TENSIONAMENTO
Washington negou vistos a executivos e assessores da Federação Iraniana de Futebol, prejudicando a logística da equipe
- SÃO PAULO (SP)
- REDAÇÃO BRASIL DE FATO
O governo dos Estados Unidos não emitiu vistos para toda a delegação oficial da seleção iraniana de futebol para a Copa do Mundo de 2026.
A agência de notícias Tasnim informou que as restrições governamentais afetaram diretamente altos funcionários da Federação Iraniana de Futebol (FFI) e seus representantes diplomáticos.
Esses obstáculos consulares representam um desafio direto à organização da seleção asiática a poucos dias do início da Copa do Mundo.
Entre os que não receberam vistos americanos estavam o secretário-geral da FFI, Hedayat Mombini, juntamente com o diretor executivo da seleção nacional, Mehdi Kharati, e o diretor de comunicação, Mohsen Motamedkia.
Organizações esportivas do Sul Global denunciaram essas ações burocráticas como violações dos princípios de neutralidade exigidos pela FIFA.
O embaixador dos EUA na Turquia, Tom Barrack, anunciou publicamente a aprovação dos vistos para a equipe de futebol, omitindo as negativas aplicadas à comissão técnica. Diante dessa exclusão parcial, os consulados em Teerã confirmaram que continuarão os esforços diplomáticos para resolver a situação da comissão técnica.
A seleção iraniana teve que reestruturar seus cronogramas de viagem devido a atrasos administrativos impostos por Washington. Após diversos pedidos da federação iraniana, a FIFA autorizou a transferência do centro de treinamento da seleção persa para a cidade de Tijuana, em território mexicano.
O plano original previa o treinamento do Irã em Tucson, Arizona, mas o aumento das tensões políticas e o conflito diplomático direto forçaram a mudança de local, para preservar a segurança dos atletas.
Calendário
O Irã está no Grupo G da Copa do Mundo e vai enfrentar as seleções da Nova Zelândia, Bélgica e Egito. As duas primeiras partidas da fase de grupos serão disputadas em Los Angeles, nos dias 15 e 21 de junho, e o jogo final da primeira fase será em Seattle, no dia 27.
com informações da Agência Tasnim e teleSur