FILÓSOFO IVAN VIANA*: PARLAMENTO REMOTO, PARLAMENTARISMO E DEMOCRACIA DIRETA! OU PARLAMENTARISMO POPULAR REMOTO DIRETO

Por Ivan Viana.
O Incrível Mundo Novo do século XXI tem internet 5G, Inteligência Artificial, realidade aumentada, palmtops que são uma central de mídias potentes na palma da mão através do qual se pode influenciar milhões de pessoas instataneamente através das redes sociais, pois uma única plataforma que cabe na palma da mão e que utilizamos não só como telefone, mas também para escrever textos como este, ou para filmar ou fotografar um acontecimento ou fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ou para assistir tv, ouvir rádio ou ainda jogar uma quantidade quase infinita de aplicativo ou usá-lo para editar áudio e vídeo e para comprar ou vender produtos e serviços é ao mesmo tempo um único aparelho que possui muitos recursos ou um recurso com muitos aparelhos ( computador, máquina de datilografia, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora, lanterna, despertador, agenda, bloco de anotações, gravador de áudio, cartão de memória,livro,jornal, revista, calculadora, GPS, bússola, tradutor de língua,.. só para citar algumas das funções além do telefone) e o admirável mundo novo continua com suas maravilhas como aviões de caça furtivos de quinta geração invisíveis aos radares comuns. Drones de todos os tipos, aéreos, terrestres e aquáticos. Computadores quânticos, Inteligências Artificiais, e etc.
Isto foi possível graças ao desenvolvimento da matemática e física moderna que nos deu o domínio necessário sobre a eletricidade isto tornou possível a construção de máquinas poderosas denominadas de computadores, mas para que uma máquina seja denominada de computador ela precisa de informações primárias que são as instruções para que a máquina possa realizar aquilo a que se propõe. A máquina de Turing é o conceito formal ou matemático da máquina elétrica, é o algoritmo que torna a máquina real funcional. O equipamento é o corpo e o algoritmo o espírito.
Com a popularização dos computadores pessoais nos anos 90, com a expansão da internet nas duas primeiras décadas do século XXI, o uso de super computadores ou super servidores, criaram todos os requisitos e competência tecnológica que tornou possível no ano de 2020 durante a PANDEMIA de COVID 19 implantação em massa do trabalho remoto fata que representa a revolução sem precedente.
No Brasil tivemos a implantação do PARLAMENTO REMOTO em todo o país nas três esferas da administração federal, estadual e municipal.
Este ato foi o ATO POLITICO MAIS REVOLUCIONÁRIO desde a revolução francesa que aconteceu no século XIX. Mas infelizmente não foi percebida desta maneira. Passou despercebido, seu principal capacidade revolucionária foi ignorada. Como uma explosão luminosa contemplada por cegos por cegos.
Quando a internet surgiu significou a morte de um grande números de estabelecimentos comerciais, dentre todos os mais icônicos eram as lojas de discos, as locadoras de filmes e os cinemas populares que foram extintos do mundo real, estes tipos de negócios so existem hoje no mundo virtual. E os cinemas só existem em alguns shoppings.
Na atualidade estamos mudando o padrão tecnológico dos carros saindo dos modelos de combustão interna que funcionam a base de petróleo ou biocombustíveis por carros elétricos que são menos poluentes, apesar da produção de carros não poluentes continuarem a poluir o planeta durante o processo produtivo, Memo assim é uma imensa vantagem, pois cada carro deixará de emitir poluentes constituindo uma grande avanço para todos os seres vivos no planeta.
No final do século vinte a humanidade trocou pela primeira vez o padrão tecnológico da eletrônica saindo do padrão analógico passando para o padrão digital que representou uma revolução sem precedentes que só foi possível graças a existência de computadores mais poderosos a da própria internet com todas as mudanças de melhorias que ela nós trouxe.
