PESQUISAS MOSTRAM QUE POBRES VOTAM EM LULA E RICOS NO “PINTOU UM CLIMA”. PERGUNTA-SE: QUEM É O ANALFABETO-POLÍTICO?

0

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG

 

Lula é um Ser-Humano que confirma a Vocação-Existencial da Singularidade Sensível, Intelectual e Ética. Expressa em si a síntese da Subjetividade e Objetividade do Princípio de Realidade Político-Econômico-Social. Confirma o Mundo que tem sempre que ser criado para que a Mulher e o Homem no Brasil sejam alegres afetiva e cognitivamente.

 

Bolsonaro é a pura abstração do Princípio de Realidade. Suas considerações sobre o Mundo são claramente produzidas por sua consciência como produto do idealismo-hegeliano, onde seus conteúdos nascem em sua subjetividade e não como resultante da experiência direta no mundo exterior. Excitação contínua da Vida.

 

É a mesma fantasia-abstraída da consciência burguesa que só tem o Mundo como seu em-si. Na sabedoria-povo: em seu umbigo protegido por anéis de aço. Nunca vai fora de tão preso em sua subjetividade. Quando se refere ao exterior somente expressa abstrações de seu narcisismo-exacerbado. Negação do investimento da energia-libidinal no Mundo. Predomínio do Narcisismo de Morte, como afirma o psicanalista André Green. 

 

Todos os instituto de pesquisa-eleitoral, mostram que a classe pobre vota em Lula, o Sapo Barbudo, o Lulu, enquanto a classe rica, emburguesada, vota em Bolsonaro, o xenofóbico, canibal e “pintou um clima”. É fácil compreender o eleitor de Lula: ele vive o Princípio de Realidade como seu candidato, sem abstrações e nem como reflexo e defesa de seu ego-fóbico, como perambula, entulhando o Mundo, o eleitor de Bolsonaro. Todo iniciante estudante de psicologia, no Ensino Fundamental, sabe que todo burguês é fóbico e seu mais eficaz mecanismo de defesa é sua paranoia. Sem sua paranoia de classe-abastada-alienada, ele não sobreviveria. 

 

O pobre tem do Princípio de Realidade a compreensão-geral de sua estrutura. Sabe o valor de seu salário como forma de exploração de sua força de produção. Sabe todos os preços dos alimentos que necessita para sua sub-vivência. Sub-vivência mesmo. E não sobrevivência, pois o capitalismo só lhe permite sub-viver. Ficar abaixo da escala do viver.

Sabe que tudo que tem valor-monetário, aluguel da casa, sapato, roupa, remédios, a prostituição, o menor abandonado, é determinado pela força de exploração-burguesa. É um sábio do Princípio de Realidade, porque não é um Analfabeto Político. Sabe que a falsa-religião, como os falsos evangélicos e os falsos-pastores, fazem parte dos pilares que sustentam o gigantesco-edifício da riqueza-burguesa, por isso votam em Bolsonaro.

 

É essa falsa-religião, que abstrai e trai o Ser-Humano, que Marx afirma que “é o ópio do povo”. Anestesia os Sentidos e atrofia a Inteligência impossibilitando a Vivência da Ética-Coletiva. E não a verdadeira religião de Cristo Filho de Maria e José. 

 

 Diante dessa imperiosa desgovernança com sua força irracional que o Brasil passa, se faz necessário uma breve olhada no Poema de Brecht, O Analfabeto Político, onde uma parte da população exibe com orgulho e denodo seu diploma de analfabeto político. 

 

“O Analfabeto Político” 

 

O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala e não participa dos acontecimentos políticos.

 

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro, que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.

 

Não sabe o imbecil, que da ignorância política nascem a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e bajulador das empresas nacionais e multinacionais.” (Bertolt  Brecht)

  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.