O ATAQUE DE BOLSONARO AO PRESIDENTE DA OAB FOI O SEU MAIOR ERRO POLÍTICO ATÉ O MOMENTO

Os fascistas também erram. E por isso também perdem
Jair Bolsonaro é um fascista.
E para essa gente não há limites civilizatórios, nem referências mínimas de senso de humanidade.
Ou seja, nada que um ser com essa posição político-ideológica venha a fazer ou dizer deveria surpreender quem tem discernimento e é sério nas suas decisões. Mas mesmo assim, isso acontece.
Ontem o presidente Jair Bolsonaro cometeu seu maior erro político. Isso não significa que disse algo muito fora da curva do que vem vomitando há muito tempo.
Mas ao atacar o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, usando a história do seu pai que foi morto pela ditadura militar, ele ultrapassou alguns limites que podem começar a construir uma frente mais ampla pelo seu impeachment.
Um presidente começa a cair no Brasil quando perde, além da maioria no Congresso, também o apoio de algumas instituições. As principais: CNBB, OAB e ABI, que, mesmo bem menor, expressa um valor fundamental, a liberdade de imprensa.
E, como jornalistas, advogados não têm nariz grande à toa, mas para sentir a mudança do vento e se reposicionar com rapidez.
A OAB usará de toda a sua força institucional e de articulação contra o mandato de Jair Bolsonaro. E em cada cidadezinha deste país há uma OAB. Ele, na sua arrogância, subestimou isso.
Se a economia estivesse andando bem, poderia ser algo tranquilo. Mas, não. A crise continua terrível. E se isso permanecer por mais 1 ano, a OAB pode se tornar a flecha envenenada contra o seu mandato.
Anotem a data de ontem nos seus caderninhos. E o que Bolsonaro disse. Esta declaração pode mudar os ventos da correlação política dos próximos tempos. Os fascistas também erram. E por isso também perdem.