*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

0

Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

CHAGÃO PERGUNTA

O ‘Chagão!’ quer saber: Você sabe qual a origem do apelido da seleção brasileira, “canarinho”?

CONTA OUTRA, LEONOR!

Por que o futebol, a despeito da FIFA, dos seus resultados arranjados, da fábrica de lavar dinheiro e produzir lucros astronômicos, da sua mecanização do talento, da estupidificação de seus atores, da censura à inteligência de sua imprensa, continua incapturável em toda a sua dimensão? É porque o futebol não se reduz ao rolar da bola da adidas. Ele engendra em cada um de nós a possibilidade da realização estética da potência do existir. Se o homem só é plenamente homem quando joga, o é porque o jogo é o território onde os signos se dispõem de forma livre, e é livre também o movimento. As regras, claro, elas existem, mas são menos uma restrição à liberdade do jogar que uma expressão desta mesma liberdade. O jogo é a democracia, e como a democracia, existe ou não existe: não há possibilidade de simulá-lo ou sabotá-lo, não há meio-termo. Assim, como diante da economia de mercado, que brinca de crise em tempos de falsos estertores, cria-se uma economia que escapa aos dedos dos catedráticos do saber instituído e do fluxo do dinheiro na conta dos patrões de sempre, uma economia menor, também no futebol, ao menos como tentativa – sem sair, no entanto, dos mesmos signos – cria-se um futebol alternativo. Ainda que o alternativo se reduza admirar e valorizar aquilo que a imprensa oficial chama de segunda, terceira, quinta categoria, há de qualquer sorte uma ruptura. Enquanto o torcedor brasileiro do século XXI habitua-se a ver um derby entre a Internazionale de Milão e AC Milan como um jogo mais familiar e próximo de si do que uma partida do campeonato brasileiro, e se veja por aí tantas camisas do Manchester United quanto do Corinthians, há uma ruptura ao menos na certeza despótica da FIFA em ser o Norte do futebol. Não chega a ser um Evo Moralez, que sabe mais de futebol do que Juca Kfouri jamais soube ou saberá, mas o torcedor do chamado futebol alternativo (aquele que valoriza clubes mais locais, ligas mais “amadoras”) revoluciona apenas por acreditar num outro caminho, enquanto a maior parte acredita que o futebol só é verdade quando recende na telinha, na magia-simulacro da imagem em tempo real da Europa direto para a tevê LCD da mansão do Vieiralves, bairro de Manaus. Para conhecer um pouco mais sobre essa moçada porreta do Futebol Alternativo, conheça a comunidade deles no Orkut, clicando aqui.

CAMPEONATOS NACIONAIS

Oficialmente, o Grêmio perdeu a liderança que segurava desde a 14a rodada. Na prática, divide o bolo com o Palmeiras, que apenas empatou e perdeu a chance de ficar isolado. Duro mesmo foi ter perdido o primeiro lugar numa goleada para o arqui-rival, Inter, que junto com o Goiás, faz ótima campanha no segundo turno. Enquanto isso, o Flamengo trava batalha particular com Cruzeiro e São Paulo por uma vaga na Libertadores. Na ponta de baixo, Renato Gaúcho se encontra com Renato Gaúcho: Fluminense e Vasco se abraçam no fundo do poço. É a maldição do Eurico Miranda, que nem bem vestiu o pijama e já prepara o paletó para a próxima eleição. Kléber Pereira (Santos) fez um e continua isolado na artilharia, agora com 19 gols. Resultados:

27ª Rodada Série A – 27 e 28/09

Atlético/MG 0 – 0 Figueirense

Goiás 3 – 0 Vitória

Flamengo 2 – 1 Sport Recife

São Paulo 2 – 0 Cruzeiro

Ipatinga 3 – 1 Vasco

Náutico 0 – 0 Palmeiras

Coritiba 1 – 1 Atlético/PR

Santos 1 – 1 Portuguesa

Botafogo 1 – 1 Fluminense

Internacional 4 – 1 Grêmio

Classificação*

Palmeiras  –  50

Grêmio  –  50

Cruzeiro  –  46

Flamengo  –  46

São Paulo  –  46

Botafogo  –  43

Goiás  –  42

Internacional  –  42

Coritiba  – 41

Vitória  –  40

Sport Recife  –  39

Atlético/MG  –  34

Náutico  –  30

Santos  –  30

Figueirense  –  29

Atlético/PR  –  28

Portuguesa  –  27

Ipatinga  –  27

Vasco  –  26

Fluminense  –  26

* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.

