*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
Θ CHAGÃO PERGUNTA: Não fosse os séculos de dominação econômica, e quem teria brilhado com a geração de Ruud Gulit, Frank Rijkaard e Edgard Davids seria o Suriname, e não a Holanda. E esses são apenas os mais conhecidos. O futebol laranja tem fortes ligações com suas ex-colônias de exploração econômica, mas ultimamente tem amarelado nos torneios internacionais. Agora, o ‘Chagão!’ quer saber: este centroavante italiano já jogou com a squadra azurra em eliminatórias de copa e em copas do mundo, mas não é de grande destaque. Atualmente, joga no leste europeu, em um time que foi sensação na primeira fase da última champions league. O detalhe deste jogador é que, além de goleador, ele é dono de um jornal na cidade em que nasceu, e comunista convicto, tendo tatuado a foice e o martelo no seu ombro. De que jogador estamos falando?
Θ OS MENINOS DE OURO DE LUXEMBURGO. Valdívia e Kléber, os dois pupilos de Luxemburgo, cada qual com sua trajetória, mostram ao torcedor atento qual é o entendimento do treinador sobre o futebol. O primeiro nunca mais apresentou o futebol belo e insinuante que trouxe do Chile. Nenhuma firula, nada de jogadas inesperadas ou lances geniais. O Sansão do Parque Antártica perdeu as forças graças à Dalila que comanda o time. Quando não fazia concessões, e era fiel ao seu futebol “para ser feliz”, o ex-cabeludo era de longe o melhor jogador em atividade no ex-país do futebol-arte, e a evidência era a perseguição em campo por parte dos cabeças-de-bagre e dos árbitros inimigos do belo futebol. Depois, enquadrado na tática militarista de Luxemburgo, o jogador não foi mais importunado pela mediocridade instituída. O diferente incomoda, o igual passa despercebido. Sem o sorriso no rosto e a alegria do futebol trôpego à Lá Maradona, el Mago guardou a cartola e aposentou a magia. Depois de perder a chance de jogar na Espanha, onde seu futebol-arte seria incentivado e desenvolvido, deve se transferir para a Alemanha, onde seu futebol deve ser, a não ser por milagre de São Garrincha, aposentado. Quem viu, viu, quem não viu não vai ver mais. Já Kleber é atualmente a menina-dos-olhos de Luxa, que o definiu como um exemplar do perfeito jogador moderno. Kleber tem se destacado no time, quase nada pelo talento futebolístico e sempre pela violência e truculência que exibe em campo. Se a imprensa européia chama o sãopaulino Hernanes de “o Pirlo brasileiro”, certamente Kléber é a versão braziniquim de Gattuso, aquele que entra em campo apenas para destruir, verdadeiro inimigo da Leonor. No último jogo do time, deixou as marcas da chuteira no peito do zagueiro tricolor André Dias, que percebeu no tipo físico do atacante alviverde o talento para as artes marciais. Com a perspicácia de um torturador, Kléber respondeu a André Dias que “futebol é isso aí”, e quem não gostar que vá dançar balé. Entendimento de futebol que certamente faz parte do IWL e seu doutores do futebol, já que na semana passada foi o próprio Luxemburgo quem elogiou os talentos para o pugilismo barato do meia palestrino. O Palmeiras de Luxemburgo vai anos-luz de distância da história de craques de refinamento ímpar que desfilaram pelos gramados com a camisa alviverde, e só os torcedores mais recentes, embrutecidos pelas últimas décadas de futebol pobre em técnica e rico em violência de todas as formas é capaz de vibrar com esse time. O ‘Chagão!’ prefere o verdão da Academia de Futebol., que o marketing alviverde tenta copiar pelo marketing. Em vão.
Θ BRASILEIRÃO 2008 SÉRIE A. Faltando três jogos para completar a décima-segunda rodada, houve mudanças na parte de cima da tabela. O truculento Palmeiras alcançou o grupo dos 4, se aproximando dos líderes. O rodada foi ruim não só para o bom futebol, mas também para os nordestinos, que perderam seus confrontos, à exceção do Sport, que apenas empatou com o Grêmio. Santos e Fluminense seguem na briga pela vaga na segundona, mas tem parada dura contra o Ipatinga, que de lá veio, e pra lá deve voltar. Cleiton Xavier (Figueirense) e Alex Mineiro (Palmeiras) são artilheiros, já que Marcinho Pontapé, do Flamengo, vai ganhar a vida em petrodólares. Ele que se meta a besta de chutar uma mulher por lá… Resultados:
12ª Rodada Série A – 16 e 17/07
Sport Recife 2 – 2 Grêmio
Botafogo 4 – 0 Ipatinga
Portuguesa 3 – 2 Náutico
Figueirense 3 – 0 Santos
Cruzeiro 1 – 0 Atlético/PR
Palmeiras 3 – 1 Fluminense
Vitória 1 – 3 São Paulo
Vasco – Goiás
Coritiba – Flamengo
Internacional – Atlético/MG
Classificação*
Flamengo – 26
Cruzeiro – 24
Grêmio – 22
Palmeiras – 21
Vitória – 20
São Paulo – 20
Figueirense – 19
Náutico – 17
Internacional – 15
Botafogo – 15
Sport Recife – 15
Portuguesa – 15
Vasco – 14
Coritiba – 14
Atlético/PR – 13
Atlético/MG – 12
Goiás – 10
Fluminense – 09
Santos – 08
Ipatinga – 07
* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.
Θ BRASILEIRÃO SÉRIE C. Boas notícias para a secretaria de finanças da prefeitura: não vai ser mais preciso liberar aquela verba para o Fast Clube se manter na terceirona. O time perdeu em pleno Vivaldão para o Luverdense/MT por 2 a 1 e está praticamente fora da disputa. Vai precisar vencer os dois jogos que tem fora de casa e torcer por uma combinação de resultados. Agora os manoniquins terão que concentrar as orações no time do Holanda, que joga contra o Cristal, do Amapá, neste domingo, e ainda está longe da degola. Nossos sinceros pêsames à família Mendonça…
esse é o futebol amaozonense.
4° DIVISÃO
Fazer oq? Se tá ruim pq naum piorar neh?
o jeito eh rir
hahahahahaha
Companheiro Solidário,
Enquanto continuarem os mesmos dirigentes e o mesmo (des)entendimento que há pelo menos duzentos anos impedem o futebol manoniquim de se desenvolver, continuará valendo a tua frase. Enquanto isso, noutras paragens, o futebol cresce e se desenvolve como vetor de afetos alegres, seja no campo do Roma, na Redenção, Compensa, João Paulo, Santa Luzia, Cidade de Deus, todos eles por enquanto a salvo dos Mendonças, dos Carmo Chaves, dos Valérios, e por aí vai…
Abraços!