O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, deu uma declaração nesta quinta-feira (24) que contradiz a postura que foi adotada pelo Instituto Butantan na quarta-feira sobre a eficácia da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o instituto científico paulista.
“Agora temos certeza de que a vacina chinesa é 91,25% eficaz no povo turco”, garantiu Koca em entrevista coletiva. “Acredito que hoje, como nação, será o prenúncio de nossa transição deste tempo de estreiteza para os dias de amplitude. A fé e a determinação de nossa nação são grandes o suficiente para superar todos os tipos de problemas. Desejo que essas boas novas sejam benéficas para nosso país e para a humanidade”, disse ainda.
Segundo o ministro, a Sinovac apresentou resultados intermediários dos estudos realizados na Turquia ao Conselho Científico do país, que aprovou a vacinação. Cerca de 13 mil voluntários participaram dos estudos de fase 3 na Turquia.
A farmacêutica garantiu ao jornal chinês Global Times que os números de eficácia divulgados ainda não são definitivos.
Os turcos compraram 50 milhões de doses do imunizante. A previsão é que toda a medicação chegue até fevereiro. As primeiras doses devem desembarcar no país na segunda-feira.
COm informações do Global Times, da Cumhuriyet e da CNN Brasil