* * *

Corinthians já fala como promovido, esquecendo-se que em três rodadas a sua vantagem pode desaparecer. Ou será que o alvi-negro sabe bem em que galinheiro se meteu? Pelas outras vagas, a briga continua bonita entre Avaí, Barueri, Santo André, Bragantino e Ponte Preta. Na zona da degola entraram Criciúma e Marília, e o América de Natal parece querer escapar. Na artilharia, Túlio Maravilha fez o gol solitário do Vila Nova contra o Fortaleza, e tem agora 21 gols. Confira os resultados:

28ª Rodada Série B – 26 e 27/09

Paraná Clube 3 – 1 Criciúma

Ponte Preta 2 – 2 Brasiliense

CRB 0 – 0 Santo André

Vila Nova 1 – 0 Fortaleza

Avaí 4 – 1 Bahia

Gama 2 – 1 Marília

América 2 – 0 Juventude

Ceará 3 – 1 ABC

São Caetano 2 – 2 Corinthians

Bragantino 0 – 2 Barueri

Classificação*

Corinthians  –  62

Vila Nova  –  51

Avaí  –  50

Barueri  –  48

Santo André  –  48

Bragantino  –  45

Ponte Preta  –  44

Ceará  –  40

Juventude  –  39

Bahia  –  39

São Caetano  –  37

Paraná Clube  –  33

ABC/RN  –  33

Gama  –  32

América/RN  –  31

Fortaleza  –  30

Criciúma  –  30

Marília  –  30

Brasiliense  –  28

CRB  –  18

* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.

* * *

Série C do Brasileirão: encerrada a terceira fase da terceirona, e definidos os representantes do Norte no octogonal final. O Papão foi à Arena da Floresta, mas foi devorado pelo Rio Branco, que venceu por 2 a 1 e eliminou os bicolores. Já em Marabá, o empate em 1 gol foi suficiente para a Águia levantar vôo e se garantir na final. Os outros seis times classificados foram: Confiança/SE, Campinense/PB, Atlético/GO, Duque de Caxias/RJ, Guarani/SP e Brasil de Pelotas/RS.

CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL

Apertura Argentino’ 08: Dois clasicos movimentaram a rodada do Argentino. No primeiro, o clássico de La Plata, Estudiantes e Gimnasia se deglariaram, e em boa partida de la Brujita Verón, os Pinchas venceram e subiram na tabela. No outro, millonarios e la academia fizeram jogão, com seis gols e muita emoção, mas não tirou nenhum dos times da ponta de baixo da tabela. Mas a surpresa da rodada se deu por conta de um colombiano: Jairo Castillo, na semana de aniversário de da fantástica goleada por 5 a 0 da Colômbia de Valderram em plenas terras portenhas, fez triplete e deixou o Boca desdentado. Na artilharia, José Sand, do Lanús, marcou um na vitória do time contra o Independiente, e tem 8 gols. Resultados:

08ª Fecha Apertura’08 – 26, 27 e 28/09

Tigre 1 – 0 Gimnasia Jujuy

Rosario Central 1 – 1 San Martín (T)

Colón 1 – 1 Huracán

San Lorenzo 2 – 0 Arsenal

Independiente 0 – 2 Lanús

River Plate 3 – 3 Racing

Estudiantes 3 – 1 Gimnasia La Plata

Banfield 2 – 2 Vélez

Godoy Cruz 4 – 1 Boca Jrs

Argentinos Jrs 0 – 4 Newell’s

Classificação

San Lorenzo  –  19

Tigre  –  17

Vélez Sarsfield  –  15

Boca Juniors  –  14

Newell’s Old Boys  –  14

San Martín (T)  –  13

Lanús  –  12

Colón  –  11

Godoy Cruz  –  10

Independiente  –  10

Arsenal  –  10

Gimnasia La Plata  –  09

Racing Club  –  09

Rosario Central  –  08

Estudiantes La Plata  –  08

River Plate  –  07

Banfield  –  07

Argentinos Juniors  –  07

Gimnasia Jujuy  –  07

Huracán  –  06

* * *

Apertura Uruguaio’ 08: O invicto Danubio perdeu, e o anti-invicto Wanderers ao menos empatou. O Nacional lidera, com 13 pontos, enquanto vê o arqui-rival, Peñarol, na parte de baixo da tabela . O goleador agora é Sergio Leal, do Danubio, com 4 gols. Resultados:

