EXIGÊNCIAS DE BOLSONARO PARA RECONHECER DERROTA PODEM SER CRIMES

0

Em entrevista, professor afirma que não é preciso esperar qual a conduta do presidente diante de eventual derrota na disputa de 02 de outubro

A conduta do presidente Jair Bolsonaro (PL) em impor exigências para aceitar o resultado das eleições presidenciais pode ser suficiente para uma investigação por eventual enquadramento no Código Penal.

“A integridade do processo eleitoral é um bem essencial ao Estado de Direito. Uma das cláusulas pétreas da Constituição é a periodicidade do voto”, explica Alaor Leite, professor de direito penal da Universidade Humboldt, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

“Os novos crimes contra o Estado de Direito também tutelam a integridade do processo eleitoral, e, assim, quando essa narrativa mentirosa industrialmente produzida atinge esse bem caro ao Estado de Direito, é possível que tenhamos um ilícito”, ressalta Leite.

“Se essa campanha contra a integridade do processo eleitoral vier acompanhada de uma condição, ou seja, “se o meu capricho não for atendido as eleições não ocorrerão”, pode ser que esteja realizado o delito de tentativa de abolição violenta do Estado de Direito”, afirma o professor.

O artigo 359-L da legislação que substituiu a Lei de Segurança Nacional estabelece uma pena de quatro a oito anos de prisão para quem “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos Poderes constitucionais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.