EDUCADORA IVÂNIA EGAS MOVIMENTA SUA DIMENSÃO ESPIRITUAL
Foto Afinsophia: Ivânia entregando carteirinha do Kinemasófico à criança Vitória. Ao lado, Vinícius, ex-membro da AFIN.
PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG
A educação é um processual contínuo produtor de saberes e dizeres imprescindíveis ao Existir Humano. Assim, todo educador é, historicamente, um engajado na vida-movente. Na vida que se move como alegria. Se escolher educador é se tornar responsável pelo Mundo não importando quais os componentes produtores desta responsabilidade. O que importa é ser um sujeito-histórico movido pela práxis e poiesis.
Ivânia Egas é educadora exatamente por esse engajamento responsabilizante pelo Existir. Quando, na década de 80, como estudante de filosofia, do Centro do Comportamento Humano (CENESC), mostrou sua vocação pela vida, só expressou o devir-saber que lhe colocaria engajada no Mundo.
Esta experiência cenesquiana, junto com outras companheiras e companheiros, permitiu que ela passasse a militar politicamente. A politica, o fundamento Ontológico da Existência. Ivânia, não é simplesmente um quadro de um partido de esquerda. Ela é analista-política do Partido dos Trabalhadores, como, também, do PSTU, frente de combate de sua irmã Ivete.
Sempre apresentando ideias-inquietantes, Ivânia, aos poucos foi percebendo sua grande e desafiante atuação como mulher. Com essa postura, conseguiu mudar algumas percepções e concepções de homens-fálicos em relação ao conceito e tratamento sobre a mulher que alguns membros de alguns partidos de esquerda, dominados pela força da subjetividade patriarcal-falocrática-burguesa-paulínea-família-privada defendiam e colocavam em prática. Tudo que se sabe como fobia-mulher. Ou seja: medo da mulher. Ivânia entende essa patologia inimiga do socialismo.
O exercício educacional de Ivânia, não se resume apenas na escola como instituição de ensino público. Ela também milita na práxis da Língua Libra. É conhecida como talentosa educadora dessa forma sublime de comunicação. A dedicação e o envolvimento sincero com estes educandos e educandas, facilita o avanço pedagógico e a entrada no mundo sonoro-significado por eles e elas.
A educadora Ivânia, também faz parte da comunidade espiritualista kardecista que auxilia as pessoas aos seus desenvolvimentos criativos e ativos. E não joga as pessoas para a conformação e aceitação das forças opressoras praticadas pelos explorados que levam os desassistidos a acreditarem que essa é única sociedade possível e se tornam meros executadores de tarefas impostas pelas classes dominantes. Em sua ordem espiritual ela é grandemente respeitada por seus exercícios e atuações espiritualistas.
Em sua inquieta movimentação como educadora, Ivânia faz parte da Associação Filosofia Itinerante (AFIN que atua em Manaus há vinte anos produzindo agenciamentos coletivos de enunciação criadores de novos territórios existenciais através do kinemasófico, teatrosófico, Teatro Maquínico, bibliosofia, dançasófica, ludosófico, conferências, palestras, encontros coletivos-alternativos, etc. Tudo sem fins lucrativos. Nesses encontros políticos-estéticos-éticos, Ivânia atua diretamente junto com as criança e adolescentes e idosos.
No mais, a educadora Ivânia Egas, segue seu movimento-criativo como aumento da potência de agir. Um conactus, como mostra o filosofo Spinoza, que não termina e nem para na finitude, mas se desloca transcendentemente como infinito.