CHOMSKY REVELA QUE E.U.A NECESSITOU INSTALAR COVID-19 PARA NÃO PERDER SUPREMACIA MUNDIAL ANTE A CHINA

Indicado pelo filósofo José Alcimar.

O ativista, filósofo, cientista político e linguista Noam Chomsky se refere ao coronavírus, uma pandemia que afeta mais de 120 países e analisa seu impacto na geopolítica mundial.

1) Os  EUA precisavam urgentemente parar e atrasar a locomotiva chinesa,  para não perder sua supremacia econômica mundial e seu papel como gendarme planetário.

2) A CIA, Bildeberg, Israel e outras potências mundiais concordam em iniciar uma guerra bacteriológica de baixa intensidade, espalhando um vírus de laboratório, o COVID19, no território chinês.

3) Guerra de baixa intensidade porque o vírus não afeta crianças e jovens (trabalho futuro) e, em vez disso,  inicia com os idosos (trabalho inativo).

4)  A estratégia dos EUA é espalhar o vírus na cidade onde o governo chinês possui um laboratório de pesquisa bacteriológica para  coronavírus, sars, mers e Ebola.
Então você tem o álibi perfeito para culpar o governo chinês pela hipótese de uma fuga ou acidente acidental.

5)  A estratégia dos EUA envolve a expansão do vírus em janeiro, o Ano Novo Chinês, para produzir paralisia total,  pois existem milhões de deslocamentos que afetarão todos os setores da sociedade chinesa.

6) A estratégia dos EUA na primeira fase envolve manter vários inimigos do governo Trump afastados e, portanto, o próximo país infectado principal é o Irã, liberando o vírus letal para ser  forçado a paralisar sua economia, sociedade e possível resposta de suas forças armadas,  especialmente devido ao risco militar que pode implementar contra Israel.

7)  O próximo grande inimigo afetado é a Europa,  sempre muito hostil a Trump e suas receitas econômicas protecionistas.
Para isso, eles inoculam o vírus na região da Lombardia (Itália), onde a Liga do Norte de Salvini governa.  Lembrando que Salvini é um traidor aos olhos da inteligência americana por apoiar Putin em todos os fóruns internacionais e por estar envolvido em subornos russos.

A disseminação do vírus em uma região rural da Itália profunda já parecia estranha.

Mas a vingança é servida em um prato muito frio e Salvini nem sequer foi recebido por Trump em sua turnê americana. Relações congeladas e muito distantes.

A Itália também é escolhida como o país receptor do vírus, por  estabelecer excelentes relações comerciais com a China em uma Nova Rota da Seda.

A inteligência americana sabe que, depois da Itália,  a União Européia sofrerá um colapso  econômico global à medida que suas economias nacionais ficarem paralisadas na luta contra o vírus.

O esforço titânico da Europa diante dessa ameaça bacteriológica dará origem a uma fraqueza frontal européia contra o Brexit britânico,  beneficiando o primeiro-ministro Johnson, o grande aliado inglês do governo. TRUMP.

9) Uma vez que a pandemia paralisante do planeta seja consumida, a segunda fase chegará.
Controle total da guerra bacteriológica com a VACINA GLOBAL da Covid19 a partir do momento em que  é produzida em laboratórios americanos.

Após a dispersão e o caos da saúde mundial, a ordem capitalista voltará, redefinindo as economias nacionais, o novo valor em ascensão será chamado de indústria química dos EUA, que a seu critério venderá patentes para países amigos e CONTRÁRIO, bloqueio farmacêutico para países inimigos. , enfraquecendo-os ainda mais, se possível, ou pressionando governos hostis em troca da economia de vacinas.

10) Terceira fase:  Implementação da Nova Ordem Mundial  com a mudança de relações entre países:

  • Desaparecimento da União Europeia.
  • Desaparecimento de inimigos em potencial, como Irã, Coréia do Norte, Venezuela, etc.
  • Enfraquecimento da China continental e da Rússia.
  • Novo quintal: EUA na América Latina.
  • Globalização planetária em torno dos novos EUA e seu poder todo-poderoso.

 

https://afinsophia.org/wp-admin/post.php?post=75964&action=edit

127 thoughts on “CHOMSKY REVELA QUE E.U.A NECESSITOU INSTALAR COVID-19 PARA NÃO PERDER SUPREMACIA MUNDIAL ANTE A CHINA

  1. O papel aceita tudo. Até um absurdo (não impossível) como esse. O ser humano não respeita o humano ser. E egoísta e sem escrúpulos.

