ZÉ PLINTRA 2022 NO CENTRO DE UMBANDA MARIA PADILHA DE MÃE NÁDIA

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG

 

Os enunciados da umbanda ,que se movimentam como religiosidade de matrizes afrodescendente, carregam como singularidade – significante: “a cura”. O Fundamento desse corpo imaterial, é a comunhão com três conceitos básicos fundamentais: Luz, Caridade e Amor. A umbanda expressa no seu corpo a Cura, Luz, Caridade e Amor, através de seus Pais, Mãe, Guias(entidades), Caboclos, Índios e Encantados.

Seu Zé Pilintra, iniciado no culto da Jurema, ou Catimbó, na região Nordeste do país, onde estes espíritos eram chamados de mestres. Tem seu devir-religioso, não  se manifestar em uma gira especifica na Umbanda, podendo se apresentar na Linha de Exus, Baianos, e em certos casos, nas de Negro-Velhos.

Com o passar do tempo, Zé Pilintra passou a ser visto na Umbanda a como chefe da falange de Malandros, por  apresentar-se como entidade espiritual negra que recebe várias interpretações, como “boêmio”, malandro”, “brincalhão”, vida noturna e apaixonado por bares, jogos ,disputas. Trabalha com humildade, abrindo caminhos, resolvendo problemas financeiros, sendo um conselheiro, tendo sempre uma palavra amiga, uma ajuda, um trabalho de caridade.

Salve seu Zé pilintra! Salve a malandragem! Salve a encruzilhada! Salve a sua dança!

Salve o conselho de amigo! Salve a madrugada!

Saravá!Saravá seu Zé pilintra! Saravá!Saravá seu Zé pilintra!

 

Centro de Umbanda Maria Padilha—
Responsável:Nádia Ribeiro.
Endereço:rua Barcelos n 2006-Praça 14 de Janeiro. CEP:69020-200.
Complemento:Próximo ao Colégio Estadual Primeiro de Maio.
Telefone:(092)3635-4411;991259136.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.