LULA ENCERRA PASSAGEM PELA COP27 COM SECRETÁRIO-GERAL DA ONU E AUTORIDADES DA ALEMANHA E NORUEGA

0

BRASIL NO MUNDO

Presidente eleito deixa o Egito após participação exitosa na Conferência do Clima e segue para Portugal, onde terá reuniões com autoridades do país europeu

Lula e António Guterres, secretário-geral da ONU, em reunião na COP27, no Egito.
Créditos: UN Climate Change/Divulgação

Por Ivan Longo

GLOBAL  17/11/2022 · 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou nesta quinta-feira (17) sua passagem pela Conferência para o Clima das Organização das Nações Unidas, a COP27, no Egito, fazendo mais reuniões bilaterais com lideranças globais.

Pela manhã, Lula participou do Fórum Internacional dos Povos Indígenas. Já na parte da tarde, teve uma reunião com o secretário-geral da ONU, o português António Guterres. O conteúdo do encontro não foi revelado, mas o presidente eleito já havia anunciado, em discurso na quarta-feira (17), que pediria a Guterres para que o Brasil, mais especificamente algum estado da Amazônia, seja a sede da Conferência para o Clima em 2025.

Após a reunião com Guterres, Lula esteve com o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, que após o encontro anunciou que seu país deve reativar os investimentos no Fundo Amazônia, que havia sido suspenso após o ex-ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, alterar as regras de financiamento.

Depois, o presidente eleito esteve, ainda, com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, com quem também tratou sobre o Fundo Amazônia.

Ao longo da Conferência para o Clima no Egito, desde que chegou ao evento, no início da semana, Lula fez inúmeras reuniões bilaterais com lideranças do mundo todo. Entre os encontros de destaque, estão, por exemplo, com representantes das duas maiores economias do mundo: John Kerry, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos e enviado pelo governo do país à COP, e Xie Zhen Hua, Alto Representante da China para o clima.

Nesta quinta-feira (18), Lula estará em Portugal, onde terá reuniões com o primeiro-ministro do país, António Costa, e com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

TEMAS
Lula
António Guterres
ONU
COP27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.