SILENCIOSAMENTE, sem estardalhaço, sem a pressão popular dos movimentos sociais, sem as defesas ou condenações apaixonadas, o PARLAMENTO REMOTO, surgiu na velocidade da contaminação do corona vírus e se mostrou tão eficiente quanto o vírus no seu propósito.
O Parlame Remoto nasceu da necessidade de responder apropriadamente aos limites impostos pelo distanciamento social, imposto como a forma mais eficiente de combate
a uma PANDEMIA sem a vacina.
Claro que o trabalho remoto foi imposto pelo capitalismo antes mesmo da pandemia, quando criou programas como watts up e telegram e outro similares chineses, levando a criação de grupos que transformam a casa em local de trabalho, já que esses grupos tem a função de correio oficial, de debate, de vigilância e controle da força de trabalho do cidadão transformando a casa dele em extensão da empresa para a qual trabalha.
Às vezes nos nossos pensamentos quase paranóicos dados á teorias da conspiração que diga se de passagem este conceito surgiu após o assassinato do presidente John Kennedy e foi criado pelo establischment para classificar as várias teorias não oficiais criadas para explicar a morte do presidente Kennedy que não eram oficiais, não do temos a impressão como alguns dados apontam que esta PANDEMIA foi criada para se atingir especialmente três grandes objetivos: 1 para acelerar o processo de trabalho Remoto; 2 garantir lucros exorbitantes da big Farma ou dos grandes laboratórios farmacêuticos mais preparados para produzir as novas vacinas e 3 eliminação de boa parte da humanidade por que afirmamos isto? As vacinas Sputnik V, a AstraZenica, Janssen, são vacinas que usam vetores virais. Isso significa que os vírus são modificados e injetados no corpo humano para provocar a produção de anticorpos.
Em todas elas os vírus são primeiro inativados e depois modificados ou seja recebem a parte do coronavírus responsável pela invasão da celular. O vírus torna se uma espécie de lego que você manipula a seu Bel prazer e vontade para provocar determinada reações programadas. Essa mesma capacidade científica que provoca a mudança de um vírus para fins vacinais pode ser usada para tornar um vírus mais letal ou fazê-lo ganhar funções que o vírus não tinha antes. E de conhecimento de todos a existência de edição genética pelo método CRISPIR. Para quem não sabe o CRISPIR é uma é uma espécie de tesoura que serve para viver cortar um determinado pedaço de DNA ou de RNA, e emendar essa estrutura com a informação genética que você quiser. O fato é que não há limites mais para as modificações genéticas desde que você tenhas a tecnologia ou os meios necessários. E há mais fatos que colaboram com esta teoria, Senão vejamos um exemplo de vírus natural como o da gripe por exemplo.
O vírus da gripe tem um período de incubação de sete dias e ataca as as duas pontas da humanidade velhos e crianças com a mesma virulência ou gravidade indistintamente, mas o coronavirus é diferente ele inicialmente atacou velhos e pessoas com comorbidade ou seja pessoas que já estavam dando prejuízos para as empresas de assistência à saúde e previdenciárias, segunda questão seu período de incubação é de quatorze dias é muito mais longo permitindo assim um maior tempo de contágio tornando assim mais perigoso e eficiente em sua função de matar e além disto tem o motivo econômico do tamanho do exército de mão de obra de reserva que se torna cada dia maior e mais perigoso. Pois só depois do surgimento da internet com a automação da produção o exército de mão de obra de reserva se multiplicou por quatro atingindo assim um tamanho muito perigoso. Junte se a isso o perigo que vem com a ia ( Inteligência Artificial) é ainda mais tenebroso, pois muitas pessoas de todas as áreas estão prevendo que um montante de oitocentos a um bilhão de pessoas perderão seus empregos porque seus postos de trabalhos deixarão de existir tal qual as locadoras de antigamente. É preciso que este excesso de pessoas sejam eliminadas de qualquer modo.
Para além disso há ainda a rejeição a determinadas vacinas.
Talvez a rejeição às vacinas russas e as vacinas chinesas se.