    1. Acho que babar pelos EUA não é um bom negócio agora. Pode ter certeza. A análise é feita por quem conhece o “Grande Satã” de muito perto.

        1. Exato José Pinheiro,
          Fico contente em saber que existe mais gente que pensa assim.

          Podemos acrescentar que o Trump e aliados como o Johnson e o Bolsonaro, sabendo que era uma armação adiaram até onde conseguiram o isolamento social na intenção de colherem créditos financeiros e políticos enquanto os outros estavam parando.

          Parece que pela culatra o tiro ficou muito mais forte.

        2. Tenho a mesma opinião, o estrago que era pra fazer lá na China, não aconteceu, foi um tiro só de pólvora, esqueceram de por o chumbo,….o resto acho eu não era objetivo.

        3. Sabe que desde o início eu pensei exatamente desta forma? Porém, com o passar do tempo e, mais a falta de outros comentários coincidentes, julguei tratar-se apenas de antiamericanismo bobo de minha parte. Mas, diante do que acabo de ler, não duvido nem um pouco ser uma guerra bacteriológica do Grande Satã.

      1. Eu acho que nem o antivirus e nem a vacina preventiva funcionaram, pois o covid 19 esta a todo vapor proliferando nos EUA. O tiro saiu pela culatra, pois a China ja esta saindo da pandemia, ainda mais forte e com certeza na frente dos EUA sob todos os aspectos

        1. E quem diz que eles se importam com o povo? Vão morrer os mais pobres, os mais pretos, os imigrantes … está bem de acordo!

          1. Meu irmão (67) perdeu a vida em uma semana e não se enquadrava nesta listagem 😭

          2. Concordo o Trump vai ficar feliz com essas mortes , ele nem tentou por hospitais de campanha a funcionar

        2. Um cara isento como Chomsky, criar uma teoria dessa, tem a cara dele. O Sar, o H1N1, todos saíram da China, graças a péssimos hábitos de saúde e higiêni, aí vc analisa, quem mais ganhou com essa crise ? China of course !!!

    2. Bom dia.
      Vitor como você diz: absurdo,mas não impossível.
      Quem faz este comentário conhece muito bem do assunto em tese, e sua inteligência foi além da de quem pode ter planejado tudo pensando que ficaria no anonimato.

      1. Así se la han pasado desde la 2da. Guerra mundial, Centro América es un ejemplo de como invadieron con mercenarios para despojar a la nación Maya de su territorio; el pretexto, inventado por ellos, fue en combate al comunismo, aunque nunca ha existido esa teoría.

        1. Também pensei em um acidente na origem.
          Pois o uso de bactérias na guerra não é absurdo. Devemos lembrar que os americanos um dia liberaram as explosões de duas bombas atómicas nas cidades japonesas de Hiroxima e Nagasáqui.
          Nada é absurdo!!!

      2. É branco este Trump, tinha que anaquilido. Se isto tiver verdade; é um demônio do em forma de gente!
        Ferraram com o Brasil e colocaram um banqueiro no comando da economia. O golpe foi certeiro.

    3. É necesário verificar a veracidade da autoria. Se foi mesmo Chomsky, podemos estar certos de que é verdade. Chomsky é um cientista honesto, confiável, estudioso da geopolítica e tem uma rede de contatos muito grande no mundo todo.
      E os fatos parecem comprovar. Não foi à toa que, no Brasil, derrubaram o governo petista, para acabar com o BRICS que era a porta para uma nova ordem mundial, derrubando o imperialismo norteamericano.

      1. Exatamente. Se Chomsky realmente escreveu isso… olha, o mundo deveria dar o troco nossa EUA e colocá-lo em meio a rigorosas sanções comerciais, como ele faz com Cuba e Venezuela.

      2. Ótimo, Marilene. Afastaram o Brasil dos bRICS, mas isto tem volta ainda. O tiro saiu pela culatra. O próprio Jimmi Carter escreveu carta ao Trump!

      3. Ele tem uma obra literária importante, com uma imensidão de livros e artigos publicados, e que deveriam ser lidos por toda a humanidade, e principalmente para nós, pelos sul-americanos.
        A honradez, a seriedade e a credibilidade deste homem é inconteste.
        Eu já havia passado nisso muitas vezes, veja que os que criticaram e culparam a China pôr isso, criando constrangimento para o nosso país, foram só imbecis, sem condições de tecer comentários sérios que puderem ter o mínimo de credibilidade.

