*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

0

ESPECIAL: UM PASSEIO PELA CAPITAL DO NORTE DO FUTEBOL

Uma torcida apaixonada e crítica, um estádio monumental para um futebol ora mediano, clubes com uma grande estrutura convivendo com o amadorismo. O futebol paraense tem visivelmente os dois lados da moeda do que se apresenta como futebol na atualidade: um paradoxo entre o amadorismo quase absoluto e a modernidade do chamado primeiro mundo. Acompanhe esta coluna em um breve passeio pela capital do futebol na região Norte:

O MANGUEIRÃO E A COLOSSAL CAMPANHA PELA COPA 2014

Se, para a FIFA, empolgação justificada e estrutura forem predominantes na escolha da sub-sede da região, o Pará já poderia comemorar. Enquanto no Amazonas a divulgação do projeto não comoveu a população, nas terras do Grão-Pará a torcida para que a copa venha é apaixonada, e não desprovida de argumentos.

Remo VRica 02 por você.

O Estádio do Mangueirão impressiona logo à primeira vista. Imponente, belo, bem organizado, o templo do futebol paraense é, segundo informações obtidas, um dos mais modernos do Brasil, e seguramente o mais moderno e equipado das regiões Norte e Nordeste.

O estádio tem capacidade para 45 mil pessoas alocadas, com sobrecarga de 10 mil pessoas. Ele é o único estádio vazado do país. Quer dizer que as aberturas nas laterais permitem uma ventilação que torna o espetáculo de assistir um jogo de futebol no estádio um verdadeiro prazer, ainda que a qualidade do jogo não ajude. Para que o torcedor não perca a conta do placar, são dois, eletrônicos, e controlados por computador, que trazem todas as informações da partida. O gramado é oficial FIFA número 2, que mede 105 x 68 metros, que é o formato oficial por exemplo, do Santiago Bernabeu, do Real Madrid, e do Cam Nou, do Barcelona.

Contam fontes intempestivas que o fiscal da FIFA, que é inglês e habituado aos estádios e jogos da Premier League, ficou boquiaberto quando entrou no Mangueirão, e não parava de balbuciar, estupefato de admiração: “Oh, my God!”. Bom sinal?

O projeto de adaptação do Mangueirão para a Copa 2015 não faz frente, financeiramente, aos mais de 6 bilhões do governo Braga. No entanto, é mais lúcido e factível, além de já ter o estádio. No caso do Vivaldão, o governo manoniquim pretende implodi-lo e criar outro em seu lugar. Pergunta-se: será um investimento bom para um Estado que não tem futebol sequer fraco ter um estádio de primeiro mundo?

O objetivo do projeto para a Copa 2014 no Mangueirão é criar uma arena multiuso para que não apenas o futebol seja beneficiado, mas todas as outras modalidades. O Mangueirão é um dos poucos estádios do país que possui todas as instalações e equipamentos necessários para a prática do atletismo, o que lhe garante a prevalência na região norte para sediar eventos do tipo.

O nome ‘Mangueirão’ vem das enormes mangueiras que existem ainda no terreno onde o estádio foi construído. A mais antiga mangueira da região fez com que o projeto de instalação do Detran local fosse mudado, a fim de que a árvore não fosse retirada de seu lugar de origem.

A TUNA LUSO BRASILEIRA

Maria José e Mara

Maria José e Mara

Ao visitar a sede da Tuna Luso Brasileira, clube tradicional do futebol paraense, esta coluna tentou compreender como um grande clube, de tradição, caiu em decadência a ponto de não conseguir se classificar para a segunda fase do Parazão 2009.

