PRIMEIRA PREFEITA MULHER DA HISTÓRIA DE JUIZ DE FORA (MG), MARGARIDA SALOMÃO (PT),

“É uma enorme responsabilidade”, disse a petista, que prometeu “garantir a todo cidadão seu direito à cidade”

 

facebook sharing button

Eleita para comandar Juiz de Fora (MG), 5º maior município de Minas Gerais, pelos próximos 4 anos, Margarida Salomão (PT) será a primeira mulher em toda a história da cidade a assumir a prefeitura.

A petista teve, na eleição em segundo turno neste domingo (29), 54,98% dos votos válidos, derrotando Wilson Rezato (PSB), que conquistou 45,02% dos votos.

Em conversa com a imprensa após a apuração, Margarida agradeceu aos eleitores e destacou o fato de ser a primeira mulher a ser eleita prefeita na história da cidade.

“Estou vivendo uma grande alegria. Depois de muitas lutas estamos nesse momento conquistando uma situação historicamente inédita: sou a primeira mulher eleita prefeita em 170 anos da nossa cidade”, afirmou.

“É uma enorme responsabilidade, também com esperança. Vamos iniciar esse novo ciclo e vamos tentar garantir para todo cidadão seu direito à cidade. Foi o que nós debatemos na campanha”, completou.

De acordo com Margarida, sua campanha configurou “um processo muito bonito, muito empolgante”. “Andei a cidade inteira ouvindo as pessoas. Fomos ampliando nossos apoios, tivemos apoio fora do nosso partido que entenderam a importância da nossa mensagem, do desenvolvimento focado nos direitos das pessoas”, explicou.

De fato, a candidata do PT conquistou, no segundo turno, apoios inesperados, como o de Marcus Pestana, um dos fundadores do PSDB. “A Margarida, com todas as divergências, tenho que testemunhar que ela sempre esteve do lado das lutas democráticas desde os anos 80. E exerceu sua vocação pública durante toda vida, como secretária da administração de Juiz de Fora, professora e educadora, reitora da nossa universidade federal e deputada”, disse o tucano em vídeo gravado à petista no dia 17 de novembro.

Aos 70 anos, Margarida é graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora também em Linguística pela Universidade de Berkeley (EUA).

Neste momento, apoiadores de Margarida festejam a vitória pelas ruas de Juiz de Fora.

Assista, abaixo, um trecho da declaração da candidata após a confirmação de sua vitóra.

 

 

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.