        1. Chomsk NÃO é um Literato ou Escritor: aquele que cria ficção, que metaforiza a realidade. Ele é um HISTORIADOR: aquele que identifica Fatos Históricos no seio dos acontecimentos, ou seja, da REALIDADE.

  2. Os USA tem que ser parados pois não e só Trump São os grandes interesses desde a industrias farmacêuticas hás armas e o Dólar que está a dar perdas milionárias As nações que hoje estão a passar por este atentado e verdade que são comandados por subordinados dos USA mas as populações desses países têm que ser esclarecidas e correr com essa gente da frente dos governos e então ir em frente com a luta contra a USA e não é necessário ser uma luta com armas mas sim uma luta económica Deixar de se fazer transações em dólares e a economia americana vem logo abaixo E isto que tem que ser feito isolar a USS

  3. Desconhecia esta informação, mas faz todo o sentido, quando se sabe que a hegemonia pelo mundo é o forte dos EUA, como potência primeira e única a ditar a sua ordem nova e imperial. Os Povos que se cuidem.

  4. Em se tratando dos EUA e do mal, tudo é pissível. A destruição do Iraque baseada na farsa daquele país, atrasado, como vimos depois, estar produzindo bomba atômica, é prova do que os americanos são capazes.
    Após o fim da guerra fria o sistema de freios e contrapesos ficou debilitado.
    Diferente do que pensam os inocentes e mal intencionados, que vivem limpando o rabo do Michey, o melhor para o mundo é o enfraquecimento dos EUA ou o fortalecimento de outras nações competidoras.

    1. Adoro o Noah, principalmente pelo lado da inquietação filosofica e da crítica intermitente aos EUA (lado do ‘estabelecimento’). Reverencio seus trabalhos na área da linguística americana (psicologista), oposta a europeia e francesa de um Sausure, mais ‘mecanicista’. Porém temo há muito essa tendência para um ‘conspiracionismo’. Quando ele perde o rumo da objetividade científica. Sinto-me, inclusive, fraternalmente ligado a sua visão judaica, que também partilho, olhar que projeta o horizonte para além dos fatos cotidianos, mas que as vezes ‘escorrega’ para elocu rações irracionais. Vide situação dos EEUU. Esses números enormes de doentes e mortos não e compatível com uma ‘estrategia’ como a sugerida. Perdoe-me, Noah, mas…

      1. Faz sentido, mas você ouviu o Trump dizer, e cumprir, cortar dinheiro para a OMS, pois segundo ele o órgão não estava agindo como o combinado? Então, o melhor a fazer é a gente observar melhor, verdade?

        1. Risco seria escrever no Brasil. Por mais que não goste dos EEUU, nada contra o Povo; se tem uma coisa que prezam, respeitam e admiro, é liberdade de expressão.

      2. Mas… os USA esqueceram de combinar com o vírus pra não mutar… perderam o controle… Não é a primeira análise geopolítica que vejo de pessoas idôneas, que diz a mesma coisa.

    2. Acidentes ocorrem; o binômio, projeto versus execução, é traumático; e, tratando-se do escrúpulo americano, e mais ainda, dos Republicanos, não posso dizer impossível a teoria chomskyana. Também sempre quis saber a origem capacha e gratuita dos ataques pelos e filhos e e por outros crápulas periféricos, do desgoverno bolsonariano, aos chineses. Que explicação mais sensata existe do que uma reverberação de apoio servil à a acusação – no mesmo sentido – orquestrada pelo Trump, dando-lhe aparência de verdade que trazem as mentiras repetidas? Nem mesmo o altíssimo risco de perder a parceria comercial ectremamente vantajosa para nós, refreou o servilismo da trup bolsonariana. Por tudo, não me surpreenderei se o Chomsky estiver certo; e sim se estiver errado.

  5. A dívida americana está para explodir a economia, e apesar do risco de quebradeira em efeito dominó, já que as moedas do mundo estarem atreladas ao dólar, eles precisam que os outros países fiquem fragilizados também. E por causa do mesmo motivo desta analogia, a soberania.
    Tudo isto tem lógica!

  6. É muito triste e revoltante pensar tudo isso ser verdade. Sem escrúpulo e o egoísmo doentio o ser humano é capaz de tanta maldade. Num lugar temos que pagar por isso.

    1. De acordo com as regras gramaticais da língua espanhola, quando a palavra abreviada para formar uma sigla está no plural, deve ser duplicada a primeira letra dessa palavra. Uma das exceções para esta regra é a palavra ONU (Organización de las Naciones Unidas).

