas se o PT aproveitar a boa mudança que vem ocorrendo no Brasil, pós-destruição-Bolsonaro, o PT de Manaus, nesta eleição prefeitural, é a bola da vez. 

AFIN – E se no final prevalecer o baba-ovismo de alguns membros do PT, mas os partidos de esquerda PT, PSOL, PSTU, PCdoB, PCB, e outros desta direção política, se aliançarem e lançarem candidatura própria, é possível a vitória das esquerdas?

MAG – Sim! Todavia, é imprescindível colocar como práxis e poieses, como diz o filósofo Nietzsche, “a arte de deslocar perspectivas”, visto que a mesma perspectiva dos partidos de direita, mantida durante todos esses anos, obnubilou as percepções e concepções de grande parte do eleitorado manauara que morreu e não avisaram para ela, por isso, ela esqueceu de se enterrar. Enquanto ela não se enterra, é possível as esquerdas ressuscitá-la com novas perspectivas.  

AFIN (Todos empurrando talagadas de licor) – Carafo, mano!? Essa foi fuderosa!

MAG – Não é simples, mas é possível, pois tudo é uma questão de mudança de perspectiva. E a pedagogia-política é essa: fazer o eleitorado mudar de perspectivas.

AFIN (Muito contente) – Grande verdade! E sobre esporte. Vamos ter boas previsões?

MAG (Empurrando outra talagada de licor) – Vamos. Que na verdade não é surpresa.

AFIN (Ansiosos) – Qual?

MAG – Neymar vai continuar sem jogar. 

AFIN (Gargalhando) – Para o bem do futebol! 

MAG – A boa previsão, é o desempenho das jogadoras da Seleção de Vôlei do Brasil que vai fascinar o mundo. Como também as participações de vários atletas nas Olimpíadas de Paris entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. Nosso atletas vão mandar ver nas disputas das medalhas. Vamos ganhar tanta medalha de ouro que os bandidos-garimpeiros-fazendeiros que exploravam e exploram as terras indígenas vão sofrer de invejas.

AFIN – E sobre o movimento artístico de Manaus, vai melhorar?

MAG – Primeiro mudem o enunciado movimento. Aqui não tem movimento de quase nenhum seguimento profissional ou atividade de qualquer especie. Parece que todos sofrem da maldição da alienação médica. A classe médica é um exemplo de alienação. Jamais lutou ou luta pela criação de uma política médica que dignifique a saúde pública da população. Vejam o exemplo dado pelo governo na pandemia com milhares de mortos, e mesmos assim o barco-alienado de Hipócrates continua encalhado. A política de saúde de Manaus, como do estado do Amazonas, no geral é resumida em propaganda, hipnóticos marketings. 

AFIN – Mudando o enunciado. Os artistas de Manaus vão apresentar alguma novidade em suas criações e comportamentos como vozes das mudanças sensíveis, intelectíveis-estéticas-éticas?

MAG – Não! Vão continuar alienados, defasados de consciências e produções, e na mesma pisada dois pra lá dois pra cá, sem sair do blá-blá-bá. E a compulsiva desnarcisação de que são inteligentes e necessários para felicidade da comunidade como semelhantes dos governos reacionários, vai permanecer como unidade-molar.

AFIN – Bem, Mãe Aynê Nenê, o papo se continuar vai até a eternidade, mas como somos simples mortais, vamos ter que por um termo chamado de até breve. Mas, antes temos uma previsão para você. Você vai assistir em 2024, a peça Para Criar Uma Cidade que será apresentada pelo Teatro Maquínico da AFIN, cujo tema trata das eleições municipais e a tentativa de eleger alguém que, com ajuda do povo, possa fazer de Manaus uma Cidade, já que Manaus continua uma não-cidade. E quando se habita um território que não é uma cidade, não se tem cidadania e, consequentemente, não se pode ser considerada cidadã e nem considerado cidadão.

MAG (Gargalhando) -Essa vocês me pegaram no jeito! É claro que esse futuro que vocês me mostram, vai se realizar com toda certeza!

Beijos e Abraços em vocês e todos os acessantes do AFINSOPHIA e do ESQUIZOFIA! Tudo em nome da DEMOCRACIA! 

  

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.