LULA AMPLIA VANTAGEM ENTRE MAIS POBRES E ESTÁ 33 PONTOS NA FRENTE DE BOLSONARO, MOSTRA DATAFOLHA

ELEIÇÕES 2022

Ex-presidente tem 57% das intenções entre quem ganha até 2 salários mínimos; setor representou 51% dos entrevistados pela pesquisa
Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Créditos: Ricardo Stuckert

Por Raphael Sanz

POLÍTICA – 22/9/2022 · 

Em pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (22) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando com muita folga entre a maioria mais pobre do Brasil. Ele obteve 57% das intenções de votos entre os eleitores que recebem até 2 salários mínimos – o setor representa 51% dos entrevistados pela pesquisa.

Na última pesquisa, divulgada em 15 de setembro, Lula havia obtido 52% no setor e, em cerca de uma semana, apresentou um aumento de cinco pontos. Ao contrário do petista, seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), perdeu três pontos e tem 24% das intenções de votos dos mais pobres. A diferença entre os dois no setor que já era grande, agora é de 33 pontos percentuais.

Dado que o Brasil voltou para o mapa da fome e todo esse setor que recebe menos de 2 salários mínimos ou está passando fome, ou vive em insegurança alimentar, somado à alta dos preços de alimentos e outros artigos básicos de consumo, os pequenos índices de melhora econômica do país apontados pela imprensa não se expressam no cotidiano da população.

Além disso, o ex-presidente tem apresentado propostas para a economia que são interessantes para o conjunto da população. Para os mais pobres promete incrementar o Auxílio Brasil e, com ele, melhorar o consumo e injetar capital na economia. Para a classe média, promete créditos a juros baixos para abertura de negócios, entro outros projetos que buscam estimular a reconstrução da economia brasileira.

Datafolha em SP: Haddad segue firme na liderança; Tarcísio e Garcia estão empatados tecnicamente
ELEIÇÕES 2022
Datafolha em SP: Haddad segue firme na liderança; Tarcísio e Garcia estão empatados tecnicamente
Na pesquisa geral, o ex-presidente Lula obteve 47% das intenções de votos, que representariam cerca de 50,5% dos votos válidos e, dessa maneira, mantém acesa a esperança de vencer no primeiro turno. Já o atual presidente Jair Bolsonaro ficou com 33% e o clima entre membros da sua campanha é de derrota.

TEMAS
DataFolha
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Eleições 2022
intenções de votos dos mais pobres

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.