LULA DEMITE COMANDANTE DO EXÉRCITO, GENERAL JÚLIO CÉSAR DE ARRUDA QUE FORA EMPOSSADO POR BOLSONARO

Agora, quem assume o cargo é o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, atual Comandante Militar do Sudeste
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu neste sábado (21) o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, informou o portal G1.
A decisão se deu um dia após uma reunião entre Lula, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas.
Esta semana, Arruda foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) pela deputada eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP) por suposta prática do crime de prevaricação.
Segundo a denúncia, o general não teria se empenhado em desmobilizar o acampamento bolsonarista montado em frente ao quartel-general do Distrito Federal.
Ontem, Múcio afirmou que a invasão dos Poderes por bolsonaristas não teria entrado na pauta da reunião. Anteriormente, no entanto, Lula já havia defendido a punição de militares envolvidos nos atos golpistas.
Arruda foi empossado interinamente como comandante do Exército ainda no governo Bolsonaro, em 30 de dezembro.
A nomeação se deu por meio de um acordo com a equipe de transição do governo para que a troca do comando ocorresse antes da posse de Lula. Na ocasião, Arruda era o general mais antigo da Força.
Agora, quem assume o cargo é o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, atual Comandante Militar do Sudeste (CMSE), que já defendeu abertamente que o processo eleitoral deve ser respeitado independentes de posições pessoais.