COM MILEI, ARGENTINA DÁ UM SALTO PARA O DESCONHECIDO

0

O país deu uma guinada inédita no ano que comemora 40 anos de democracia e agora enfrenta o desconhecido, como EUA e Brasil enfrentaram.

Reprodução vídeo

do El País

por José Pablo Criales

A Argentina, o país de crise económica perpétua, abraçou a extrema direita como uma tábua de salvação. Javier Milei venceu o segundo turno deste domingo com 55,95% dos votos e será presidente a partir do próximo dia 10 de dezembro.

Um país exausto e revoltado disse não nas urnas ao peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia, que prometeu governar apelando à oposição para enterrar a discórdia que rege a política há quase duas décadas. Não foi suficiente. O país deu uma guinada inédita no ano que comemora 40 anos de democracia e agora enfrenta o desconhecido, pegando uma onda que Donald Trump nos Estados Unidos e Jair Bolsonaro no Brasil já percorreram.

Milei, um autoproclamado economista acadêmico que se destacou como apresentador de talk show de televisão, deu dois enormes saltos nos últimos anos: em novembro de 2021 chegou ao Congresso com uma força residual de apenas cinco cadeiras, e neste domingo tornou-se presidente.

O apoio que recebeu do ex-presidente liberal Mauricio Macri (2015-2019) foi fundamental para sua vitória. Macri ficou de fora da disputa após a derrota de sua rival, Patricia Bullrich, no primeiro turno eleitoral realizado em 22 de outubro, mas demorou horas para apoiar abertamente o candidato de extrema direita e assim dar-lhe um verniz democrático que, finalmente, foi suficiente para convencer os indecisos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.