  7. Não há dúvida que os EEUU, tenha tramado politicamente contra o mundo, é a nova ordem mundial ditando as regras do jogo.

  8. Não quero dar uma de sabidinha. Se vocês forem ao meu face, Instagram e twitter, da
    qual comento a minha desconfiança sobre o COVID 19 um pouco antes da semana do Ano Novo Chinês que envolve um grande de turistas do mundo todo que vão assistir os festejos como o Réveillon no Brasil.
    Fora a visita dos familiares de toda parte do país e do mundo para visitar a sua terra natal. A economia da China é global e os Estados Unidos está perdendo o seu lugar como a “Prima Dona”. Essa viagem que não estava na agenda, que o Bolsonaro foi em um final de semana aos Estados Unidos, têm muito a ver com isso. Foi comprar armas, pra que? Pra matar a população infectada?

    O Trump contaminou todos que fizeram parte da comitiva presidencial, e o Bozó, não? E o filho também não se contaminou, é muito Sinistro. Por isso, que alardea que é uma simples gripe. Ministério da Saúde proibindo os médicos de fazerem testes para o diagnóstico do Coronavírus. Não há um projeto de compra de equipamentos, macacões de seguranças, insumos, construções dos hospitais de campanha em nenhum Estado e Municípios. Os governadores pedindo ajuda da China para mandar o respirador. Só protocolo de segurança, não é o suficiente, pois as pessoas vão precisar dos agentes de saúde e o Ventilador Mecânico (respirador) para sobreviverem. Trump e Bolsonazi são dois assassinos da Humanidade. São genocidas.

      1. ele também já escreveu sobre o 11 de setembro ter sido armado pelo governo americano como desculpa para atacar “terroristas”

    1. Por que os EUA se tornaram potência após a Segunda Guerra? Quem financiou o progresso rápido dos EUA? Os mesmos que afundaram a Alemanha, os sionistas. O dinheiro sionista promove os EUA. O Chomsky, que nem sei se é mais sionista, ou faz cortina de fumaça, colocando os EUA como único responsável pela situação, ou joga a meleca no ventilador, articulando um esquema que pode ser provável. Uma coisa é certa, os sionistas senhores do mundo só pensam em Messias, em reino judaico escravizando o mundo. Basta aguardarmos o desenrolar dos acontecimentos. Observemos.

  9. A mais pura verdade, transcrita com perfeição. Gostaria muito de falar com o filósofo José Alcimar sobre a fonte da matéria em inglês.

    1) Reforçar as evidências do tópico
    2) Apresentar isso a narigod da língua inglesa.

    Desde grato pelo trabalho e estudo da AFIN.

  10. Vindo dos EUA, eu não duvido de nada. Até quando elegem alguém , aos nossos olhos, um pouco melhor, ainda assim, ainda deixam a desejar. Imagine com esse que está no poder agora. E Chomsky sabe o que diz. Valha-nos Deus…. .

  11. Bom dia.
    Vitor como você diz: absurdo,mas não impossível.
    Quem faz este comentário conhece muito bem do assunto em tese, e sua inteligência foi além da de quem pode ter planejado tudo pensando que ficaria no anonimato.

  12. Nao e de estranhar que EU o fizessem ja o tinha dito em conversa com Amigos pois eles tem o poder cientifico de criar vacinas se ja nao a tem O negocio das farmaceuticas o poder de querer dominar o Mundo e quando Mr TRUMP nas conferencias de impress a nao da o real Valor a I pandemic esta tudo esclarecido pouco ha mais para dizer.

  13. Faz bastante sentido, principalmente se lembrarmos das viagens do Inominável para os EUA e Israel com encontros secretos e sem trazerem nenhuma vantagem para o país e os cortes de investimentos em pesquisas científicas. A teoria de conspiração dissipada esse mês pela direita de vários países sobre a China ter causado a pandemia do Corona ao meu ver não fazia sentido nenhum, afinal pq dariam esse tiro no pé e estragar suas negociações quando estão bombando ?

  14. Não divido da mensagem, mas queria ver este vídeo, me parece fake. Não consegui achar em lugar nenhum. No Lechuguinos tb não tem o vídeo.

    1. Caro, Marcelo, o que o afinsophia.org publicou não foi vídeo, mas o texto publicado pelo site Lechuguinos.

      Abraços.