05ª Fecha Apertura’08 – 28 e 29/09

Tacuarembó 3 – 2 Danubio

Wanderers 0 – 0 River Plate

Cerro Largo 2 – 0 Nacional

Juventud 1 – 3 Central Español

Rampla Jrs 0 – 3 Cerro

Peñarol 0 – 0 Defensor Sporting

Racing 0 – 0 Liverpool

Villa Española 0 – 1 Bella Vista

Classificação

Nacional – 13

Danubio – 12

Cerro – 11

Liverpool – 11

Defensor Sporting – 08

River Plate – 08

Bella Vista – 07

Racing – 06

Tacuarembó – 06

Central Español – 06

Peñarol – 05

Rampla Jrs – 05

Villa Española – 03

Wanderers – 01

Juventud – 01

Cerro Largo FC – 01

CAMPEONATOS EUROPEUS

Ligue 1 Temporada 2008-2009: sétima jornada, e já são 5 pontos que separam o Lyon do segundo colocado. Os tricolores venceram o Nancy, por 2 a 1. O Toulouse chegou à vice-liderança vencendo o Valeciennes pela mínima, enquanto o Marseille caiu para o terceiro posto ao empatar em 1 gol com o Le Mans. Grenoble e Caen completam os cinco primeiros.

* * *

Bundesliga 2008-2009: o Hamburgo sobre três posições e assume a ponta do certame. O time venceu em casa por 1 a 0 o Borussia Monchengladbach. O Bayer Leverkusen vem em segundo, após vencer fora de casa por 3 a 2 o Bochum. O Schalke 04 caiu para terceiro, perdendo para o FC Koln, por 1 a 0. Dortmund e Werder Bremen completam os cinco.

* * *

Premier League 2008-2009: na sexta jornada, o Chelsea lidera, com o mesmo número de pontos do Liverpool. Os azuis ganharam do Stoke City por 2 a 0 fora de casa, enquanto o Liverpool fez o derby com o Everton, e ganhou com dois tentos de Fernando Torres. Em terceiro, o Aston Villa, que venceu o Sunderland por 2 a 1. O Arsenal, que tomou um toco em casa dos tigres do Hull City: 2 a 1, é o quarto, e o West Ham é o quinto.

* * *

Liga Sagres 08/09: derby entre Benfica e Sporting Lisboa na quarta rodada do Português. E as águias levaram a melhor, impondo a primeira derrota aos alvi-verdes, que continuam dividindo a liderança com o Nacional, que também perdeu, em casa, para o Estrela Amadora. Em terceiro, o Porto, que venceu por 2 a 0 o Paços de Ferreira . Benfica e Vitória de Setúbal completam os cinco primeiros.

* * *

Série A Itália Calcio 2008/2009: derby milanês-brasileiro é decidido pela dupla KA-RO, e a Inter cai para o terceiro posto. Em primeiro, a Lazio, que venceu por 3 a 1 o Torino. Em segundo, para alegria do Pelusa, o Napoli, que venceu o Bologna por 1 a 0. Udinese e Catânia completam.

* * *

La Liga Espanha 2008/2009: quinta jornada, e o Valência continua segurando a ponta, empatado em pontos com o Villareal. Os valencianos golearam por 4 a 2 o Deportivo, enquanto o Submarino Amarillo venceu o Sporting Gijón por 1 a 0. Em terceiro, o Madrid, que venceu o Betis por 2 a 1. Sevilla e Almería completam, e o destaque vai para o derby catalão, com muita confusão e erros de arbitragem, além de agressão de supostos torcedores do Barcelona a adeptos do Espanyol. Final, 2 a 1 para os blaugranas.

* * *

Eredivisie Holanda 2008/2009: em sua quarta jornada, o FC Gronigen mantém a liderança, após vencer o Feyenoord por 3 a 1. O PSV vem logo atrás, com uma vitória pela mínima contra o Volendam. O NAC Breda venceu o Heerenveen por 4 a 2 e abiscoitou o terceiro posto. FC Twente e ADO Den Haag completam os cinco.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.