O clube impressiona pela sua estrutura. Um enorme complexo com quadras, campos, área de lazer, bar, salão de festas, campos auxiliares, e times completos em todas as categorias de base. Fomos recebidos pela alegre e acolhedora Mara, que é membro da ATAT (Associação de Torcedores e Amigos da Tuna), que nos falou do projeto da atual diretoria, recém empossada, de revolucionar o futebol profissional e recolocar o alviverde de volta na elite do futebol paraense. Segundo a companheira Maria José, que trabalha nas categorias de base há 11 anos, o time vai aproveitar a prata da casa, que é uma das melhores do Pará, e deve entrar com tudo no campeonato 2009. Resta torcer para que a equipe possa se reestruturar e voltar a brilhar nos campos do Pará. Se depender do empenho e vontade da nova diretoria, os torcedores podem ficar esperançosos.

RESENHA ESPORTIVA CHAGÃO: CLUBE DO REMO X VILA RICA/MARAJÓ

Remo VRica 13 por você.

Abriram-se as portas do estádio Mangueirão para que a equipe afinada deste ‘Chagão!’ pudesse acompanhar in loco o embate entre o Leão Azul do Baenão contra os também azuis e brancos da ilha de Marajó, o time do Vila Rica.

O Clube do Remo entrou em campo com camisetas azuis e calções brancos, enquanto o Vila Rica veio de camisas brancas e calções azuis-claros. Mas claro mesmo foi a pressão leonina no início da partida. Com nenhum dos dois times apresentando um meio-de-campo razoável, coube ao Remo, principalmente em escapadas pela ponta direita, e algumas jogadas individuais do camisa 10. No entanto, os espaços em campo sobravam, e os times apresentavam deficiência na organização tática e nos fundamentos. No entanto, na base da pressão, aos 9 do primeiro tempo, numa jogada aguda pela linha de fundo, a bola é cruzada e Bruno Oliveira chuta meio sem ângulo, mas conta com a precisão do chute e o azar do goleiro do Vila Rica, abrindo o placar para o Leão. Treme o Mangueirão, apesar de contar com pouco mais de 2 mil torcedores. No entanto, o time azulão resolve se defender, e deixa espaço para que o time marajoara passe a dominar a partida. Embora também peque pela falta de jogadas e pelo excessivo número de passes, o Vila Rica envolveu o Remo e perdeu várias chances de gol. O preciossismo de ambos os lados fazia com que os chutes da entrada da grande área fossem escassos. No entanto, aos 21 do primeiro tempo, Robinho aproveita bobeada da zaga leonina e empata a partida, que vai para o segundo tempo com o um a um. É tempo da equipe esportiva do ‘Chagão!’ ouvir os torcedores:

Eu vim para o campo hoje, porque este menino aqui é do Rio de Janeiro, é meu sobrinho. Ele queria conhecer o Mangueirão, eu trouxe ele aqui, mas por mim, eu não vinha para o campo não. Por que o time está horrível, eu estava aqui vendo o primeiro tempo, e é a primeira partida que eu vejo, mas é a terceira partida do time. A primeira perdeu de 5 a 1, dentro do próprio campo dele, que é lá no Baenão, aí ganhou a segunda partida, e agora um empate. Eu não sei não, se não tiver contratação, esses meninos não vão passar disso. Pelo que eu estou vendo, com um meio-de-campo que só dá bola errada… Como torcedor, estou vendo que eu não venho mais para o campo. Com esse time não vai. A não ser que haja contratações, jogadores experientes, por mais que sejam velhos mas, com uma meninada dessas que não sabe dar um passe certo, é para o torcedor ficar desacreditado. Quando o Remo está bem, eu venho em todo jogo. Mas neste ano, pode até ser que a diretoria faça uma contratação de peso, pra ajeitar esse time, senão… Olha, apesar de ser remista, eu creio que este ano o Paissandu esteja com um time mais estruturado. Por mais que também não tenha sido lá essas coisas em termos de contratações, mas para mim é um time que está mais organizado que os outros.”

Remo VRica 09 por você.

