FILÓSOFO JOSÉ ALCIMAR*: IVÂNIA EGAS, A EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS FILOSÓFICA

0

Professora Ivânia Nascimento Egas, educadora cabocla, inteligência livre, que deixa sua marca generosa, ética e comprometida com os socialmente vulnerabilizados pela ordem da burguesia genocida. Segundo a pensadora política Hannah Arendt, quem não for capaz de assumir responsabilidade pelo mundo não deveria ter crianças. Ivânia assumiu essa responsabilidade ao vincular e orientar sua prática pedagógica na ontologia da criança. Fez-se educadora de jovens e adultos porque construiu sua compreensão do devir educativo ao dialogar de forma alegre e libertária com a filosofia da criança.

 

Professora Ivânia é filha do cultivo do pensamento filosófico, livre das amarras academicistas, que marcou os anos de 1980 na ágora cenesquiana. O Filósofo itinerante Marcos José, que integrou os experimentos da liberdade de pensar de que também fiz parte no saudoso CENESCH, conhece como poucos o que significaram aqueles anos de intensa e generosa aprendizagem coletiva. Naquele jardim do pensamento e dos bons afetos Ivânia Egas era a nossa rosa cabocla, viva e bela como o vermelho da luta.

Professora Ivânia Nascimento Egas, Presente!

 

* José Alcimar é filósofo, escritor, articulista, analista-filosófico, teólogo-não ortodoxo, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.