NO NORDESTE, COM 58%, LULA MASSACRA BOLSONARO QUE COMO MASSACRADO TEM APENAS 19%, SOLAMENTE, MOSTRA DATAFOLHA
TRIUNFO ACACHAPANTE
Nocaute no Nordeste: Lula tem 58% contra 19% de Bolsonaro, mostra Datafolha
Com 39 milhões de eleitores e 26% do total deles no país, região aclama o petista e dá “surra” no atual ocupante do Palácio do Planalto
Créditos: Ricardo Stuckert
Por Henrique Rodrigues
POLÍTICA – 24/6/2022 ·
A pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial de outubro, divulgada nesta quinta-feira (23), mostrou um dado incontestável e definitivamente consolidado: o verdadeiro nocaute que o ex-presidente Lula (PT) dá no atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) na região Nordeste, onde o líder de esquerda tem 58% das intenções de voto, contra minguados 19% de político de extrema-direita.
O Nordeste é a segunda região com mais eleitores no Brasil. São mais de 39 milhões, o que representa 26% do eleitorado nacional. Ou seja, um território estratégico e indispensável para quem quer se tornar presidente da República. Lá, mesmo não conseguindo a liderança, é importante pontuar bem. Em 2018, quando Bolsonaro venceu a disputa com Fernando Haddad (PT), embora tenha saído derrotado na escolha entre nordestinos, o radical reacionário ainda conseguiu 30,3% por lá. Os dados do Datafolha mostram que ele até agora já perdeu mais de um terço do que conseguiu quatro anos atrás.
LÍDER NAS PESQUISAS
Após Datafolha, Lula diz que “povo brasileiro quer se livrar de governo trágico”
Os 58% que apareceram esta noite no levantamento do Instituto ligado ao jornal Folha de S.Paulo são exatamente os mesmos conquistados por Lula em sua primeira eleição para o Palácio do Planalto, em 2002. Na sua reeleição, em 2006, o índice foi ainda maior: 67%. O que chama a atenção é a rejeição a seu adversário, que sequer consegue angariar 20% dos votantes.
Na derrota de Haddad em 2018, o Nordeste foi a única região em que Bolsonaro não venceu. O candidato petista ficou com 69,7% do total de votos na área formada pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
NUNCA!
Datafolha: Rejeição de Bolsonaro explode e 55% não votariam nele de jeito nenhum
TEMAS
Nordeste
Lula
Jair Bolsonaro
Eleições 2022