  15. A comitiva do Bolsonaro veio toda infectada, mas nenhum apresentou sintomas, será que foram vacinados? A teimosia do Bolsonaro em aceitar o perigo deste vírus, pior, tomando ainda medidas que vai contra a segurança do povo, contra governadores, pode ter a ver com informações sigilosas do governo americano? Aproveitando -se dessa moléstia para fazer eugenia na população brasileira e matar negros e pobres?

    1. Eu também desconfio que exista uma vacina. Bolsonaro provavelmente foi vacinado, assim como o próprio Trump. Sem qualquer neurose por teorias conspiratórias, a História ainda dirá. Não tem explicação o Bozo estar incólume aos efeitos da COVID19.

    1. Caro, Paulo, o texto que o afinsophia.org publicou foi extraído do site Lechuguinos. Já foi informado para vários acessantes.

  16. Pelo sim ,ou pelo nao,…há de de se aprender e apreender “realidades e saberes”que envolvem o humano.Os números e a inteligencia,a todos lá na frente Respondera-penso assim.

    1. Olá!
      Qual a fonte desse conteúdo?
      No parágrafo ao final o link que diz ter vídeo não mostra nenhum conteúdo.
      Esse mesmo texto circulou em um site cubano que demorava muito tempo para abrir.
      Solicito encarecidamente a fonte deste texto, irei acompanhar esse sítio na proliferação de conteúdo duvidoso.
      Att.

  17. Trump , Boso , jhonson já estão vacinados a coitada da Ângela Merkel infectada … querem acabar com a população idosa e com a Saúde publica de todo o Globo ! Para privatizar a saúde mundial !

  18. Bem, não sei ao certo se é verídica tal informação, mas fazendo uma leitura bem minunciosa consigo encontrar algum sentido nisso.

    1. Mutação do vírus,

      Quando passa de uma pessoa para outra vai mudando o RNA, por isso as vacinas para gripe são novas a cada ano: para abranger a nova cepa.

      Com a mutação a tendência é diminuir a virulência, desconheço na história quando houve aumento da agressividade como está acontecendo de forma inesperada nos EUA.

      Esta é a questão: quais fatores aumentaram a virulência?
      Por enquanto entendo ser a convergência de múltiplos aspectos como poluição do ar, transgênicos alimentares e terapêuticos, fósseis nos alimentos, 5G esparramando, salinização intensa consolidando o aspecto mental de Natrium Muriaticum – ansiedade, matriarcado subliminar preponderante induzindo acúmulo material de qualquer modo, e tantos outros que cada um poderia relacionar.

    2. Pra mim isso não é nenhuma novidade. O império decadente pensa que manda no mundo. Só que no meio do caminho havia os olhinhos puxados e os eslavos.

  19. O impossível não existe, embora por aí esteja cheio de absurdos. Teoria para o covid? Tem milhares. Sim… o governo chinês acusa EUA de ter o paciente zero. Trump acusa a China. Ahhhjh! eles se merecem. Infelizmente o povo civil é quem está pagando o pato. Existe justiça divina? Se sim, o que é deles tá guardado, CASO tenham espalhado o vírus propositalmente.

  20. Recebi o vídeo, salvei, não investiguei nada, até porque do nada brota algo, portanto, nada para duvidar e nada para acreditar. Não há mais Estado/Nação, há fronteiras fictícias, acordos de não agressão público ou publicada e quem está no comando são as corporações.

  21. Qual a fonte, escrita e ou falada do professor Noam Chomsky sobre esse texto, ou esses pontos?
    Para quem tem dois dedos de testa e conhece o trabalho do professor Noam Chomsky sabe que isso é um grande engodo.
    Gostaria de uma devolutiva do admistrador desse site tendo em vista a credibilidade do afinsophia. Org

  22. Nada mais terrível, que ver doutores formados nas redes sociais fakes, questionando a sabedoria e veracidade de um especialista do gabarito do Dr. Noam. Este mundo está perdido mesmo.

