FILÓSOFO VICTOR LEANDRO: O QUE É UM FILÓSOFO?

Filosofia
Por Victor Leandro*
Sabe-se muito bem que filósofos não são feitos com diplomas. Muito menos são propriedade do mundo acadêmico. Ao contrário, a Academia, tal como está configurada hoje, não é mais do que o mausoléu de pensamentos tornados defuntos. Não há nada de novo a surgir de sua esterilidade técnico-burocrática. A única coisa que produz são um amontoado de regurgitadores de referências.
Também o filósofo não é fabricado com erudição. Esta, apesar de não ser sua inimiga, nem sempre conduz ao seu caminho. Em geral, os eruditos não fazem mais do que converter-se em repositórios da tradição, o que é, aliás, uma conduta notadamente antifilosófica, posto que a filosofia é o que faz com que o pensamento siga adiante.
Que é, então, um filósofo?
A resposta que pode ser encontrada, como sempre, é provisória. O filósofo é aquele que vive sua verdade, ou seja, que elabora suas proposições e as converte numa praxis efetiva. Mas não se pode confundir. A verdade que gera não é de qualquer tipo. Produzida por meio da experiência de mundo e da razão, ela não se presta ao trânsito das mistificações, tampouco contribui para formar falsas consciências. É, acima de tudo, uma tentativa de colocar-se no caminho do real de uma forma afirmativa e transformadora.
Desse modo, místicos não podem ser confundidos com filósofos. De igual maneira, não existe filósofo reacionário, pois o reacionarismo é um produto da ideologização, que é o maior dos enganos e da má consciência coletivizada.
O filósofo é sempre o arauto da revolução.
Assim, a assertiva platônica precisa ser refigurada. Não é necessário que os filósofos se tornem reis, mas sim que o povo, no poder, torne-se filósofo. Sigamos esse desígnio. Esta deve ser a única certeza filosófica.
* Victor Leandro é doutor em filosofia, escritor e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.