Estamos diante do paradoxo de Schrödinger do gato vivo/morto.
Mas se por outro lado o vírus for de origem natural e aí nós temos 50% possibilidade do gato estar vivo ou morto. Então é um alerta da natureza para dizer que nós ainda podemos morrer aos milhares ou aos milhões se não formos capazes de interpretamos adequadamente os sinais da natureza que nos fala através da morte e que a ciência pode apenas interpretar dados e elaborar a estratégia de eficiente de combate que deve ser seguida à risca sob pena de se pagar com a vida pela desobediência. Mas se este não for o caso a pandemia pode ter sido sim produto específico de laboratório para tirar de circulação uma grande quantidade de idosos e de pessoas com comorbidades ao mesmo tempo em que se produz uma forma de redução da população, catastrófica, mas também muito discreta, sem os protestos críticos das pessoas contrárias ao malthusianismo. Um vírus inteligente, com um tempo de latência muito grande, praticamente inofensivo para crianças, adolescentes e jovens. Parece que o vírus tem um marcador de idade embutido. Outros vírus não tem toda essa sofisticação.
Por exemplo: o vírus da gripe é muito forte em crianças e idosos enquanto o corona vírus é mais letal com os idosos. Os vírus naturais atacam com a mesma violência crianças e velhos, mas este vírus veio com um sensor de idade ou um marcador genético que analisa a cronologia, ou interage com algum gene marcador de idade. Os interesses das seguradoras, dos fundos de aposentadoria especialmente os bancos ganharam muito dinheiro economizando a aposentadoria ou gastos de saúde com pessoas de comorbidade, isto sem falar nos lucros violentos dos laboratórios produtores de vacina. Três vezes bom ao capitalismo que lucra com tanto com a economia das aposentadorias e pensões como com todo o processo da PANDEMIA Lucram as empresas do setor funerário que tiveram um grande lucro, as empresas fornecedoras de produtos hospitalares ( remédios, equipamentos, serviços e vacinas) E o capitalismo consegue superar uma de suas maiores crises cíclicas simplesmente culpando a pandemia. Não podemos perder de vista que nesta PANDEMIA os ricos ficaram mais ricos e os pobres mais pobres, e os preços dos alimentos tiveram um aumento medio de mais de vinte por cento prejudicando os mais pobres que teriam que gastar mais para se alimentar e muitos tiveram que abrir mão de determinados tipos de alimentos e bens de consumos básicos.
Neste sentido o governo dos EUA criaram uma comissão para estabelecer a origem deste vírus na China mas por que lá na China. Primeiro porque a China é o maior inimigo econômico dos EUA, segundo porque eles sabem que wuhan tem um laboratório financiado pela big chama e pela a fundação Bill e Melinda Gates para estudar ganhos de função do corona vírus. Mas os estados unidos possuem mais de duas centenas de laboratórios biológicos secretos espalhados pelo mundo e dois deles ficam na Ucrânia e a Rússia já denunciou a existência de tais laboratórios e perguntou qual é o objeto de pesquisa de tais laboratórios, porém os estadunidenses nunca responderam. E para além de tudo isso exite o caso do Fort Dedrick que encerrou suas atividades dois meses antes do início da pandemia de no fim do ano de 2019. Todos devem se informar da história secreta de Fort Detrick, a base da CIA para experimentos de controle mental e outras histórias escabrosas com experimentos biológicos. Não podemos esquecer da doença misteriosa dos cigarros eletrônicos que apareceu nós EUA, e que ficou restrita aos Estados Unidos sem fazer vítimas no resto do mundo entre os usuários de cigarros eletrônicos. Para os curiosos indicamos a realização de uma pesquisa no Google sobre o Fort Dedrick para tirarem suas próprias conclusões.
É possível criar, modificar ou programar vírus? É claro que sim. A Sputnik V, é um exemplo de manipulação viral de alto nível.