Aproveitamos para falar também com o pessoal da torcida organizada A.R.T.U.T.A, que existe há 23 anos, e prega o torcer sem violência. É deles o bloquinho carnavalesco que alegra a torcida leonina, e que, ao contrário da atual diretoria, não perde o ritmo quando o assunto é ajudar o time. Com lucidez, sem perder o amor ao clube, os torcedores afirmaram que o time precisa de reforços, e que é necessário paciência com alguns bons jogadores que são novos talentos.

E quando a bola rola no segundo tempo, as falas dos torcedores parecem virar previsões. Aos 9 minutos, Ró vira o placar a favor do Vila Rica. Daí, o time da ilha passa a se defender e sair perigosamente nos contra-ataques, puxados pela ponta-esquerda. No entanto, mais por incompetência do ataque e menos pela eficiência da defesa azul, os marajoaras não ampliaram o placar. Com a chuva que caía e o incentivo da torcida, o Remo foi para cima, aos trancos e barrancos, mas não conseguia uma jogada correta. Enquanto os meias não acertavam um passe, o lateral-esquerdo se dava melhor quando caía para a meia-esquerda. Ainda assim, era pouco. No entanto, na base da raça, Hellington invadiu a grande área e tocou na saída do goleiro do Vila, que viu a bola correr faceira para o gol, tocando de leve na trave. Dois a dois, placar final, e que ficou justo pelo futebol mediano e nivelado que as equipes apresentaram.

Remo VRica 12 por você.

o..CAMPEONATO PARAENSE 2009..o

Resultados da segunda e terceira rodadas:

[polldaddy poll=”1287218″]

Primeiro Turno – Taça Cidade de Belém

2a Rodada – 20 e 21/01

Castanhal 0 – 2 Paysandu

Vila Rica 1 – 0 Ananindeua

Time Negra 0 – 2 Remo

Águia 2 – 2 São Raimundo

.

3a Rodada – 24 e 25/01

Remo 2 – 2 Vila Rica

Ananindeua 3 – 0 Águia

Paysandu 4 – 1 Time Negra

Castanhal – São Raimundo (28/01)

Classificação*:

Paysandu – 9

São Raimundo – 4

Águia de Marabá – 4

Clube do Remo – 4

Ananindeua – 4

Castanhal – 1

Vila Rica – 4

Time Negra – 0

* – O campeão da Taça Cidade de Belém se classifica para a final.

CAMPEONATOS EUROPEUS

Ligue 1 Temporada 2008-2009: Próxima rodada em 31 de janeiro.

* * *

Bundesliga 2008-2009: Próxima rodada em 30 de janeiro.

* * *

Premier League 2008-2009: Próxima rodada em 28 de janeiro.

* * *

Liga Sagres 08/09: Rodada 15, os cinco primeiros são: FC Porto (31), Benfica e Sporting Lisboa (30), Leixões (27), Nacional (25). Resultados: Sporting Braga 0 – 2 FC Porto, Belenenses 0 – 0 Benfica, Nacional 1 – 1 Sporting.

* * *

La Liga BBVA Espanha 2008/2009: Rodada 20, os cinco primeiros são: Barcelona (53), Real Madrid (41), Sevilla (38), Villareal e Valência (34). Resultados: Barcelona 4 – 1 Numancia, Real Madrid 1 – 0 Deportivo, Sevilla 0 – 2 Racing Santander.

* * *

Série A Itália Calcio 2008/2009: Rodada 20, os cinco primeiros são: Internazionale (46), Juventus (43), Milan (40), Genoa (36), Roma (33). Resultados: Inter 1 – 0 Sampdoria, Juventus 1 – 0 Fiorentina, Bologna 1 – 4 Milan.

* * *

Eredivisie Holanda 2008/2009: Rodada 19, os cinco primeiros são: AZ Alkmaar (47), Ajax (41), FC Twente (40), SC Heerenveen (35), PSV Eindhoven (32). Resultados: Alkmaar 2 – 0 De Graafschap, Groningen 1 – 0 Ajax, Heracles 0 – 1 Twente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.