  23. O “grupo” denominado de imperialistas /sionistas, que age nos bastidores, fazendo guerras de DOMINAÇÃO no Mundo inteiro, agora, está agindo no Brasil 🇧🇷 também. Wikileaks alertou quanto à espionagem nos Governos do ex-presidente Lula e da ex-presidenta Dilma Rousseff, que mal pôde governar, haja vista a oposição ter estado tramando, conspirando, juntamente com esse “grupo”, para tirá-la da Presidência e colocarem um Presidente-Fantoche no lugar dela bem como impedirem o ex-presidente Lula de se candidatar à Presidência, certos de que o ex-presidente Lula venceria as eleições, já no Primeiro Turno e isso, eles não queriam que acontecesse. Wikileaks alertou e o The Intercept está denunciando e alertando também.
    Esse “grupo” não queria Trump como fantoche deles, mas sim, a Hillary Sionista.
    Esse “grupo” gostou de Bushit e de Obomba, que invadiram e dominaram países como Afeganistão, Iraque, Líbia e só não conseguiram dominar a Síria 🇸🇾 graças ao Presidente PUTIN, da Rússia e seus aliados, senão teriam eliminado o Presidente da Síria, Bashar al-Assas, como fizeram com o Presidente Saddam Hussein, com o Presidente Gaddafi, que não se CURVARAM nem se renderam aos interesses imperialistas.
    Esse “grupo” de “fazedores” de guerras de DOMINAÇÃO no Mundo inteiro, tiram e colocam Presidentes-Fantoches no Comando dos países alvos 🎯 deles.

    1. Você está falando do “Estado Profundo”? O seu comentário me fez lembrar uma fala do Julian Assange numa entrevista quando perguntaram sobre ele “ter ajudado” o Trump a se eleger, e ele tasca: “não que tenha ajudado, mas com o Trump no poder saberíamos das coisas como elas realmente são” A minha mãe costumava dizer algo parecido: “Deus escreve certo por linhas tortas” e o Malafaia fez uma apresentacão fantástica do Bolsonaro: “Deus oferece as coisas que não prestam, putrefatas, vis, para mostrar a verdade” ( meio rindo daqui porque acho meio poético estas afirmacões e tals.

  24. Eu pensei isto. Não da forma magnifica com que Choamsky expôs. Pensei que os bilionários, as Altas Finanças, com sede na América do Norte e em países aliados, sabiam que o louco e hiper, drogado, neoliberalismo, não poderia avançar muito. Sabia-se que a crise viria, crise de excesso de endividamento, muita moeda podre, e de destruição dos mercados tradicionais pelo empobrecimento das grandes massas populacionais. Quando perceberam que isto iria acontecer quiseram se proteger das multidões que tomariam as ruas pedindo suas cabeças. Uma guilhotina planetária poderia ser construída. Que melhor forma de se proteger , de evitar tais multindões, do que força-las ao confinamento, ao medo da morte imediata, ao desemprego e ao fome ? O virus fez isto. Salvou as pessoas, talvez… mas não o sistema… está morto, canceroso, o capitalismo hiper ultra neoliberal ! Terá alguma sobrevivência? talvez. A nós nos cabe a reconstrução. AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA !

  25. Também suspeitamos disso. Vejam o histórico dos EUA, promovem ditaduras, roubam países mais pobres , invadem outros…bombardeiam sem dó civis…e muito mais.

    1. A Lei do Retorno é infalivel. Ou como poetisou Geraldo Vandré: É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar. Lamentável que milhares de vidas sejam ceifadas inutilmente. O Covid 19 foi em fase embrionária usado na guerra do Vietnã pelo Governo estadunidense na década de 60.. Até hoje os vietnamitas pagam o preço da crueldade que sofreram. O querido Chomsky fez a síntese do pensamento dos filósofos e pensadores que compartilham com o seu pensamento. Estamos juntos. Grata mais uma vez pela brilhante elaboração. Uma luz no final do túnel.

  26. Muita maldade, mas para quem jogou bomba nuclear sobre civis, fazer guerra biológica é uma saída viável para não perder a hegemonia econômica.

  27. Aí, o sr pseudo presidente do Brasil viaja aos USA com sua equipe de trabalho (comparsas), num momento que “não deveria sair do país”, e voltam todos contaminados…Eu não quis acreditar em minha intuição uns dias atrás…e toda manhã falo com meu esposo sobre o assunto, e uma coisa que me intriga muito…Por que só os idosos morrem com maior facilidade? Não poderia um vírus ter vindo do nada, explicitamente para atacar somente os acima de 60 anos. É muita coincidência, já que todos sabemos que pessoas idosas se aposentam e vivem de suas aposentadorias…e muitos, usam o SUS e os medicamentos “gratuitos”, e acabam dando “prejuízo” ao governo. Bem como alguns doentes crônicos que estão constantemente em hospitais públicos. O COVID-19 ataca justamente essas pessoas!!! Bolsonaro se mostrou a que veio desde muito antes de ganhar a eleição…Quando ele falou que tinha que morrer uns 30 mil, ele não estava brincando…

    1. Você tem razão, e pode ser muito maior o número de mortos no Brasil e no mundo .
      Estamos em uma grande guerra.
      E o povo que vai morrer pouco importa pra eles .
      Tudo que eles não querem é perder a supremacia .