Todo laboratório capaz de manipular os vírus no mesmo nível dos Russos são capazes de programar vírus. Trabalhar com manipulação de vírus é tão fácil como produzir nanomotores utilizando pequena quantidade de átomos. A mesma ciência que consegue manipular o átomo a ponto de construir motores com menos de duas dezenas de átomos é capaz de de configurar um vírus como o do covid ou como qualquer outro. Produzir uma vacina em tempo recorde como a Rússia fez ou como outros laboratórios do mundo fizeram é a prova final do admirável mundo novo.
Como havíamos dito a PANDEMIA serviu para disfarçar a crise econômica cíclica do capitalismo, preparando o mundo para um novo surto de crescimento até a próxima crise. Quebradeira geral dos pequenos negócio,o empobrecimento, fome, enfim a miséria com a extinção de milhares de postos de trabalho ao mesmo tempo que possibilitou a criação de muitos tipos de serviços e postos de trabalho no mundo virtual só que em uma quantidade muito reduzida. A PANDEMIA camelorizou a internet no sentido de que uma grande quantidade de autônomos abriram lojas na internet que parecem de tudo de produtos a serviços. Mas até que ponto esta iniciativa será eficiente? A PANDEMIA celebrou a implantação de uma nova mentalidade no mundo do trabalho e das relações econômicas acelerando e aprofundando as mudanças. A PANDEMIA não só demitiu como eliminou milhares de postos de trabalho SILENCIOSAMENTE sem nenhuma resistência ou protestos por conta do isolamento social.
A PANDEMIA serviu para deixar os pobres mais pobres e os ricos mais ricos assim como os laboratórios fabricantes de vacina mais ricos.
A PANDEMIA pôs as competências tecnológicas em evidência como uma arma estratégica de poucas nações ou laboratórios privados. É por falta de investimento em educação e ciência que muitas nações são menos competentes que empresas privadas. Isso é inadmissível em um país como o Brasil que figura entre as dez nações mais ricas do mundo, mas que por uma série circunstâncias e acontecimentos temporais transformou o Brasil no exemplo a ser evitado por todos os outros países no combate à pandemia.
Essas análises de conjuntura na qual constatamos as mudanças de paradigmas tecnológicos e econômicos nos capacita a falarmos a respeito de novos valores e novos paradigmas. Quando falamos em valor entendemos valor como a importância que atribuímos as coisas sejam elas reais, imaginárias, emocionais o virtuais. Para nós a Democracia Direta passa então a ter um valor primordial. Então colocamos a Democracia direta como o novo paradigma político da atualidade e do futuro. A democracia direta é o nosso futuro.
Está na hora de fazermos a maior revolução da historia da democracia no mundo.
É chegada a hora de instaurarmos o PARLAMENTARISMO POPULAR REMOTO DIRETO COMO MODO DE GOVERNO.
Mas se tiver alguém que não saiba o que vem a ser o PARLAMENTARISMO então vamos aos conceitos:
PARLAMENTARISMO é o tipo de governo em que é o parlamento quem governa através do primeiro ministro que é o chefe do governo como ocorre na Alemanha, na Inglaterra, na França, no Canadá para ficar só nestes exemplos.
PARLAMENTO REMOTO foi criado aqui no Brasil durante a pandemia de covid 19 em que o parlamentar protegido pelo distanciamento social e no conforto de sua casa ou de qualquer outro lugar participava das sessões e do funcionamento normal dos seus trabalhos parlamentares, provando ser uma ferramenta muito capaz, segura e eficiente e demostrou que não precisamos mais de prédios reais para a realização de reuniões com as pessoas. No mundo virtual não tem chuva, não tem sol nem a limitação física dos edifícios reais, o espaço virtual é seguro e ilimitado.
DEMOCRACIA DIRETA é o tipo de Democracia em que o cidadão é seu próprio representante, a pessoa representa a si mesmo, é por isso que é dita direta. O primeiro tipo de democracia direta que se tem notícias que existiu foi na cidade grega de Atenas na idade antiga.
