TRACKINGS DO MDB E PT APONTAM SIMONE TEBET EM TERCEIRO LUGAR E LULA VENCENDO NO PRIMEIRO TURNO

0
f960x540-88582_162657_0

ELEIÇÕES 2022

Levantamentos internos das duas campanhas apontam migrações de votos de Ciro para Lula na reta final

Lula e Simone Tebet.
Créditos: Ricardo Stuckert/arcelo Camargo/Agência Brasil/Montagem

Por Julinho Bittencourt

POLÍTICA – 27/9/2022 · 

Trackings (veja abaixo o que são) da campanha de Simone Tebet (MDB) começaram a captar uma tendência de migração de voto útil, especialmente entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT). O mesmo tem ocorrido nos trackings da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A mudança cria na campanha de Simone a expectativa de que ela ultrapasse Ciro Gomes na corrida eleitoral. Ao mesmo tempo, na campanha de Lula gera a expectativa de que as pessoas acreditem que a eleição está definida e apressem o final da disputa votando no ex-presidente ou Bolsonaro já agora.

De acordo com apuração da coluna de Malu Gaspar, até mesmo os mais aguerridos defensores de Simone Tebet reconhecem que é praticamente impossível mudar o rumo das intenções de voto neste momento, mesmo com um fato novo.

Migração aparece na campanha de Lula também
A percepção de migração de votos também aparece nos trackings diários da campanha de Lula, principalmente entre as mulheres que se declaravam indecisas. Em comum, essas mulheres têm o fato de serem católicas.

Muitos entre os pesquisados perderam algum parente por conta da covid-19 e rejeitam, não só a maneira como Bolsonaro se comportou durante a pandemia, como a imitação de um doente de covid com falta de ar, exibida em vídeos e materiais da campanha de Lula no horário eleitoral.

Os trackings do PT detectaram a movimentação pró-Lula ao longo dos últimos dias, tanto a partir de pesquisas qualitativas em profundidade com eleitores, quanto com grupos focais, em que um universo de pessoas troca impressões sobre a campanha eleitoral.

O que são os trackings

Trackings são pesquisas eleitorais diárias realizadas com um contingente menor do que as pesquisas convencionais. No tracking é acrescido um novo levantamento a cada quatro dias, concomitante ao descarte de dados mais antigos. Essa técnica é conhecida como média móvel.

Com informações da coluna de Malu Gaspar

TEMAS
Trackings
Simone Tebet
Lula
Ciro Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.