  28. Tudo é possível da parte de quem espalhou a aldrabice das armas biológicas de Sadam para invadir o Iraque e montou o atentado das Twin Towers (o novo Pearl Harbour segundo Rumsfeld ) para invadir o Afeganistão.
    Mas a argumentação apresentada de Chomsky não me parece genuína.
    Mas se assim fosse é bem claro que o tiro lhes saiu pela culatra.
    Quem sai reforçada é a China quer economicamente quer politicamente quer ainda na influência estratégica.
    A própria UE, os problemas que tem e se agravam decorrem do euro e da incapacidade de conciliar os interesses da finança e das potências internas Alemanha a França. A Itália e a Espanha, as maiores vítimas do vírus, já estavam em situação difícil.
    O vírus , apesar dos chamados egoísmos nacionais, depois do impacto desta crise, pode vir a ter um papel de obrigar Bruxelas a mudar as orientações para se salvar e lançar a grande campanha agora somos todos irmãos há que darmos as mãos, tentando enfraquecer o confronto de classes que está na forja em função da recessão que se avizinha.
    Mas os EUA saem economicamente por cima da UE? Não é garantido até porque o vírus não está a ter lá resposta adequada e as estruturas económicas e de saúde saem muito debilitadas.
    Verdade ou mentira a explicação apresentada não nos deve impressionar ao ponto de cairmos na ratoeira de deixarmos que a luta social, a luta dos trabalhadores, seja minada , como foi durante a Guerre Fria, pelo confronto secundário das potências que são apenas contraponto umas das outras na vasta concorrência dos mercados.

  29. Sou um simpatizante das chamadas “Teorias de Conspiração” por uma razão muito simples: sempre me parecem as mais lógicas! Acredito que Trump e seus falcões , CIA, etc, teriam capacidade para executar um atentado biológico contrata China, Mas alguem checou realmente a veracidade deste depoimento de Chomsky, me parece um pouco fora do estilo dele!

  30. Parece-me opinião um pouco de perseguição, esquizofrênica. Hoje os EUA estão em primeiro lugar em contaminação e mortes. A China já normalizou seu país diante do vírus.

  31. O texto pode não ser de Chomsky e pode parecer apenas mais uma teoria da conspiração… Mas quem já leu um pouco sobre os EUA e como eles se tornaram uma potência mundial sabe o quanto eles são inescrupulosos e capazes de tudo p se manter no topo… Pra mim quem já foi capaz de criar guerras e conflitos para alavancar a economia com a indústria bélica é capaz de qualquer coisa, eu não duvido de nada…

  32. Sempre desconfiei dessa hipótese mas precisa que uma mente brilhante viessa para comprovar as minhas suspeitas. Quando todos apontam a china como responsável por essa mortandade preferir ir com a minoria que está correta, ” o tiro saiu muito maisforte pela culatra”

  33. Pra se ter uma ideia do que o ‘Grande Satã’ é capaz, sugiro a leitura do livro “Legado de Cinzas – Uma História da CIA”, de autoria do estadunidense Tom Weiner.

  34. O texto é uma ironia inteligente em contraposição à versão de que a China teria usado o vírus como forma de se reposicionar geopoliticamente

  35. “Pode ter sido o Exército dos EUA que levou a epidemia a Wuhan”, disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em 12 de março”
    Quando o paciente zero foi registrado nos Estados Unidos? Quantas pessoas estão infectadas? Quais são os nomes dos hospitais? Pode ter sido o Exército dos EUA que trouxe a epidemia para Wuhan. Seja transparente! Torne a data pública! Os Estados Unidos nos devem uma explicação”, escreveu Zhao no Twitter.

    O comentário, conforme noticiado por veículos de imprensa como o jornal de Hong Kong The South China Morning Post (SCMP), parece se referir aos Jogos Militares Mundiais, realizados em Wuhan em outubro, com a participação de mais de 100 países pouco antes da cidade se tornar ponto zero da pandemia.

  36. Também pensei em um acidente na origem.
    Pois o uso de bactérias na guerra não é absurdo. Devemos lembrar que os americanos um dia liberaram as explosões de duas bombas atómicas nas cidades japonesas de Hiroxima e Nagasáqui.
    Nada é absurdo!!!