ANARQUISMO é o sistema de autogestão baseada na de.o racia direta e no cooperativismo econômico, prioriza a liberdade individual e a autodeterminação comunitária.
Neste sentido se faz necessário fazermos algumas reflexões:
O ANARQUISMO Tirando pelas experiências históricas das diversas comunidades podemos dizer que o sistema produção de riqueza era cooperativista e a distribuição da riqueza era comunitarista pois visava á segurança e o bem estar de todos tendo todas as decisões políticas tomadas DEMOCRATICAMENTE em assembleias gerais das comunidades ou dos movimentos em si. Anarquismo sempre foi um sistema de autogestão comunitária, democrático e direto que funcionou em muitas comunidades em diversos países do mundo com comunidades expressivas na Rússia e na Espanha onde existiram muitas comunidades que fizeram uma resistência gigantesca contra o regime totalitário do Salazar.
Desconhecemos a existência de qualquer teórico do anarquismo que não tenha falado a favor da extinção do Estado porque no entendimento do movimento anarquista clássico o estado foi criado como um instrumento de dominação dos cidadãos pela nobreza, foi posteriormente defendido e mantido pela burguesia para com armas defender os interesses do grande capital ou seja da própria burguesia.
Nós também somos contra a existência de um estado armados até os dentes para defender os interesses do grande capital.
Do anarquismo clássico nós herdamos a ideias: de democracia direta, de autodeterminação, de autogestão e das liberdades individuais.
Imagine o caos que seria acabar com o Estado assim de uma vez da noite para o dia sem a crianção de uma instituição justa que assuma a função de pacificador e de gestor dos direitos do cidadão. O que colocaríamos no lugar do Estado? Quer dizer que não defendemos o fim do estado? Sim e não.
Sim nós defendemos
O estado é só uma ferramenta e como toda ferramenta não é boa nem má por si só, quem torna o estado ruim são os os usuário gestores desta ferramenta administrativa e ideológica. É a ideologia do gestor do estado que tr
transforma o estado em uma ferramenta benigna que promove justiça social ou em uma ferramenta maligna que promove a injustiça social, a violação dos direitos humanos e todos os tipos de mazela.
O estado tem a ideologia o carácter de seu gestor.
Nós não propomos a extinção do Estado, mas sua transformação em uma comunidade democrática parlamentar direta onde vereadores, deputados e senadores (essas figuras que representam os cidadãos a que colocamos a alcunha de atravessadores da cidadania) deixam de existir.
Muito mais eficiente, eficaz e econômico que provocar uma guerra civil e o caos total é reprogramar as funções do estado para que ele atenda as necessidades do cidadão e não as necessidades do patrão.
Através do PARLAMENTARISMO POPULAR REMOTO DIRETO nós podemos colocar o estado não só a serviço do cidadão como vamos colocá-lo literalmente nas mãos de todos os seus cidadãos do mais rico ao mais pobre, dando a todos os cidadãos o poder de legisladores porque deixarão de ser atores coadjuvantes para serem os principais deixarão de ser meros eleitores e passarão a ser parlamentares. E como e parlamentares terão o mesmo poder político de poder escolher o tipo de política publica que melhor lhe convém, poder decidir o tamanho do orçamento público para todas as áreas políticas públicas, determinar o tamanho do salário minimo, como será a seguridade social em um mundo que a cada dia aumenta o exército de desempregados por conta da introdução da automação da produção e distribuição da riqueza, isso é de suma importância porque o ser humano tende a ser um animal de zoológico das máquinas e a grande maioria das pessoas como já acontece hoje, não só não terão oportunidade de trabalho como também não terão nenhum propósito.
Com a implantação do sistema de governo do PARLAMENTARISMO REMOTO POPULAR DIRETO, todo cidadão terá um objetivo le
Decidir o seu próprio futuro e o futuro da sociedade. Que propósito poderia ser mais importante no presente ou em um futuro onde o desemprego em massa por conta das substituição das habilidades humanas pelas habilidades da IAs é o fantasma que assombra o futuro de quase todos.
