LULA PARTICIPA DE FÓRUM MUNDIAL SOBRE JUSTIÇA E DEMOCRACIA EM PORTO ALEGRE

0
ESTADO DEMOCRÁTICO

O evento ocorre quando se comemora os 20 anos do Fórum Social Mundial, que teve início na capital do Rio Grade do Sul

Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

 

Movimentos sociais e outras entidades interessadas em participar precisam realizar a pré-inscrição no site do evento – Divulgação/SciencesPo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, que será realizado em Porto Alegre entre 26 a 31 de janeiro de 2022. Além do petista, também participam do evento o jornalista Luis Nassif, a advogada e militante indígena Fernanda Kaingáng, a advogada Marinete da Silva, mãe de Marielle Franco, e Ana Paula Oliveira, integrante do movimento Mãe de Manguinhos, que reúne familiares vítimas de violência policial no Rio de Janeiro.  

O Fórum é fruto da união de entidades formadas por integrantes do sistema de Justiça: Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia (ABJD), Coletivo Por Um Ministério Público Transformador (Transforma MP), Associação Juízes para a Democracia (AJD), Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD), Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e Movimento Policiais Antifascismo.

::Em entrevista ao El País, Lula fala de possível projeto para 2022::

Segundo as organizações, o fórum fará frente aos ataques ao estado democrático de direito no Brasil e na América Latina como um todo. “Os movimentos e organizações engajados neste processo acreditam que é possível, com uma cidadania ativa, organizada e mobilizada, estancar as violações de direitos e construir uma nova sociedade, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Por isso, a relevância do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia”, justifica a organização.  

Além da mesa de abertura com as vítimas do sistema de Justiça, as outras atividades serão divididas em cinco eixos temáticos: Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça; Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais; Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados; Democracia, comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça; e Perspectiva transformadora do sistema de justiça e a centralidade da cultura nesse processo.   

O evento ocorre quando se comemora os 20 anos do Fórum Social Mundial. Movimentos sociais e outras entidades interessados em participar precisam realizar a pré-inscrição no site do evento.

Edição: Vinícius Segalla

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.