  37. Quando iniciou o surto pensei a mesma coisa daí vieram uns loucos dizendo que a China que teria espalhado o vírus propositalmente como disse na entrevista que muitos pensariam que foi a China porém quem espalharia um vírus no próprio país não faz sentido EUA podem muito bem ter feito isso e se for verdade chegamos num ponto onde realmente a humanidade fracassou.

  38. Chomsky uma celebridade conhecida no planeta deu sua opinião o Zé das couves veio e prontamente desqualificou, estou na dúvida em quem acreditar 🤔

  39. Três trechos da matéria acima são bem significativos e corroboram com as proposições do jornalista Pepe Escobar, que tratou acerca da Guerra Híbrida Americana contra a China e a Rota da Seda entre Itália e EUA antes da disseminação do vírus à época dos 7° Jogos Militares de Wuhan de 2019 (o qual foi palco da visita da delegação militar estadunidense). Mas o trecho significativo é: “Guerra de baixa intensidade porque o vírus não afeta crianças e jovens (trabalho futuro) e, em vez disso, inicia com os idosos (trabalho inativo). 4) A estratégia dos EUA é espalhar o vírus na cidade onde o governo chinês possui um laboratório de pesquisa bacteriológica para coronavírus, sars, mers e Ebola. Então você tem o álibi perfeito para culpar o governo chinês pela hipótese de uma fuga ou acidente acidental. 5) A estratégia dos EUA envolve a expansão do vírus em janeiro, o Ano Novo Chinês, para produzir paralisia total, pois existem milhões de deslocamentos que afetarão todos os setores da sociedade chinesa”. Americanos conhecem bem o modus operandi de ataque covardi utilizando agentes biológicos como o fez contra Cuba há 50 anos, sem contar que o genoma do Covid-19 é americano, tendo nos anos 30 e 60 do século passado grande destaque no meio científico ocidental, quando ganha o nome de “Coroa” ou “Corona” nos anos 60. Por fim, os Estados Unidos representam mesmo o país mais terrorista do mundo e verdadeira ameaça à paz mundial. Enganados estão os yankees que pensam que utilizaram o velho adágio de Sun Tzu que disse que “a suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”. Acontece que os EUA são recorrentes na “arte” de darem tiros nos próprios pés.

  40. Eu mal acredito e, porém, confesso, admito como me copiam a ideia que já tenho desde início tão bem que me parece escrita linha a linha, e saiu-lhes pela culatra a maldade, não, quedai johnes o ia levando a fantasia e à América … mas porque não se precataram? Aquilo foi acharem-se superiores e, ganância, o Trump disse, paramos a China e seguramos nos a nossa economia, não paramos, enquanto ela fica paralisada, à chinesa
    Erro crasso, como o do fascista Bozo
    Mas essa gentevé toda tola ?

  41. Ao contrário do que alguns bons eingênuos acreditam (como Simon, acima) a não precaução do #CoisoNorteAmericano (versão do #CoisoMilicianoBrasileiroGenocída) foi intencional para não entregar o jogo, pois assim como o #CoisoGenocídaBrasileiro morrer uns 30 mil “faz parte”, até porque ambos os canalhas (e outros comparsas do Trump foram devidamente imunizados. Mas nem assim conseguiram ou conseguirá o que pretendia e a China está se superando.

  42. …Ao Trump … o tiro saíu pela culatra, além de não ter conseguido os objectivos ainda agravou a posição dos E.E.U.U….no Xadrex Político Internacional, assim como a nivel pessoal onde está pessimamente colocado para disputar a repetir a Presidência

  43. O Chomsky goza de muita credibilidade, e prestígio, lógico que ele está dando um tiro na direção do alvo, não é no escuro, errar com certeza que não vai. O interesse de Noam é o bem da humanidade, temos que ajudá-lo nessa tese. Duas cabeças pensam mais que uma. Chama atenção que Donald Trump e Jair Bolsonaro saíram de pronto acusando a China. Ambos atacam e acusam a vítima, como batedor de carteira que correndo grita pega ladrão para desviar atenção.

  44. Chomsky um grande pensador…não alinhado. No início pensei que era apenas mais um vírus…Quando comecei a ver o impacto assaltou-me a ideia de que a trampaLHADA er capaz de fazer tudo para fazer guerra à China pq nestas coisas eles têm um historial muito rico…de tentar aniquilar terceiros….sempre achei é extraordinário estranho a força do vírus da lombardia e em Espanha…e em na Catalunha fala-se que estão a concluir estudos que podem confirmar que o vírus foi detetado nas aguas ainda em março de 2019….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.