O conhecimento proporcionado pela ciência nos fez dar alguns saltos qualitativos nos últimos anos por exemplo a mudança do padrão da eletrônica analógica para a eletrônica digital, na telefonia saímos dos telefones fixos para os móveis além da criação de uma plataforma que une muitos aparelhos em um só.
Quem tem mais de quarenta anos consegue visualizar todas essas transformações tecnológicas porque nasceram em um mundo praticamente sem computadores e sem internet e para os mais novos os pós internet então podemos dizer que já estamos na quarta mudança da velocidades de transmissão de dados que saiu do 1g, estamos no 4g vivenciando a mudança para o 5g.
Se em todos os campos o conhecimento gera mudança por dever ser diferente na política e na democracia? Por que cargas d’água devemos continuar vivendo sob o julgo ultrapassado do iluminismo dos séculos 18 e 19? Por que devemos continuar vivendo na era da democracia representativa esta esfinge, este monstro burguês ao invés de restaurarmos a verdadeira democracia, a direta?
No presente, as máquinas já expulsaram as pessoas do campo substituindo sua força de trabalho em mais noventa por cento em alguns casos com o advento, a implantação das IAs, tende a se automatizar totalmente em pouco tempo.
As máquinas já acabaram com muitos postos de trabalho nas indústrias e fábricas que utilizam robôs que são mais, barato, mais precisos.
Os computadores e programas estão exterminando muitos postos de trabalhos nós escritório diminuído consideravelmente o número de pessoas. E com as IAs cada dia mais competentes estará bem perto o dias em que haverá robôs médicos, advogados, contadores, físicos, biólogos químicos, músicos, filósofos, soldados e etc.
As principais competências dos seres humanos estão sendo substituídas pelas máquinas e com largas vantagens para os empresários.
No momento em que a humanidade precisa pensar no futuro por conta das várias ameaças à sua existência e permanência no planeta, um grupo muito reduzido de pessoas muito ricas continuam manipulando o planeta em torno de seus interesses imediatos mesmo que isso signifique sacrificar a espécie humana.
Na contramão da história este pequeno grupo de seres humanos muito ricos continuam investindo na bestificação da população de humanos através do reforço de todos os tipos de preconceitos através da cultura do ódio, do desrespeito e da intolerância.
Este grupo aplica as máximas de Maquiavel do dividir para dominar e da política do temor que é a política do terror que sempre acaba em horror.
Essa sabotagem do futuro é feita através de grupos extremistas que pregam: o machismo, o patriarcalismo, a xenofobia, o nacionalismo negativo que é o resultado de todos os preconceitos juntos construindo uma direita acéfala, totalitária e psicopata, porque perde a sensibilidade pela diversidade sexual e cultural perpetuando uma cultura de violência pegando a tortura e a morte não só dos grupos de vítimas construído históricamente, mas de qualquer um que se oponha às suas ideias perversas.
Isto se traduz na violência conta as mulheres, os LGBTs, os povos indígenas, os afrodescendentes, às minorias religiosas, a povos inteiros como os cursos.
Este movimento cristalizado na externa direita criminosa sustenta a degradação e destruição da espécie porque propõe um nacionalismo suicida em que se recusa a perceber a ação danosa de determinadas atividades econômicas que tendem inviabilizar a vida no planeta quando não reconhece a responsabilidade das atividades econômicas pelo aquecimento global nem pela poluição e degradação do meio ambiente como rios, lagos e mares através do descarte de lixo ou pelo uso de produtos químicos como o veneno utilizado na agricultura.
Sustentam também a supremacia de seus países sobre os outros países, dando a si mesmos direitos criados pela força de seus poderio militar garantido por armas nucleares quando as possuem;
Esta direita completamente tóxica cria movimentos que vão desde organizações neonazistas a grupos religiosos religiosos como o estado islâmico e o boko haran que querem combater o inimigo, simplesmente tornando se um reflexo de seu inimigo e superando os em termos de crueldade.
E a Extrema direita não para por aí. De posse de uma infinidade de conhecimentos sobre a psiquê e utilizando as ferramentas certas este pequeno grupo manipula o povo criando e reforçando o obscurantismo através dos meios de comunicação social em larga escala. Esses conhecimentos e essa Cultura de massa foi apropriadamente definida como indústria cultural pela escola de Frankfurt.
Os estrategos desta indústria apostam todas as suas fichas mas paixões e nunca perdem suas apostas.
Desde os tempos antigos tem certos desejos, certas emoções ou paixões, certas sensações ou sentimentos que mobilizam imediatamente a atenção das pessoas e determinadas imagens visuais e sonoras (palavra ou musica) tudo isso junto mobilizam imediatamente a atenção das pessoas.
A medo da morte é uma moeda cuja a cara e o medo que todos tem de morrer este medo é mobilizado pela violência É
O MEDO INSTINTIVO DA MORTE, a morte ou cenas de violências naturais ou humanas fazem qualquer um prestar atenção porque todos tem medo da morte.
O MEDO DO ESQUECIMENTO OU O DESEJO DA IMORTALIDADE. que é a mãe de todas as religiões. Esta esfinge é filha do medo mas precisa ser tratada como um aspecto autônomo pois gera um campo com muitas nuances.
VIDA, SEXUALIDADE. que se faz acompanhar pelos hormônios e pelo desejo, o corpo descoberto, semi descoberto ou qualquer imagem que remeta ao acasalamento e a perpetuação da espécie ou mesmo ao puro prazer sexual também não falha, além de ser o principal vendedor de todos e qualquer tipo de produtos.
Mas para que este vendedor funcione a sexualidade tem que ser reprimida o sexo se transforma em tabu, a indústria cultural trabalha no sentido de manter um estado de profunda fome de sexo permanentemente para que qualquer menção direta o subliminar possa ativar esta fome que leva o comércio a vender de tudo.
A VAIDADE OU SÍNDROME DO EGO REI produz um tipo de comportamento faz com que a pessoa mesmo sabendo que ela é apenas uma de um universo de sete bilhões ela se sinta tão especial quanto um rei ou uma rainha, sinta se especial merecedora de tudo do bom e do melhor mesmo que isso custe a vida de seus semelhante. Este é o consumidor perfeito. Por é o consumidor mais especial e mais especial é merecedor do melhor produto.
Estes são apenas uma pequena amostra dos principais mecanismos utilizado pela indústria cultural para manter a pessoa presa no seu próprio mundo individual que gira em torno do medo da violência ou da aniquilação física, a crença na imortalidade, o desejo de ser amado sexualmente por alguém, e o desejo de ser especial, o rei/rainha que é superior a todos os outros.
A pessoa que não se liberta destas prisões não tem capacidade para olhar para o mundo e perceber que é mortal e aceitar isso porque dói menos; que pode não haver vida para além da morte, que o sexo deveria ser livre e a pessoa não e rei nem rainha que é igual a todas as outros sete bilhões de pessoas.
Com esta percepção olhar para o planeta e perceber que é imoral jogar toneladas de alimentos no lixo enquanto mais de ?% da população do planeta passa fome. Que a satisfação do meu desejo é criminosa quando isso implica na morte Oi na tortura de seus semelhantes pela fome ou qualquer outro tipo de violência. Que a satisfação do ego não pode inviabilizar o meio ambiente para nossos descendentes.
Mas esta percepção só é alcançada quando nós nos libertamos do se não totalmente pelo menos parcialmente das garras da indústria cultural que exige nossa atenção devota as novas mídias como as redes sociais ou a mais antiga a audiovisual que exige uma postura interativa passiva e atenta própria para assistir e jogar.
*Ivan Viana é filósofo, educador, escritor e ativista-político-militante.